CBF
STF restaura comando da CBF: Ednaldo Rodrigues reassumirá a presidência
Em um desdobramento recente e de grande significado para o futebol brasileiro, o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de uma liminar proferida pelo Ministro Gilmar Mendes, reestabeleceu nesta quinta-feira (04.01), Ednaldo Rodrigues no cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão reverte a suspensão do mandato de Rodrigues, que havia sido afastado desde o início de dezembro do ano passado.
A presidência de Ednaldo Rodrigues havia sido interrompida após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) suspender o acordo firmado entre a CBF e o Ministério Público, um pacto que foi crucial para a eleição de Rodrigues. A liminar concedida por Mendes anula, portanto, a eficácia da decisão do TJRJ.
Um dos argumentos-chave apresentados por Gilmar Mendes para fundamentar sua decisão foi a preocupação com as consequências das sanções da Fifa ao futebol brasileiro. De acordo com a liminar, a Fifa não reconhece a administração do interventor José Perdiz, que estava no comando da CBF desde o afastamento de Rodrigues. A entidade máxima do futebol alertou sobre o risco de impor penalidades ao Brasil, incluindo a suspensão da Seleção Brasileira e dos clubes nacionais de competições organizadas tanto pela Fifa quanto pela Conmebol.
“Essa advertência da Fifa colocou em xeque a participação brasileira em eventos internacionais de grande relevância, como as competições Conmebol e até a inscrição da Seleção no Torneio Pré-Olímpico para Paris 2024, caso esta fosse efetuada pelo interventor”, destaca o texto da liminar.
O alcance da liminar será mantido até que o plenário do STF analise o caso em profundidade, o que ainda não possui um calendário estabelecido.
A reviravolta judicial ocorreu após ação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF. O partido argumentou que a decisão do TJRJ violava a autonomia das entidades esportivas. Tanto a Procuradoria-Geral da República quanto a Advocacia-Geral da União já tinham se posicionado favoravelmente ao retorno de Rodrigues.
Com essa decisão, a CBF e o futebol brasileiro recebem um alívio significativo, evitando possíveis cenários de isolamento internacional, e Ednaldo Rodrigues, agora respaldado pela mais alta corte do país, volta ao comando da entidade máxima do futebol nacional.
CBF
Dorival Júnior projeta confronto contra o Paraguai
O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, projetou nesta quinta-feira (27) o confronto contra o Paraguai, adversário de sexta-feira (28), em Las Vegas. O treinador acredita no trabalho realizado pela equipe desde o final de maio para conseguir o resultado positivo no Allegiant Stadium. Na segunda-feira (24), o Brasil empatou com a Costa Rica, por 0 a 0, na estreia na Copa América.
“Agora é só ter tranquilidade, equilíbrio e confiança naquilo que se realiza. Se a cada partida gerarmos dúvidas em relação a tudo aquilo que está sendo feito, você acaba não saindo do lugar. Acho que eu estou nesse mundo aí já há algum tempo, com uma vivência suficiente, para poder entender tudo aquilo que se faz e aquilo que nós estamos fazendo. Para o bem da seleção brasileira”, disse o treinador, acrescentando que o time fez uma boa atuação na segunda-feira em Los Angeles.
Dorival Junior em treino pela Seleção Brasileira | Foto: Rafael Ribeiro/CBF
“Não podemos deixar de avaliar aquilo que foi, a entrega, a maneira como nos conduzimos, como nos comportamos, a forma como colocamos o nosso adversário no seu campo de defesa. Futebol passa por algumas etapas importantes onde você não as queime, porque com certeza ali na frente, de repente você possa pagar um preço alto”, completou.
Nesta quinta-feira, o Brasil realiza o último treino em Las Vegas antes da partida contra o Paraguai. O jogo será às 22h (horário de Brasília) e será transmitido pelo Grupo Globo nas diversas plataformas.
Dorival Junior chega no hotel em Las Vegas | Foto: Rafael Ribeiro/CBF
“Entendo que o resultado (na segunda-feira) não foi adequado e me responsabilizo, mas podem ter certeza que estamos conscientes de tudo que está acontecendo e da forma como vamos construir a nossa classificação”, afirmou.
“O que eu gostaria de colocar é que temos que tentar entender tudo o que vem acontecendo com a Seleção nos últimos tempos. É um momento de mudança, de transição, não se faz uma equipe de um dia para o outro, ainda que tenhamos aqui jogadores que já tenham tido uma vivência, uma experiência dentro da Seleção. Nós temos grandes jogadores nesse grupo, que têm que ter um tempo para encontrar uma maturação e, acima de tudo, um equilíbrio dentro da carreira que já se mostra brilhante para muitos deles. É um processo natural que vem acontecendo”, acrescentou.
-
Brasileirão Série A7 dias atrás
Cruzeiro é vaiado após empate com o Grêmio no Mineirão
-
Botafogo4 dias atrás
Botafogo conquista Libertadores de forma épica e entra para a história
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Bahia vence Cuiabá de virada e respira na reta final do Brasileirão
-
Brasileirão Série A3 dias atrás
Grêmio vence São Paulo e respira na luta contra o rebaixamento
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Corinthians vira para cima do Criciúma e cola no G8 do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Vasco busca empate heroico contra lanterna Atlético-GO, mas torcida protesta em São Januário
-
seleção brasileira3 dias atrás
Seleção Brasileira fecha 2024 com vitória sobre a Austrália
-
Bragantino3 dias atrás
Bragantino e Cruzeiro empatam e seguem com objetivos distantes no Brasileirão