copa sul-americana
Cruzeiro empata em sua estreia na Sul-Americana, na altitude de Quito
O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quinta-feira, e somou 1 ponto em seu primeiro compromisso na Copa Sul-Americana 2024. Em Quito, no Equador, o time celeste encarou uma altitude de 2.850 metros na partida contra a Universidad Católica. Os atletas cruzeirenses suportaram bem os obstáculos gerados por esse cenário, todavia o jogo encerrou-se com o placar zerado.
A partida no estádio Olímpico Atahualpa começou com o Cruzeiro mostrando personalidade. O time celeste se adaptou bem ao fator altitude e buscou propor as ações nos primeiros minutos. O Cabuloso construiu duas boas chances, a primeira em chute de William de fora da área e a segunda em finalização de José Cifuentes, da entrada da área, que acabou indo para fora.
A Universidad Católica só chegou com mais perigo já aos 29 minutos, quando conseguiu um cabeceio frontal após um cruzamento vindo do lado esquerdo. Nos minutos seguintes, a Católica passou a ameaçar mais e conseguiu acertar a trave após uma rebatida da defesa celeste dentro da área.
O primeiro tempo seguiu equilibrado até o fim, e as equipes desceram para o intervalo com o placar zerado. Já na segunda etapa, a Universidad Católica teve a melhor chance da partida logo aos 3 minutos. Após um erro de passe da retaguarda celeste, o ataque da equipe equatoriana conseguiu construir rapidamente, e o atleta Cifuente chutou forte de fora da área; Rafael Cabral fez espetacular defesa e viu a bola ainda tocar no travessão para não entrar.
Nos minutos seguintes, o Cruzeiro cresceu de produção e chegou bem em oportunidades finalizadas por José Cifuentes e Álvaro Barreal. Na sequência da etapa, ambas as equipes tentaram criar chances claras, mas as tentativas não foram eficazes. O técnico Nicolás Larcamón promoveu quatro substituições, dando novo fôlego ao time celeste.
Na reta final, com os efeitos da altitude mais impactantes nos atletas, o Cruzeiro viu o ritmo do jogo diminuir e, assim, garantiu ao menos o ponto fora de casa.
Com o empate, o Cruzeiro soma seu primeiro ponto e mira a primeira partida dentro de casa, na próxima quinta-feira, pela Sul-Americana. O adversário será o Alianza (COL) no Mineirão. Antes disso, porém, o Cabuloso joga uma decisão neste domingo. Às 15h30, também no Mineirão, o Cruzeiro encara o rival Atlético-MG na finalíssima do Campeonato Mineiro.
FICHA TÉCNICA
Universidad Católica (EQU) 0x0 CRUZEIRO
MOTIVO: Conmebol Sudamericana – Grupo B – Rodada 1
DATA: 04/04/2024
LOCAL: Olímpico Atahualpa, em Quito, Equador
ÁRBITRO: Angel Arteaga (CONMEBOL/VEN).
ASSISTENTES: Lubin Torrealba (CONMEBOL/VEN) e Alberto Ponte (CONMEBOL/VEN).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Juan Lopez (CONMEBOL/PAR).
CARTÕES AMARELOS: Zé Ivaldo (Cruzeiro) / Facundo Martínez (Universidad Católica).
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo (João Marcelo), Neris e Lucas Villalba; William, Filipe Machado, José Cifuentes, Ramiro (Lucas Romero) e Mateus Vital (Matheus Pereira); Álvaro Barreal (Marlon) e Rafael Elias (Rafa Silva). Técnico: Nicolás Larcamón
UNIVERSIDAD CATÓLICA (EQU): Rafa Romo; Gregori Anangonó, Fausto Grillo, Gustavo Valecilla e Layan Loor; Facundo Martínez (Mauro Díaz), Kevin Minda e Luciano Nieto; Kevin Quevedo (Aron Rodríguez), Ismael Díaz e Jhon Jairo Cifuente (José Fajardo). Técnico: Jorge Célico
copa sul-americana
Sonho continental adiado: Cruzeiro perde final da Sul-Americana para o Racing
O sonho do Cruzeiro de conquistar a Copa Sul-Americana foi interrompido neste sábado (28) no estádio General Pablo Rojas, em Assunção. A equipe mineira foi derrotada pelo Racing por 3 a 1, ampliando o jejum de títulos continentais que perdura desde a Recopa Sul-Americana de 1998.
A partida começou tumultuada. Logo aos dois minutos, o Racing teve um gol anulado pelo VAR por impedimento. O lance, no entanto, prenunciava o domínio argentino. Aos 16 minutos, Martirena, em um chute que encobriu o goleiro Cássio, abriu o placar com um golaço. A situação se complicou ainda mais para o Cruzeiro três minutos depois, quando Martínez aproveitou falha da defesa e ampliou a vantagem.
Nervoso e apático em campo, o Cruzeiro pouco produziu na primeira etapa. A melhor chance veio aos 45 minutos, com Villalba, em um voleio defendido por Arias após desvio de Kaio Jorge. O técnico Fernando Diniz tentou mudar o panorama da partida ainda no primeiro tempo, substituindo Walace por Lucas Silva aos 30 minutos.
O Cruzeiro voltou do intervalo com outra postura. Aos sete minutos, Kaio Jorge, no rebote de uma defesa de Arias, diminuiu o placar e reacendeu a esperança da torcida cruzeirense. A equipe mineira pressionou em busca do empate, com Matheus Pereira quase marcando no minuto seguinte.
Diniz promoveu mais três alterações na segunda etapa, colocando Lautaro Díaz, Barreal e Kaique Kenji em campo. Apesar do domínio da posse de bola e de criar algumas oportunidades, como um chute de longa distância de Barreal, o Cruzeiro não conseguiu furar a defesa argentina. Nos acréscimos, em contra-ataque fulminante, Roger Martínez sacramentou a vitória do Racing, dando números finais à partida.
Com a derrota, o Cruzeiro adia o sonho de um título internacional e volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. A equipe mineira enfrenta o Grêmio na próxima quarta-feira (1º de novembro), pela 35ª rodada da Série A, buscando se recuperar do revés e focar na reta final da competição nacional.
FICHA TÉCNICA
RACING-ARG 3 X 1 CRUZEIRO-BRA
Local: General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai
Data: 23/11/2024
Hora: 17 horas
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán e Carlos Barreiro (URU)
Cartões amarelos: Nardoni, García e Di Cesare (Racing) / Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira (Cruzeiro)
GOLS: Martirena, aos 16′ do 1º tempo, Martínez, aos 19′ do 1º tempo, e Roger Martínez, aos 49′ do 2º tempo (RACING) –
Kaio Jorge, aos 7’do 2º tempo (CRUZEIRO).
RACING: Arias; Di Césare, Sosa, García Basso e Martirena; Nardoni, Almendra (Zuculini), Rojas e Quintero (Ferreyra); Salas e Martínez (Roger Martínez). Técnico: Gustavo costas
CRUZEIRO: Cássio; William, Villalba, João Marcelo e Marlon (Kaique Kenji); Walace (Lucas Silva), Romero (Barreal), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Verón (Lautaro Díaz) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Cruzeiro é vaiado após empate com o Grêmio no Mineirão
-
Botafogo3 dias atrás
Botafogo conquista Libertadores de forma épica e entra para a história
-
Brasileirão Série A3 dias atrás
Bahia vence Cuiabá de virada e respira na reta final do Brasileirão
-
Brasileirão Série A2 dias atrás
Grêmio vence São Paulo e respira na luta contra o rebaixamento
-
Brasileirão Série A3 dias atrás
Corinthians vira para cima do Criciúma e cola no G8 do Brasileirão
-
Brasileirão Série A3 dias atrás
Vasco busca empate heroico contra lanterna Atlético-GO, mas torcida protesta em São Januário
-
seleção brasileira2 dias atrás
Seleção Brasileira fecha 2024 com vitória sobre a Austrália
-
Bragantino2 dias atrás
Bragantino e Cruzeiro empatam e seguem com objetivos distantes no Brasileirão