Pesquisar
Close this search box.

TIMES DA SÉRIE A

BRASILEIRÃO 2025

Sport

Thiago Neves assume posto de liderança no Sport

Contra Ceará, meia-atacante carregou braçadeira que estava desde a quinta rodada do Brasileirão com o lateral-direito Patric, suspenso na última partida

Publicados

em

Quase dois meses após chegar ao Sport, Thiago Neves conquista seu espaço entre as lideranças na Ilha do Retiro. No empate com o Ceará, no último domingo, o meia-atacante carregou a braçadeira de capitão pela primeira vez na temporada, assumindo o posto que é de Patric desde a quinta rodada da Série A – o lateral estava suspenso. Após 42 jogos em 2020, oito atletas passaram pela posição no time titular.

Patric vinha como responsável pela liderança da equipe por 15 partidas consecutivas, até a última rodada. Sem o lateral-direito em campo e mesmo com Sander titular – que tem 11 jogos como capitão -, coube a Thiago Neves a função. Um caminho que pode ser visto como natural para o atleta, que chegou ao Rubro-negro, na metade de setembro, para se tornar referência.

Principal contratação do clube em 2020, o meia disputou nove partidas, marcou dois gols e concedeu duas assistências. Ainda não teve um confronto de grande exibição, mas tem feito a diferença no setor ofensivo.

Nos bastidores, por outro lado, conquistou rapidamente os atletas e Jair Ventura. Nos treinamentos e até mesmo nos momentos de folga, tem sido o braço direito de Patric – capitão pelo maior número de jogos do Sport até aqui. Cenário que não existe à toa. Afinal, Thiago Neves costuma demonstrar características de liderança desde a primeira vez no Fluminense, em 2007 e 2008.

Willian Farias e os antecessores…

Além da dupla, o volante Willian Farias foi o único a aparecer como capitão do Sport nesta Série A. Ele vinha como dono do posto desde a estreia, contra o Ceará, e só saiu quando deixou o Leão para assinar com um clube dos Emirados Árabes.

Foram 10 partidas com a braçadeira, mas que fazem do atleta o terceiro que mais a utilizou no ano, atrás de Sander. O lateral-esquerdo tem 11, sendo um deles na Copa do Brasil, mas não permaneceu no posto para o Brasileirão.

Durante o início da temporada, outros quatro nomes rodaram pela posição. Caso de Hernane Brocador, e dos zagueiros Adryelson, Rafael Thyere e Cleberson – que não está mais no clube. Mas foram partidas que tiveram um Rubro-negro mesclado em campo. Quando Thyere foi capitão, por exemplo, Willian Farias estava no banco e Sander cumpria suspensão.

Isso porque, no início da temporada, o Sport optou por revezar as escalações. Na época, sob planejamento da diretoria e do então técnico Guto Ferreira, que terminou demitido após a queda na Copa do Brasil.

Os capitães do Sport titular em 2020

  1. Patric – 15 partidas – Athletico, Atlético-MG, Bragantino, Internacional, Botafogo, Flamengo, Bahia, Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Coritiba e São Paulo (todas na Série A)
  2. Sander – 11 partidas – Petrolina (Pernambucano), Ceará e Santa Cruz (Copa do Nordeste), Afogados e Salgueiro (Pernambucano), Brusque (Copa do Brasil), Imperatriz, Vitória, CSA e América-RN (Copa do Nordeste), e Náutico, na estreia do Pernambucano
  3. Willian Farias – 10 partidas – Santos, Atlético-GO, Vasco, Ceará (na Série A), Decisão, Vitória-PE (Pernambucano), Fortaleza, Confiança (Copa do Nordeste), Santa Cruz e Petrolina (Pernambucano)
  4. Cleberson – 2 partidas – Retrô e Vitória-PE (Pernambucano)
  5. Thiago Neves – 1 partida – Ceará (na Série A)
  6. Hernane Brocador – 1 partida – Decisão (Pernambucano)
  7. Rafael Thyere – 1 partida – Náutico (Copa do Nordeste)
  8. Adryelson – 1 partida – Central (Pernambucano)

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Brasileirão Série A

Sport surpreende Grêmio e conquista a primeira vitória no Brasileirão

Publicados

em

Em um confronto pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio foi surpreendido em sua própria casa, a Arena do Grêmio, e sofreu uma derrota por 1 a 0 para o Sport. O gol decisivo foi anotado por Matheusinho, consolidando a primeira vitória do Leão da Ilha nesta edição da competição.

Com o revés, o Tricolor Gaúcho manteve-se com os mesmos 20 pontos e caiu para a 15ª posição na tabela, sendo ultrapassado pelo Santos, que venceu o Cruzeiro na rodada. A situação acende um alerta na equipe gremista, que vê a zona de rebaixamento se aproximar.

Para o Sport, a vitória representa um alívio e um respiro na luta contra o descenso. Apesar dos três pontos somados, totalizando agora nove, a equipe pernambucana segue na lanterna, mas com um novo ânimo para a sequência do torneio.

O gol que definiu a partida saiu aos cinco minutos do segundo tempo. Em um rápido contra-ataque, Léo Pereira fez um cruzamento rasteiro e preciso para Matheusinho, que teve apenas o trabalho de completar para as redes, garantindo a festa rubro-negra.

Próximos desafios

O Grêmio terá a chance de se recuperar no próximo domingo, dia 17, quando visitará o Atlético-MG pela 20ª rodada do Brasileirão. A bola rolará às 16h (de Brasília) na Arena MRV. Já o Sport buscará embalar a segunda vitória consecutiva no sábado, dia 16, recebendo o São Paulo na Ilha do Retiro, em jogo agendado para às 18h30.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 0 X 1 SPORT

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 10/08/2025
Horário: às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Raphael Carlos de Almeida (RJ)
VAR: Ilbert Estevam (SP)
Cartões Amarelos: Alysson e Martin Braithwaite (Grêmio)
Gol: Matheusinho, aos 5′ do 2ºT (Sport)

Grêmio: Tiago Volpi; Camilo Reijers (Villasanti), Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi (Amuzu) e Edenílson (Aravena) Cristian Olivera (Carlos Vinícius), Alysson e Riquelme (Cristaldo); Martin Braithwaite. Técnico: Mano Menezes

Sport: Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon e Igor Aquino; Zé Lucas (João Silva), Christian Rivera e Lucas Lima; Matheusinho (Pedro Augusto), Léo Pereira (Chrystian Barletta) e Derick Lacerda (Pablo). Técnico: Daniel Paulista

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FLAMENGO

CORINTHIANS

SÃO PAULO

PALMEIRAS

MAIS LIDAS DA SEMANA