Botafogo -SP
Após boa estreia, Raniele e diz confiar na recuperação do Botafogo – SP
Principal novidade da equipe botafoguense na vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1, o volante Raniele, de 23 anos, afirmou que não esperava começar o jogo como titular.
Ele chegou a Ribeirão Preto no início da tarde da última segunda-feira. Menos de 30 horas depois, já fez sua estreia e atuou improvisado na lateral direita.
“Estava disputando a Série C até sábado e três dias depois jogando a Série B. Porém, me preparei psicologicamente desde o momento em que o Moacir Júnior entrou em contato comigo na semana passada. Consegui chegar, me ambientar com o grupo e fiz uma boa estreia”, disse Raniele, que foi elogiado pelo treinador.
“Já tinha trabalhado com o Moacir em outras duas oportunidades. Ele me falou do projeto e da qualidade do grupo. Prontamente abracei a ideia e aceitei a proposta. Felizmente, conseguimos a vitória na estreia”, acrescentou o volante, que também se colocou à disposição para jogar de zagueiro, segundo volante ou até mesmo continuar na lateral direita.
Na entrevista, Raniele afirmou que estava acompanhando os jogos do Tricolor e disse acreditar na recuperação do clube na competição.
“O Botafogo perdeu muitos jogos no detalhe. Por isso, acredito muito na recuperação deste time. Temos grandes chances de sair da zona de rebaixamento. A força e a qualidade do nosso grupo vão tirar a equipe desta situação”, completou.
Botafogo -SP
Palmeiras tropeça diante do Botafogo-SP e perde chance da liderança no Paulistão
Em um confronto pela sexta rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras foi surpreendido e derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo-SP na noite deste domingo, na Arena NicNet. O revés custou ao Alviverde a oportunidade de assumir a liderança isolada do Estadual, enquanto a equipe de Ribeirão Preto celebrou um resultado fundamental em sua busca por uma vaga na fase de classificação. O único gol da partida foi anotado por Leandro Maciel.
A equipe de Abel Ferreira, que optou por escalar um time reserva pensando na sequência da temporada, não conseguiu superar a resistência do Pantera, mesmo atuando com um jogador a mais por boa parte do segundo tempo. A expulsão de Vilar, do Botafogo-SP, aos 18 minutos da etapa final, parecia abrir caminho para o empate palmeirense, mas a defesa do time da casa se manteve firme.
Com a derrota, o Palmeiras estaciona nos 12 pontos e permanece na segunda colocação, somando agora quatro vitórias e duas derrotas na competição. Já o Botafogo-SP, com a vitória, ascende à oitava posição na tabela, alcançando oito pontos e entrando na zona de classificação para a próxima fase.
O jogo
A partida começou com ritmo acelerado e chances para ambos os lados. Nos primeiros minutos, Kelvin, pelo Botafogo, e Luighi, pelo Palmeiras, arriscaram, mas sem sucesso. Aos 13 minutos, Kelvin obrigou Marcelo Lomba a fazer uma boa defesa em chute de fora da área. Pouco depois, Leandro Maciel também testou o goleiro palmeirense, que conseguiu desviar com o pé. O Pantera ainda teve um contra-ataque perigoso com Hygor, que finalizou para fora. Um lance de possível pênalti em Giay chegou a ser revisado pelo VAR, mas a arbitragem manteve a decisão de campo e não assinalou a infração.
Aos 30, Patrick Brey, após cruzamento de Gabriel Inocêncio, finalizou e parou novamente em Lomba. O Botafogo-SP continuou pressionando em cobranças de escanteio, com Leandro Maciel e Rafael Gava levando perigo. O Palmeiras só conseguiu criar uma nova oportunidade aos 43, com Larson, que não alcançou o goleiro, e Victor Souza defendeu um cabeceio de Benedetti.
Segundo tempo
O Botafogo-SP abriu o placar logo aos cinco minutos da etapa final. Após a defesa palmeirense afastar uma cobrança de falta, Leandro Maciel pegou a sobra na entrada da área e soltou uma bomba no canto de Marcelo Lomba, sem chances para o goleiro. O Palmeiras tentou reagir, e aos 11, Riquelme cobrou um escanteio fechado que Victor Souza defendeu, e Luighi, no rebote, também parou no goleiro.
Aos 17, o Alviverde chegou a comemorar o empate com Vitor Roque, que balançou as redes após escorada de Giay. Contudo, o gol foi anulado por impedimento de Giay, conforme revisão do VAR. Pouco depois, as esperanças palmeirenses se acenderam quando Vilar, do Botafogo-SP, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time da casa com dez jogadores.
Mesmo com a superioridade numérica, o Palmeiras encontrou dificuldades para furar a defesa adversária. Allan teve uma grande chance de empatar aos 23, roubando a bola após um lançamento de Fuchs, mas caiu na dividida antes de finalizar. O lance também foi revisado pelo VAR, que não apontou infração. Allan ainda arriscou um chute que desviou em Vitor Roque e passou perto da trave de Victor Souza.
Próximos compromissos:
Botafogo-SP volta a campo no próximo sábado, 7 de fevereiro de 2026, para enfrentar o Guarani no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, às 18h30 (de Brasília), pela 7ª rodada do Campeonato Paulista.
Palmeiras, mesmo com a derrota, direciona seu foco para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Vitória na Arena Crefisa Barueri, em Barueri, na quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, às 21h30 (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP 1 X 0 PALMEIRAS
Competição: Campeonato Paulista (6ª rodada)
Data: 1º de fevereiro de 2026 (domingo)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Arena NicNet, Ribeirão Preto (SP)
Arbitragem:
- Árbitra: Marianna Nanni Batalha
- Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Enderson Emanoel Turbiani da Silva
- VAR: Marcio Henrique de Gois
Gols:
- Botafogo-SP: Leandro Maciel, aos 5′ do 2º Tempo.
Cartões Amarelos:
- Botafogo-SP: Matheus Sales, Hygor, Leandro Maciel, Gabriel Inocêncio, Vilar e Maranhão
- Palmeiras: Larson e Sosa
Cartões Vermelhos:
- Botafogo-SP: Vilar
Escalações:
BOTAFOGO-SP: Victor Souza; Gabriel Inocêncio, Ericson, Vilar e Patrick Brey; Leandro Maciel, Matheus Sales (Morelli), Rafael Gava (Márcio Maranhão) e Jefferson Nem (Jonathan); Hygor (Queirós) e Kelvin (Carlos Eduardo).Técnico: Cláudio Tencati
PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Giay, Bruno Fuchs, Benedetti (Flaco López) e Jefté; Larson (Andreas Pereira), Emiliano Martínez e Erick Belé (Marlon Freitas); Vitor Roque, Luighi (Allan) e Riquelme Fillipi (Ramón Sosa). Técnico: Abel Ferreira
-
Atlético-MG5 dias atrásAtlético-MG vence o Mirassol e sobe na tabela do Brasileirão
-
Botafogo4 dias atrásBotafogo vence o Corinthians, que volta à zona de rebaixamento do Brasileiro
-
Brasileirão Série A5 dias atrásInter atropela o Vasco e soma sétimo jogo sem derrota no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásFluminense vence o São Paulo e encosta na vice-liderança do Brasileiro
-
Brasileirão Série A5 dias atrásPalmeiras empata com o Cruzeiro e chega ao terceiro jogo sem vencer no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásSantos é goleado pelo Coritiba e se aproxima da zona de rebaixamento
-
Bahia4 dias atrásBahia empata com o Grêmio e amplia sequência sem vitórias no Brasileirão
-
Fluminense2 dias atrásFluminense vence o Bolívar por 2 a 1 e continua na briga por vaga na Libertadores