futebol
Janela de transferências complica situação de times da Série B

A primeira janela de transferências do futebol brasileiro de 2023 se encerra no próximo dia 4 de abril e isso pode complicar a situação das equipes que foram bem na série B.
A “Janela”, determinada pela CBF a partir de 5 de abril os jogadores livres no mercado podem ser contratados até a reabertura, entre 3 de julho e 2 de agosto.
O problema é que alguns times, como o Água Santa de Diadema (SP) que se classificou para a final contra o Palmeiras, mas pode ficar sem elenco para o segundo jogo da final que será no dia 9, ou seja, 5 dias depois do encerramento dos contratos.
Como a equipe não disputa outros campeonatos, pela lógica, o elenco estaria livre para ir jogar em outros times (e alguns já atétêm novos contratos), desfalcando a equipe que enfrentou e venceu o Bragantino na segunda-feria (20.03), e conquistou a vaga contra o Palmeiras, na final do Paulistão 2023
A princípio, o jogo de ida da final do Paulistão acontece no dia 2 de abril, com mando do Água Santa, em local ainda não definido. Contra o Bragantino, o time mandou na Vila Belmiro, em Santos. Nesta primeira partida da decisão, o time de Diadema ainda contaria com os atletas. Carpini confirmou que gostaria de atuar novamente em Santos.
“Como não é possível jogar na nossa casa, por questões do regulamento da competição, gostaria de jogar a final na Vila Belmiro. Por uma identidade do Santos e dessa casa, de jogar bem e bonito. Particularmente, eu gosto. Se depender de mim, será aqui de novo”, afirmou ainda em Santos após a classificação para a final.
OPERÁRIO – Situação semelhante é enfrentada em Mato Grosso, pelo Operário de Várzea Grande. O artilheiro do campeonato, Daniel está negociando com o Cuiabá, se o Operário for pra final que também é dia 8, o melhor jogador não joga.


futebol
Ousmane Dembélé conquista Bola de Ouro; Raphinha fica em 5º

O atacante francês Ousmane Dembélé, de 28 anos, foi coroado o melhor jogador do mundo na temporada 2024/2025, recebendo a prestigiosa Bola de Ouro em uma cerimônia da revista France Football realizada nesta segunda-feira (22), no Théâtre du Châtelet, em Paris. Esta é a primeira vez que o craque do Paris Saint-Germain levanta o cobiçado troféu, marcando o ápice de uma temporada espetacular.
A vitória de Dembélé destaca-se ainda mais ao reforçar o longo período sem um atleta brasileiro no topo do futebol mundial. A última vez que um jogador do Brasil conquistou a Bola de Ouro foi em 2007, com Kaká, há 18 anos. Antes dele, ícones como Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005) já haviam sido laureados.
Emocionado, Dembélé expressou sua gratidão e surpresa ao receber a honraria. “Que noite excepcional que estou vivendo. Realmente estou sem palavras. Foi uma temporada fantástica com o PSG. Aconteceram inúmeras coisas durante a minha carreira. Estou bem nervoso. Só de pensar que esse troféu ia ser entregue pelo Ronaldinho, uma lenda do futebol, me deixa sem palavras. Tenho muito orgulho de tudo o que eu fiz e já alcancei durante a minha carreira”, declarou o camisa 10.
A temporada de Dembélé com o Paris Saint-Germain foi histórica. Ele foi a peça chave na conquista inédita da Liga dos Campeões pelo clube, sendo eleito o melhor jogador da competição após a goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão na final. Além do título europeu, o craque francês também celebrou as vitórias no Campeonato Francês e na Copa da França, consolidando uma tríplice coroa.
Raphinha surpreende no Top 5; Yamal Brilha em segundo lugar
Uma das grandes surpresas da premiação foi o quinto lugar do atacante brasileiro Raphinha. O jogador do Barcelona teve um ano impressionante, com 34 gols e 24 assistências em 57 partidas, contribuindo para as conquistas da LaLiga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Na Liga dos Campeões, Raphinha foi artilheiro com 13 gols e líder em assistências com nove, mas sua equipe foi eliminada nas semifinais pela Inter de Milão. Pela seleção brasileira, contudo, seu desempenho na Copa América ficou abaixo do esperado, com a eliminação nas quartas de final.
A segunda colocação ficou com o prodígio Lamine Yamal, de apenas 18 anos. O espanhol também foi reconhecido com o Troféu Kopa, concedido ao melhor jogador sub-21 do mundo. Em 55 jogos, Yamal acumulou 18 gols e 25 assistências, participando ativamente das vitórias do Barcelona na LaLiga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha.
Confira o Top 10 da Bola de Ouro 2025: 1º Ousmane Dembélé 2º Lamine Yamal 3º Vitinha 4º Mohamed Salah 5º Raphinha 6º Achraf Hakimi 7º Kylian Mbappé 8º Cole Palmer 9º Gianluigi Donnarumma 10º Nuno Mendes
Outros destaques de gala
A cerimônia também premiou outros talentos e iniciativas do futebol. O Troféu Gerd Müller, que condecora o maior artilheiro da temporada, foi para Viktor Gyökeres. O sueco do Sporting balançou as redes 54 vezes e distribuiu 13 assistências em 52 jogos, sendo campeão do Campeonato Português e da Taça de Portugal. No futebol feminino, Ewa Pajor, do Barcelona, destacou-se com 42 gols e 14 assistências em 46 partidas.
O Prêmio Sócrates, que reconhece ações humanitárias e sociais, foi entregue à Fundação Xana, nomeada em homenagem à falecida filha de Luis Enrique, técnico do PSG. A fundação oferece apoio emocional, físico e financeiro a crianças e jovens em tratamento de doenças graves e suas famílias, promovendo dignidade durante períodos difíceis.
Outras premiações do futebol masculino:
- Troféu Kopa masculino: Lamine Yamal
- Troféu Johan Cruyff masculino: Luis Enrique
- Troféu Yashin masculino: Gianluigi Donnarumma
- Clube do ano masculino: Paris Saint-Germain
Confira o Top 30 da Bola de Ouro 2025:
- 1º- Dembélé (PSG e França)
- 2º – Yamal (Barcelona e Espanha)
- 3º- Vitinha (PSG e Portugal)
- 4º- Salah (Liverpool e Egito)
- 5º- Raphinha (Barcelona e Brasil)
- 6º- Hakimi (PSG e Marrocos)
- 7º- Mbappé (Real Madrid e França)
- 8º- Palmer (Chelsea e Inglaterra)
- 9º- Donnarumma (PSG e Itália)
- 10º- Nuno Mendes (PSG e Portugal)
- 11º – Pedri (Barcelona e Espanha)
- 12º – Kvaratskhelia (PSG e Geórgia)
- 13º – Kane (Bayern de Munique e Inglaterra)
- 14º – Doué (PSG e França)
- 15º – Gyökeres (Sporting/Arsenal e Suécia)
- 16º – Vini Jr (Real Madrid e Brasil)
- 17º – Lewandowski (Barcelona e Polônia)
- 18º – McTominay (Napoli e Escócia)
- 19º – João Neves (PSG e Portugal)
- 20º – Lautaro Martínez (Inter de Milão e Argentina)
- 21º – Guirassy (Borussia Dortmund e Guiné)
- 22º – Mac Allister (Liverpool e Argentina)
- 23º – Bellingham (Real Madrid e Inglaterra)
- 24º – Fabián Ruíz (PSG e Espanha)
- 25º – Dumfries (Inter de Milão e Holanda)
- 26º – Haaland (Manchester City e Noruega)
- 27º – Rice (Arsenal e Inglaterra)
- 28º – Van Djik (Liverpool e Holanda)
- 29º – Wirtz (Bayer Leverkusen/Liverpool e Alemanha)
- 30º – Olise (Bayern de Munique e França)
-
Brasileirão Série A7 dias atrás
São Paulo supera adversidade, vence Fortaleza fora de casa e quebra jejum no Brasileirão
-
Brasileirão Série A7 dias atrás
Flamengo empata sem gols com o Cruzeiro no Maracanã e vê vantagem na liderança diminuir
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Virada heroica: Palmeiras bate São Paulo por 3 a 2 no Morumbis
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Corinthians vence Mirassol por 3 a 0 na Neo Química Arena
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Vasco vence Vitória por 4 a 3 em São Januário e ganha fôlego no Brasileirão
-
Brasileirão Série B7 dias atrás
Cuiabá cede empate fora e perde chance de encostar no G4
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Flamengo perde para o Bahia e deixa a liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Ceará vence Santos por 3 a 0 e agrava crise alvinegra no Brasileirão