Brasileirão Sub-17
Cuiabá visita o Flamengo na estreia do Brasileiro Sub-17
A quarta-feira será de estreia para o time juvenil do Cuiabá. O Dourado encara o Flamengo, na Gávea, pela primeira rodada do Grupo A do Brasileirão Sub-17. A partida está marcada para às 14h (de MT), e terá transmissão pelo Youtube da FLA TV.
Comandada pelo técnico Muriel Fernandes, a equipe sub-17 do Cuiabá embarcou para o Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira – antes, o time finalizou a preparação para a estreia com um treino tático ainda em solo cuiabano. A preparação para a estreia contou ainda com uma série de amistosos e jogos-treinos – os últimos sendo contra a equipe sub-20 do Ação e do Operário FC.
Esta é a primeira vez que o Cuiabá participa do Brasileirão Sub-17 – o Dourado se credenciou para a disputa por estar entre vinte primeiros colocados no Ranking Geral de Clubes da CBF. Da mesma forma, o Cuiabá disputou o Brasileirão Sub-20 e também vai participar do certame nacional na categoria sub-15.
Integram o Grupo A da competição, além do Dourado: RB Bragantino, Atlético-MG, Flamengo, América-MG, Ceará, Internacional, Fluminense, Botafogo e Corinthians.
Após enfrentar o Flamengo, o Cuiabá volta a campo pelo Campeonato Brasileiro sub-17 no dia 12 de julho, quando recebe o RB Bragantino, no Dutrinha.
Sobre o Campeonato Brasileiro Sub -17
Os 20 times mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF são divididos em dois grupos com dez equipes (Grupos A e B). Nesta primeira fase as equipes se enfrentam entre si em turno único classificando para as quartas de final os quatro primeiros colocados de cada grupo.
A partir daí, a disputa entra na fase de mata-mata. Nas quartas de final e semifinal, os confrontos serão de ida e volta. Já o grande campeão será conhecido em jogo único, em sede a ser definida pela CBF.
No grupo A, estão Cuiabá, RB Bragantino, Atlético-MG, Flamengo, América-MG, Ceará, Internacional, Fluminense, Botafogo e Corinthians.
Integram a Chave B os times Cruzeiro, São Paulo, Athletico, Goiás, Palmeiras, Atlético-GO, Grêmio, Fortaleza, Santos e Bahia.
Brasileirão Sub-17
Palmeiras goleia o São Paulo e é bicampeão consecutivo do Brasileirão sub-17
O Palmeiras conquistou o bicampeonato Brasileiro sub-17 consecutivo, neste sábado (21), ao derrotou o São Paulo por 3 a 0, na Arena Barueri. Os três gols das Crias da Academia foram marcados por Estêvão.
O Verdão levantou o troféu do Brasileiro Sub-17 pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, o Palestra conquistou o título pela primeira vez, derrotando o Grêmio por 2 a 1 na final, em Porto Alegre, com gols de Gabriel Vareta e Luis Guilherme.
O Palmeiras disputou 14 partidas pelo Brasileiro Sub-17, sendo nove pela primeira fase, com 11 vitórias, dois empates e uma derrota, somando 40 gols marcados e 22 sofridos – o artilheiro do time no torneio foi o atacante Estêvão, com sete tentos.
Este foi o segundo título nacional conquistado pelo Sub-17 do Verdão em 2023. No primeiro semestre, o Alviverde também faturou a Copa do Brasil da categoria pela segunda vez seguida. Na final, o time comandado por Rafael Paiva goleou o Athletico-PR por 4 a 1, na Arena Barueri, com tentos de Luighi, Estêvão e Erick Belé, além de um contra.
Desde o início de 2022, a Base do Palmeiras já conquistou oito títulos nacionais. No ano passado, as Crias da Academia foram campeãs da Copa São Paulo de Futebol Júnior, do Brasileiro Sub-20, da Copa do Brasil Sub-20, do Brasileiro Sub-17 e da Copa do Brasil Sub-17. Em 2023, o clube faturou a Copinha, a Copa do Brasil Sub-17 e o Brasileiro Sub-17.
Agora, a equipe Sub-17 do Palestra volta suas atenções para a semifinal do Campeonato Paulista da categoria, também tendo o São Paulo como adversário. Depois de um empate por 1 a 1 em Cotia, os times voltam a se enfrentar nesta terça-feira (24), às 20h (de Brasília).

O jogo
Na primeira chegada do Verdão, Riquelme Fillipi ajeitou para a perna esquerda e finalizou forte para defesa do goleiro. Em seguida, após chute mascado, Erick Belé ficou com a sobra na área e chutou para nova intervenção do arqueiro. Na sequência, Estêvão aproveitou rebote e arrematou por cima do travessão. Aos 25 minutos, Estêvão arrancou com a bola de trás do meio campo e chutou da entrada da área, de perna direita, chutou no canto para abrir o placar. Antes do intervalo, Erick Belé parou em defesa do goleiro e, no rebote, Luighi mandou à esquerda do gol.
No segundo tempo, Luighi teve duas chances seguidas. Primeiro, desviando de cabeça e mandando rente à trave e, na sequência, finalizando de esquerda na rede pelo lado de fora. Aos 43 minutos, Rafael Coutinho recuperou a bola e deixou com Estêvão, que avançou e chutou de direita para fazer seu segundo no jogo. Nos acréscimos, Estêvão foi empurrado dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o camisa 10 deslocou o goleiro, anotou o hat-trick e sacramentou o placar.
Palmeiras Sub-17: Luiz Sá; Kauan Firmo (Kauã Moraes), Vitor Reis, Benedetti e Fellipe Jack (Kauan Vítor); Felipe Goto (Uberaba), Rafael Coutinho e Erick Belé (Ramon); Estêvão, Luighi (Marcio Vitor) e Riquelme Fillipi (Luis Arthur). Técnico: Rafael Paiva.
Veja a campanha do Palmeiras no Brasileiro Sub-17:
06/07: Santos 1 x 3 Palmeiras – Vila Belmiro
Gols: Erick Belé e Luighi (2x)
12/07: Palmeiras 4 x 0 Cruzeiro – Bruno José Daniel
Gols: Fellipe Jack, Estêvão, Vitor Reis e Rafael Coutinho
19/07: Goiás 1 x 2 Palmeiras – Olímpico Pedro Ludovico
Gols: Marcio Vitor e Kidani
25/07: Palmeiras 4 x 3 Grêmio – Bruno José Daniel
Gols: Kidani, Marcio Vitor (duas vezes) e Heittor
02/08: Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO – Bruno José Daniel
Gols: Fellipe Jack, Marcio Vitor e Juan
09/08: Fortaleza 0 x 2 Palmeiras – CT Ribamar Bezerra
Gols: Erick Belé e Ramon
14/08: Palmeiras 1 x 3 Athletico-PR – Arena Barueri
Gol: Ramon
06/09: Bahia 3 x 4 Palmeiras – Pituaçu
Gols: Kidani, Juan (duas vezes) e Luiz Yano
13/09: Palmeiras 3 x 3 São Paulo – Arena Barueri
Gols: Riquelme Fillipi (duas vezes) e Vitor Reis
Quartas
20/09: Fluminense 2 x 2 Palmeiras – Vale das Laranjeiras
Gols: Erick Belé (duas vezes)
26/09: Palmeiras 4 x 2 Fluminense – Arena Barueri
Gols: Estêvão (duas vezes), contra e Riquelme Fillipi
Semifinal
10/10: Corinthians 2 x 3 Palmeiras – Parque São Jorge
Gols: Erick Belé e Luighi (duas vezes)
15/10: Palmeiras 2 x 1 Corinthians – Arena Barueri
Gols: Estêvão e Luighi
Final
21/10: Palmeiras 3 x 0 São Paulo – Arena Barueri
Gols: Estêvão (três vezes)
-
Brasileirão Série A5 dias atrásSantos vence o rebaixado Sport, deixa o Z4 e ganha fôlego no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
-
Flamengo4 dias atrásFlamengo conquista a América pela quarta vez e crava o tetracampeonato da Libertadores em Lima
-
Brasileirão Série A1 dia atrásMirassol vence o Vasco em São Januário e garante vaga histórica na Libertadores
-
Brasileirão Série A3 dias atrásFortaleza vence Atlético-MG e acende luta contra o rebaixamento no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásVasco goleia o Internacional em noite diluviana e se garante na Série A do Brasileirão
-
seleção brasileira1 dia atrásSeleção Feminina dá show, goleia Portugal por 5 a 0 e encerra o ano com atuação de gala
-
Brasileirão Série A16 horas atrásFluminense vence o Grêmio fora de casa e sonha com G5