Libertadores
Palmeiras é eliminado pelo Boca pela Libertadores
O Palmeiras foi eliminado nesta quinta-feira (05.10), na Copa Libertadores da América no Allianz Parque pelo Boca Juniors. Com esta derrota o Palmeiras soma sete, das oito disputas de pênaltis na Era Abel, tem um aproveitamento de apenas 16,7% nessas decisões.
O Boca manteve sua hegemonia contra o Palmeiras na Libertadores, eliminando o Alviverde nas semifinais há cinco anos no estádio palmeirense. Anteriormente, os argentinos já haviam sido vitoriosos na final de 2000 e na semifinal de 2001.
Rojo foi expulso no segundo tempo, deixando o time argentino com um jogador a menos no final do jogo. O zagueiro recebeu dois cartões amarelos em 14 minutos e foi enviado para o vestiário enquanto os visitantes ainda estavam na frente.
O Boca enfrentará o Fluminense no Maracanã na final, já que os tricolores eliminaram o Internacional no Beira-Rio. A final será disputada em 4 de novembro no Rio de Janeiro.
O Alviverde voltará a campo no domingo (8) para o clássico contra o Santos. O time comandado por Abel Ferreira atualmente ocupa a quarta posição no Brasileirão, com 44 pontos, oito atrás do líder Botafogo.
Curiosidade: Merentiel, autor da jogada do gol do Boca, é jogador do Palmeiras. Ele foi emprestado ao Boca no início do ano com opção de compra e seus salários são pagos integralmente pela equipe argentina, o que permitiu que ele enfrentasse o Alviverde.
Como foi o jogo:
Abel manteve a mesma escalação, mas o início do jogo foi diferente do que aconteceu na Bombonera. Em casa, o Palmeiras controlou o jogo e pressionou os argentinos defensivamente, devolvendo a pressão sofrida na Argentina.
No entanto, o Palmeiras não conseguiu quebrar a defesa adversária, apesar de ter mais posse de bola. A equipe teve espaço até a intermediária, mas parecia ter dificuldade em realizar o último passe. Destaque para a discrição de Veiga, que teve poucas oportunidades devido à marcação adversária.
Já o Boca foi eficiente. Merentiel aproveitou uma falha de Zé Rafael e Gómez em um contra-ataque e fez uma assistência precisa para Cavani marcar. Foi o primeiro chute a gol da equipe. Com a vantagem no placar, os visitantes passaram a retardar o jogo ainda mais.
O nervosismo tomou conta do Palmeiras e a equipe acabou caindo nas provocações dos argentinos. A mentalidade de manter a calma foi deixada de lado diante das estratégias de catimba do Boca, que buscava atrasar o jogo e provocar o time da casa.
No intervalo, o Palmeiras fez algumas mudanças que desestabilizaram o adversário. As entradas de Endrick e Kevin deram um novo ânimo à equipe. O camisa 9 começou a criar espaços na zaga do Boca, acelerando o jogo, enquanto o outro sofreu a falta que resultou na expulsão de Rojo.
O empate veio com um belo chute de fora da área e Rony quase virou o jogo com uma bicicleta, mas não foi o suficiente. Mesmo com o placar igualado e um jogador a mais, o Palmeiras pressionou o Boca no final do jogo, mas novamente a disputa de pênaltis se tornou sua queda.
Do que era uma atmosfera verde de esperança ao pesadelo final, a torcida do Palmeiras apoiou o time desde a saída da Academia de Futebol. Sob chuva, os palmeirenses encheram o céu de verde, iluminando o caminho do ônibus que levava a equipe até o Allianz Parque.
A festa continuou nas arquibancadas, com os torcedores cantando e empurrando o time contra o Boca Juniors. Os cantos de apoio eram interrompidos apenas para vaiar a cera argentina.
Os gritos de “time da virada” surgiram logo após o gol do Boca, mas com o passar do tempo, a ansiedade começou a tomar conta dos torcedores, que pediam mais raça ao time antes do intervalo.
Apesar do apoio incondicional, os torcedores acabaram frustrados com mais uma eliminação nos pênaltis. A possibilidade de decidir a vaga na final nos pênaltis já era preocupação desde o primeiro jogo, e com o histórico negativo nas disputas, o sonho se tornou um pesadelo.
Ficha técnica
Palmeiras 1 x 1 Boca Juniors [1 x 1 no agregado e 2 x 4 nos pênaltis]
Competição: Volta da semifinal da Libertadores
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data e hora: 5 de outubro de 2023, às 21h30
Árbitro: Andres Matonte
Assistentes: Nicolas Taran e Martin Soppi
VAR: Leodan Gonzalez
Público: 40.398
Renda: R$ 4.974.909,22
Amarelos: Rony, Gómez, Veiga, Rojo, Fabra, Ezequiel Fernández
Vermelho: Rojo
Gols: Cavani, aos 23’/1ºT, Piquerez, aos 32’/2ºT
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Kevin), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Flaco López), Raphael Veiga e Mayke (Luis Guilherme); Artur (Endrick) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Boca Juniors: Sergio Romero; Advíncula, Figal, Marcos Rojo e Fabra; Medina, G. Fernández, E. Fernández, Barco (Valentini); Merentiel e Cavani. Técnico: Jorge Almirón
Libertadores
Conmebol sorteia os grupos da Libertadores de 2026
A noite desta quarta-feira (19.03) marcou o pontapé inicial da Copa Libertadores da América de 2026, com o aguardado sorteio da fase de grupos realizado pela Conmebol em sua sede. Com a definição dos adversários, os seis representantes brasileiros – Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e o estreante Mirassol – já sabem os desafios que terão pela frente na busca pelo cobiçado título continental.
O atual campeão, Flamengo, que chega como cabeça de chave, encabeça o Grupo A e terá de superar Estudiantes (ARG), Cusco (PER) e Independiente Medellín (COL) para avançar. O Mirassol, em sua histórica primeira participação no torneio, entra no Grupo G para encarar gigantes como LDU (EQU), Lanús (ARG) e o surpreendente Always Ready (BOL).
A atenção se volta para os tradicionais rivais paulistas. O Corinthians foi alocado no Grupo E, onde enfrentará equipes de peso como Peñarol (URU), Santa Fe (COL) e Platense (ARG), prometendo duelos de grande intensidade. Já o Palmeiras, vice-campeão da edição anterior em 2025, terá como oponentes no Grupo F o Cerro Porteño (PAR), Junior Barranquilla (COL) e Sporting Cristal (PER), em um grupo que exige cautela.
Na chave D, o Cruzeiro promete fortes embates contra o tradicional Boca Juniors (ARG), Universidad Católica (CHI) e Barcelona de Guayaquil (EQU). Por fim, o Fluminense completa a lista de brasileiros no Grupo C, onde medirá forças com Bolívar (BOL), Deportivo La Guaira (VEN) e Independiente Rivadavia (ARG).
As quatro vagas remanescentes da fase preliminar foram preenchidas por Independiente Medellín (COL), Deportes Tolima (COL), Sporting Cristal (PER) e Barcelona de Guayaquil (EQU), que se juntam aos demais classificados.
A fase de grupos da Libertadores está agendada para ocorrer entre os dias 7 de abril e 28 de maio. Ao final desta etapa, os dois melhores colocados de cada grupo garantirão vaga nas oitavas de final, cujo sorteio está previsto para a primeira semana de junho. A partir de agora, os clubes intensificam a preparação para os confrontos que prometem eletrizar o continente.
Veja os grupos da Libertadores:
Grupo A
- Flamengo (BRA)
- Estudiantes (ARG)
- Cusco (PER)
- Independiente Medellin (COL)
Grupo B
- Nacional (URU)
- Universitario (PER)
- Coquimbo Unido (CHI)
- Tolima (COL)
Grupo C
- Fluminense (BRA)
- Bolívar (BOL)
- Deportivo La Guaira (VEN)
- Independiente Rivadavia (ARG)
Grupo D
- Boca Juniors (ARG)
- Cruzeiro (BRA)
- Universidad Católica (CHI)
- Barcelona de Guayaquil (EQU)
Grupo E
- Peñarol (URU)
- Corinthians (BRA)
- Santa Fe (COL)
- Platense (ARG)
Grupo F
- Palmeiras (BRA)
- Cerro Porteño (PAR)
- Junior Barranquilla (COL)
- Sporting Cristal (PER)
Grupo G
- LDU (EQU)
- Lanús (ARG)
- Always Ready (BOL)
- Mirassol (BRA)
Grupo H
- Independiente del Valle (EQU)
- Libertad (PAR)
- Rosario Central (ARG)
- Universidad Central (VEN)
-
Botafogo3 dias atrásBotafogo vence Mirassol em duelo eletrizante e deixa a zona de rebaixamento
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSão Paulo empata com Internacional e vê vice-liderança ameaçada no Brasileirão
-
seleção brasileira4 dias atrásBrasil vence a Croácia por 3 a 1 em amistoso; Endrick brilha antes da convocação para a Copa
-
Brasileirão Série A3 dias atrásFluminense atropela o Corinthians e salta para a vice-liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A2 dias atrásSantos vence Remo por 2 a 0, deixa o Z-4 e ganha fôlego no Brasileirão
-
seleção brasileira5 dias atrásAncelotti revela otimismo e define caminho da Seleção para a Copa do Mundo
-
Brasileirão Série B4 dias atrásCuiabá e Fortaleza ficam no zero a zero no Castelão; treinadores são expulsos
-
Brasileirão Série A3 dias atrásCruzeiro goleia o Vitória em estreia de Artur Jorge, mas segue na zona de rebaixamento