COPA SÃO PAULO JR
Cuiabá e Portuguesa goleia na estreia; Cruzeiro vence o Capital de Tocantins
O Cuiabá começou a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024 com goleada por 4 a 0 sobre o Patriotas-PR, nesta quinta-feira, no Joaquinzão, em Taubaté, pela primeira rodada.
Sem sustos, o Dourado dominou amplamente a partida e não deu espaços e nem foi ameaçado pelo adversário paranaense.
Oito jogos deram sequência a rodada de estreia da Copinha Sicredi. O Cruzeiro venceu o Capital-TO por 1 a 0, pelo Grupo 28. Quem também iniciou com o pé direito foi a Portuguesa, aplicou 5 a 0 contra o União Suzano, no Grupo 27.
No Joaquinzão, em Taubaté, o Cuiabá assumiu a ponta do grupo 22, com a vitória por 4 a 0. Taubaté e Inter de Limeira aparecem logo atrás, após empatarem mais cedo, por 2 a 2. Já a Portuguesa, com a goleada de 5 a 0, lidera o grupo 27, ultrapassando o Madureira-RJ, que mais cedo venceu o Goiás, por 2 a 1. Ambos na cidade de Suzano.
Outro paulista que também venceu na estreia foi o Oeste, que superou o União ABC-MS, por 3 a 0, na Arena Barueri, no Grupo 24. Já o Santa Cruz venceu o Rio Branco-AC por 2 a 0, no Grupo 16. Enquanto o América-MG, finalista da última edição, buscou o empate por 2 a 2 diante do Capital-DF, e embolou a chave 15.
Sem balançar as redes, América-RN e Fast Club-AM e Bahia e Joinville-SC, empataram em 0 a 0, pelos grupos 17 e 21, respectivamente.
Com 128 times divididos em 32 grupos, a competição terá sete fases. A primeira, em que se classificam as duas melhores equipes de cada chave, se encerra no dia 11 de janeiro. A partir da segunda etapa, a competição é disputada em mata-mata com disputa de pênaltis em caso de empate.
A decisão será no dia 25 de janeiro, quando será comemorado o 470º aniversário da cidade de São Paulo.
Confira os jogos desta quinta-feira:
11h
Aster Itaqua-SP 1 x 0 Santo André-SP
Vitória-BA 1 x 0 Picos-PI
13h
Desportivo Brasil-SP 2 x 0 Capivariano-SP
Sfera-SP 1 x 0 Botafogo-SP
Atlético Guaratinguetá-SP 1 x 2 Red Bull Bragantino-SP
Taubaté-SP 2 x 2 Inter de Limeira-SP
Comercial Tietê-SP 1 x 1 Ivinhema-MS
Goiás-GO 1 x 2 Madureira-RJ
13h15
Sport-PE 1 x 0 Cruzeiro-AL
Ibrachina-SP 2 x 1 CSA-AL
15h15
América-MG 2 x 2 Capital-DF
Santa Cruz-PE 2 x 0 Rio Branco-AC
América-RN 0 x 0 Fast Clube-AM
Bahia-BA 0 x 0 Joinville-SC
Cuiabá-MT 4 x 0 Patriotas-PR
Oeste-SP 3 x 0 União ABC-MS
União Suzano-SP 0 x 5 Portuguesa-SP
Cruzeiro-MG 1 x 0 Capital-TO
17h15
Ska Brasil-SP x Floresta-CE
17h30
Palmeiras-SP x Queimadense-PB
Água Santa-SP x Nova Venécia-ES
União Mogi-SP x Nova Mutum-MT
19h30
Atlético-MG x Timon-MA
19h45
Santos-SP x Remo-PA
COPA SÃO PAULO JR
Cruzeiro conquista o bicampeonato da Copinha em decisão eletrizante contra o São Paulo
O Cruzeiro é o grande campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026! Em uma final emocionante disputada na Mercado Livre Arena Pacaembu neste domingo, a equipe mineira superou o rival São Paulo por 2 a 1, garantindo o segundo título de sua história no torneio de base mais prestigiado do país. Os gols da vitória cruzeirense foram marcados por William e Gustavinho, enquanto Isac descontou para o Tricolor.
A partida decisiva foi um verdadeiro teste de nervos para as jovens promessas, com momentos de brilho, pressão e viradas no placar.
O jogo
O Cruzeiro mostrou suas intenções logo aos dois minutos, com Rhuan Gabriel perdendo uma chance clara. A pressão celeste se materializou aos 11 minutos, quando Baptistella encontrou William, que subiu mais alto que a defesa para cabecear firme e abrir o placar para a Raposa. A equipe mineira manteve o domínio, criando mais oportunidades para ampliar a vantagem ao longo da primeira etapa.
Contrariando o cenário, o São Paulo conseguiu sua melhor chance aos 46 minutos, em chute potente de Igor Felisberto, defendido por Lamourier, e no rebote, Gustavo Santana finalizou de frente para o gol, mas o goleiro cruzeirense fez mais uma grande defesa. No entanto, a persistência tricolor foi recompensada um minuto depois: Isac aproveitou a oportunidade dentro da área e empurrou a bola para as redes, levando a torcida são-paulina ao delírio e deixando tudo igual antes do intervalo.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com as equipes buscando o gol da vitória. Aos 28 minutos, Gustavinho, recém-saído do banco de reservas, arriscou um chute de fora da área. A bola explodiu na trave, bateu nas costas do goleiro e caprichosamente encontrou o caminho do gol, recolocando o Cruzeiro em vantagem.
Pouco depois, aos 31 minutos, um lance capital gerou controvérsia. Kaiquy Luiz cometeu falta sobre um jogador do São Paulo. O árbitro, inicialmente, assinalou pênalti, mas após revisão, reverteu a decisão para falta fora da área. Na cobrança perigosa de Igor Felisberto, o goleiro do Cruzeiro novamente se agigantou, espalmando para longe e assegurando a vantagem.
Nos minutos finais, o time mineiro administrou o placar com inteligência e solidez defensiva, impedindo as últimas tentativas do São Paulo. Ao apito final, a explosão de alegria tomou conta dos jovens cruzeirenses, que comemoraram intensamente a conquista do bicampeonato da Copinha, um feito que marca o início de uma promissora trajetória para muitos desses atletas.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| São Paulo 1 x 2 Cruzeiro | |
| Competição | Copinha 2026 (Final) |
| Local | Mercado Livre Arena Pacaembu |
| Data | 25 de janeiro de 2026 (domingo) |
| Horário | 11h00 (de Brasília) |
| Cartões Amarelos | Matheus Ferreira (São Paulo); William, Murillo, André e Ivanilson (Cruzeiro) |
| Cartões Vermelhos | Nenhum |
| Gols (Cruzeiro) | William (11′ 1ºT), Gustavinho (28′ 2ºT) |
| Gols (São Paulo) | Isac (46′ 1ºT) |
| Árbitro | Murilo Tarrega Victor |
| Assistentes | Denis Matheus Afonso Ferreira e Izabele de Oliveira |
| VAR | Thiago Luis Scarascati |
| Escalação Cruzeiro | Vitor Lamounier; Nicolas, Kaiquy Luiz, Kelvin e William (Gustavinho); Murilo, Alessandro (André), Rhuan Gabriel e Rayan (Pablo); Baptistella (João Cervi) e Fernando (Pietro). **Técnico:** Mairon César. |
| Escalação São Paulo | João Pedro, Osorio, Nicolas (Guilherme Reis), Isac Silva, Pedro Ferreira, Igor Felisberto, Matheus Ferreira (Matheus Menezes), Djhordney, Gustavo Santana (Lucyan), Tetê, Paulinho Venuto (Felipe). **Técnico:** Allan Barcellos. |
-
Brasileirão Série A3 dias atrásInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Brasileirão Série A3 dias atrásFlamengo e Palmeiras dominam atenções da 13ª rodada do Brasileirão
-
Bahia3 dias atrásSantos abre vantagem, mas Bahia reage e busca empate na Fonte Nova
-
Copa do Brasil6 dias atrásSantos empata com o Coritiba na Vila Belmiro e chega ao terceiro jogo seguido sem vitória
-
Bahia6 dias atrásRemo vence o Bahia em Salvador e leva vantagem para decisão no Mangueirão
-
Athletic6 dias atrásInter vira sobre o Athletic e abre vantagem na Copa do Brasil
-
Brasileirão Série B6 dias atrásCuiabá e Botafogo-SP empatam em jogo tenso na Arena Pantanal
-
Copa do Brasil6 dias atrásFlamengo vence o Vitória e leva vantagem para o jogo de volta da Copa do Brasil