Brasileirão Série A
Vasco vence Bahia de virada e emenda quarto jogo de invencibilidade no Brasileirão
Em uma partida eletrizante pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama superou o Bahia por 3 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (24), em São Januário. O triunfo, que contou com a vantagem numérica de um jogador a mais para o time carioca, marcou o quarto jogo consecutivo do Gigante da Colina sem derrotas na competição.
Os gols vascaínos foram anotados por Philippe Coutinho, Puma Rodríguez e um gol contra de Luciano Juba, enquanto Mateo Sanabria balançou as redes para a equipe baiana. O resultado impulsiona o Vasco para a 13ª colocação na tabela, somando agora 27 pontos, e o afasta da zona de rebaixamento, que tem o Vitória como primeiro time com 22 pontos. O Bahia, apesar da derrota, mantém-se na sexta posição, com 37 pontos.
Primeiro tempo
O início do confronto mostrou um Vasco buscando a iniciativa, mas foi o Bahia quem assustou primeiro, com Sanabria exigindo uma intervenção decisiva de Puma Rodríguez na linha do gol. A resposta cruzmaltina veio em uma cabeçada de Nuno Moreira que carimbou a trave.
Aos 30 minutos, o Bahia abriu o placar em um lance de oportunismo: Sanabria aproveitou uma falha na saída de bola vascaína, dividiu com Hugo Moura e encobriu o goleiro Léo Jardim. No entanto, a vantagem baiana durou pouco. Seis minutos depois, o jogo teve um ponto de virada crucial quando Jean Lucas, do Bahia, foi expulso após revisão do VAR por uma cotovelada em Barros, deixando os visitantes com um jogador a menos.
Com a superioridade numérica, o Vasco intensificou a pressão e conseguiu o empate nos acréscimos da primeira etapa. Cuesta fez o cruzamento preciso para Philippe Coutinho, que subiu de cabeça para mandar a bola para o fundo das redes, levando o placar de 1 a 1 para o intervalo.
Vasco vira na etapa final
Na volta para o segundo tempo, o time da casa manteve a postura ofensiva e não demorou a conquistar a virada. Aos 14 minutos, Puma Rodríguez aproveitou um escanteio e, de cabeça, colocou o Vasco à frente no marcador.
Mesmo com a desvantagem no placar e no número de jogadores, o Bahia mostrou valentia e tentou reagir, com Rodrigo Nestor assustando em um chute aos 24 minutos. Contudo, a tarde era mesmo do Vasco. Aos 31 minutos, em um lance infeliz, Luciano Juba tentou cortar um passe e acabou desviando a bola para o próprio gol, ampliando a vantagem vascaína para 3 a 1 e selando a vitória.
Nos minutos finais, o Vasco ainda criou oportunidades para golear, com David parando em defesas importantes do goleiro Ronaldo. O Bahia tentou uma última pressão, mas os cariocas souberam administrar o resultado, garantindo três pontos importantes em seus domínios.
Próximos desafios
O Vasco da Gama terá pela frente o Cruzeiro no próximo sábado (27), às 16h (de Brasília), novamente em São Januário, pela 25ª rodada do Brasileirão. Já o Bahia receberá o Palmeiras no domingo (28), também às 16h, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Vasco 3 x 1 Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário:19h30 (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro
Gols:
- Bahia: Mateo Sanabria, aos 31 minutos do 1º Tempo
- Vasco: Philippe Coutinho, aos 46 minutos do 1º Tempo
- Vasco: Puma Rodríguez, aos 15 minutos do 2º Tempo
- Vasco: Luciano Juba (contra), aos 32 minutos do 2º Tempo
Cartões Amarelos:
- Vasco: David
- Bahia: Gilberto, Sanabria
Cartão Vermelho:
- Bahia: Jean Lucas
Arbitragem:
- Árbitro: João Vitor Gobi
- Assistentes: Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Escalações:
Vasco:
- Léo Jardim
- Paulo Henrique
- Carlos Cuesta
- Lucas Freitas (David)
- Puma Rodríguez
- Hugo Moura (Mateus Carvalho)
- Cauan Barros
- Philippe Coutinho (Matheus França)
- Nuno Moreira (Lucas Oliveira)
- Andrés Gómez (Garré)
- Vegetti
- Técnico: Fernando Diniz
Bahia:
- Ronaldo
- Gilberto (Arias)
- Santiago Mingo
- Gabriel Xavier
- Luciano Juba
- Rezende
- Jean Lucas
- Michel Araújo (Tiago)
- Éverton Ribeiro (Rodrigo Nestor)
- Sanabria (Iago)
- Willian José (Acevedo)
- Técnico: Rogério Ceni
Brasileirão Série A
Palmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
O Palmeiras sofreu um revés neste domingo (9) ao ser derrotado pelo Mirassol por 2 a 1, no Estádio José Maria Campos Maia, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A surpreendente derrota fez com que o Verdão perdesse a folga na liderança, permitindo que o rival Flamengo igualasse a pontuação na briga pelo título.
Apesar do resultado negativo, o Palmeiras permanece no topo da tabela com 68 pontos, mantendo a primeira posição por ter uma vitória a mais (21 contra 20) que o time carioca, que venceu o Santos por 3 a 2 na mesma rodada. O Mirassol, por sua vez, alcançou a quarta colocação, somando 59 pontos e consolidando sua boa campanha.
O Jogo
A partida começou com um susto para o líder do campeonato. Logo no primeiro minuto, Gabriel, do Mirassol, aproveitou uma jogada individual de Lucas Ramon e finalizou rasteiro entre as pernas do goleiro Carlos Miguel, abrindo o placar para os donos da casa.
O Palmeiras demorou a reagir, mas aos 27 minutos, Vitor Roque protagonizou um golaço de bicicleta. Após cobrança de escanteio e um desvio de cabeça de Allan, a bola sobrou para o atacante, que emendou um lindo voleio, empatando o confronto com uma pintura.
No entanto, a alegria alviverde durou pouco. Já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 minutos, Reinaldo cobrou um lateral para a área e João Victor subiu mais alto que a defesa palmeirense para cabecear e recolocar o Mirassol à frente no marcador: 2 a 1.
Na segunda etapa, o Palmeiras pressionou em busca do empate. Aos nove minutos, Andreas Pereira cobrou uma falta que exigiu grande defesa de Walter, goleiro do Mirassol. Pouco depois, em outro escanteio, Flaco López desviou, mas Walter novamente salvou em cima da linha. O Mirassol, por sua vez, também teve chances de ampliar, como em uma cabeçada de Alesson que passou perto do gol de Carlos Miguel. Apesar da insistência do Palmeiras, o placar não se alterou, e os donos da casa celebraram a importante vitória.
Próximos confrontos
- Mirassol:
- Santos x Mirassol (34ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 19 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Palmeiras:
- Santos x Palmeiras (jogo atrasado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 15 de novembro de 2025 (sábado), às 21h (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
FICHA TÉCNICA
Mirassol 2 x 1 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro (33ª rodada)
Local: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, Mirassol (SP)
Data: 09 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões Amarelos:
- Mirassol: José Aldo, João Victor, Walter
- Palmeiras: Andreas Pereira, Bruno Fuchs, Raphael Veiga
Gols:
- Gabriel (Mirassol), aos 1′ do 1ºT
- Vitor Roque (Palmeiras), aos 27′ do 1ºT
- João Victor (Mirassol), aos 47′ do 1ºT
Mirassol: Walter, Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; José Aldo (Neto Moura), Danielzinho e Gabriel (Shaylon); Negueba (Carlos Eduardo), Alesson (Luiz Otávio) e Cristian (Chico da Costa). Técnico: Rafael Guanaes
Palmeiras: Carlos Miguel, Khellven (Mauricio), Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez; Aníbal Moreno (Raphael Veiga), Andreas Pereira (Bruno Rodrigues), Felipe Anderson (Sosa) e Allan; Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
-
seleção brasileira7 dias atrásAncelotti surpreende com convocação e novas caras para amistosos
-
Bragantino4 dias atrásRed Bull Bragantino vence Corinthians em jogo eletrizante
-
Brasileirão Série A1 dia atrásVirada espetacular: Juventude choca o Vasco em São Januário
-
Brasileirão Série A4 dias atrásVitória vence Internacional e empurra Santos para a zona de rebaixamento
-
Brasileirão Série A4 dias atrásCruzeiro derrota Grêmio fora de casa e encurta distância para a liderança do Brasileirão
-
Atlético-MG4 dias atrásAtlético-MG goleia o Bahia e Hulk comemora marca histórica de 500 gols
-
Atlético-MG2 dias atrásVirada heroica, Atlético-MG supera Sport na Ilha do Retiro em jogo eletrizante
-
Brasileirão Série A3 dias atrásFluminense vence Mirassol por 1 a 0 e garante vaga no G-7 do Brasileirão