Atlético-MG
Atlético-MG vira sobre o Cruzeiro, vence por 3 a 1 e conquista o pentacampeonato mineiro
Em uma emocionante partida realizada neste domingo no Mineirão, o Atlético-MG consagrou-se pentacampeão mineiro ao vencer o Cruzeiro por 3 a 1, de virada, em um confronto repleto de reviravoltas e muita emoção para as torcidas rivais.
O Galo conquistou a vantagem no agregado, já que o confronto de ida, na Arena MRV, terminou empatado em 2 a 2. Com um desempenho de alto nível, ambas as equipes disputaram cada lance com garra e determinação, proporcionando aos torcedores um espetáculo digno dos grandes clássicos.
A primeira etapa foi marcada por intensidade e chances de gol para ambos os lados. Porém, o lance mais polêmico do jogo ocorreu nos acréscimos do primeiro tempo, quando Hulk foi derrubado por Neris em uma jogada clara de gol, pediu pênalti, mas a arbitragem optou por não assinalar a penalidade, gerando polêmica e reclamações por parte do Atlético-MG.
No início do segundo tempo, aos seis minutos, o Cruzeiro abriu o placar com um gol de Mateus Vital, aproveitando um momento de desatenção da defesa atleticana. Contudo, o Galo não se abateu e aos 19 minutos conseguiu o empate com um belo gol de cabeça de Saravia, após cruzamento de Otávio.
A virada do Atlético-MG veio aos 32 minutos da etapa final, com Hulk convertendo um pênalti marcado após revisão do VAR, em lance que envolveu desvio na mão de Lucas Silva. O Cruzeiro chegou a marcar um gol logo em seguida, mas Dinenno estava em posição de impedimento, invalidando o lance.
E já nos acréscimos, o Galo ampliou a vantagem com um gol de Gustavo Scarpa, que saiu na cara do gol, driblou o goleiro e finalizou com precisão para selar o título do Atlético-MG e a festa da torcida alvinegra no Mineirão.
Com mais um título estadual em sua história, o Atlético-MG celebra a conquista do pentacampeonato mineiro e segue sua trajetória vitoriosa no cenário do futebol brasileiro. A rivalidade entre Galo e Raposa mais uma vez mostrou toda a intensidade e paixão que envolvem o clássico mineiro, deixando os torcedores com muitas emoções e lembranças deste grande confronto.
Atlético-MG
Atlético-MG vence o Mirassol e sobe na tabela do Brasileirão
O Atlético-MG fez valer o mando de campo e derrotou o Mirassol por 3 a 1 na noite deste sábado, na Arena MRV, em Belo Horizonte, em confronto válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe mineira chegou aos 21 pontos, ganhou seis posições e assumiu o sétimo lugar na classificação. Já o time paulista permaneceu na zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com 13 pontos.
O jogo
A partida começou com o Atlético buscando mais o ataque e encontrando espaços para pressionar o adversário. Aos 17 minutos, Bernard serviu Alan Minda, que avançou pela área e finalizou para colocar o Galo em vantagem. O time da casa manteve o controle durante boa parte da etapa inicial, mas o Mirassol conseguiu reagir antes do intervalo. Aos 40 minutos, após cobrança de escanteio de Reinaldo, Willian Machado apareceu bem pelo alto e cabeceou para deixar tudo igual.
No segundo tempo, o Atlético retomou a dianteira com ajuda da bola parada. Aos 13 minutos, Renan Lodi sofreu falta de Denilson dentro da área, e a arbitragem assinalou pênalti. Três minutos depois, Maycon converteu a cobrança e recolocou os mineiros na frente do placar.
Mesmo em vantagem, o time alvinegro seguiu buscando o ataque e tratou de definir o confronto na reta final. Aos 36 minutos, Cissé dominou na entrada da área e acertou uma finalização colocada, sem chances para Walter, fechando o placar em 3 a 1 e garantindo mais três pontos ao Atlético-MG diante de sua torcida.
A vitória dá novo fôlego ao Galo na competição e reforça a recuperação da equipe dentro do campeonato. Para o Mirassol, a derrota aumenta a pressão na luta para sair das últimas posições da tabela.
Nos próximos compromissos, o Atlético-MG volta a campo na quinta-feira, 21 de maio de 2026, às 19h, quando recebe o Cienciano, na Arena MRV, pela quinta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O Mirassol, por sua vez, joga antes, na terça-feira, 19 de maio, às 21h, contra o Always Ready, no Estádio Municipal de El Alto, na Bolívia, pela quinta rodada do Grupo G da Copa Libertadores.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Atlético-MG 3 x 1 Mirassol | |
| Competição | Brasileirão Série A – Rodada 16 |
| Local | Arena MRV, Belo Horizonte (MG) |
| Data | 16 de maio de 2026 (sábado) |
| Horário | 18h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Reinaldo (Mirassol) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Gols | Alan Minda, aos 17′ do 1ºT (Atlético-MG); Willian Machado, aos 40′ do 1ºT (Mirassol); Maycon, aos 16′ do 2ºT (Atlético-MG); Mamady Cissé, aos 36′ do 2ºT (Atlético-MG) |
| Arbitragem | Árbitro: Lucas Casagrande (PR); Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Alex Sandro Quadros Thomé (RR); VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) |
| Atlético-MG | Everson; Natanael, Ruan Tressoldi, Júnior Alonso, Renan Lodi; Alan Franco, Maycon, Bernard; Alan Minda (Lyanco), Cassierra (Cauã Soares) e Cuello (Cissé) |
| Técnico | Eduardo Domínguez |
| Mirassol | Walter; Lucas Oliveira (José Aldo), João Victor, Willian Machado; Daniel Borges, Denilson (Everton Galdino), Eduardo (Galeano), Reinaldo; Carlos Eduardo (Shaylon), Edson Carioca (Tiquinho Soares) e Alesson |
| Técnico | Rafael Guanaes |
-
copa sul-americana5 dias atrásVasco vence o Barracas Central e garante vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana
-
copa sul-americana6 dias atrásGrêmio empata com Montevideo City Torque e vai disputar os playoffs da Sul-Americana
-
Corinthians5 dias atrásCorinthians perde invencibilidade na Libertadores após revés para o Platense na Neo Química Arena
-
copa sul-americana6 dias atrásSão Paulo vence Boston River e assegura liderança invicta na Copa Sul-Americana
-
Fluminense5 dias atrásFluminense derrota Deportivo La Guaira no Maracanã e carimba vaga nas oitavas de final da Libertadores
-
Libertadores4 dias atrásCom show de Flaco López e Arias, Palmeiras goleia Junior Barranquilla na Libertadores
-
copa sul-americana6 dias atrásSantos vence o Deportivo Cuenca e vai aos playoffs da Sul-Americana
-
Flamengo6 dias atrásFlamengo vence o Cusco e confirma liderança do grupo na Libertadores