Bahia
Bahia vence o Vasco e assume vice-liderança provisória do Brasileirão
O Vasco da Gama sofreu uma derrota por 1 a 0 para o Bahia, na noite desta quarta-feira, em São Januário, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário da partida, marcado por Luciano Juba no primeiro tempo, garantiu os três pontos para os visitantes e colocou o Tricolor baiano na vice-liderança provisória da Série A.
Com o resultado, o time cruzmaltino estende sua sequência sem vitórias, somando apenas um ponto no Campeonato Brasileiro e preocupando sua torcida. Já o Bahia, com sete pontos, celebra a ascensão na tabela, embora sua posição ainda possa ser alterada ao final da rodada.
O Jogo
O início da partida em São Januário prometia um Vasco agressivo. Logo aos quatro minutos, Coutinho teve uma boa chance, mas a finalização esbarrou na zaga adversária. Após o susto inicial, o Bahia conseguiu equilibrar a posse de bola, sem, contudo, criar grandes ameaças à meta de Léo Jardim. Coutinho, em cobrança de falta, novamente testou o goleiro Ronaldo, que fez boa defesa.
A eficiência, no entanto, veio do lado baiano. Aos 22 minutos, em uma jogada ensaiada de escanteio, Luciano Juba recebeu a bola na entrada da área e acertou um belo chute de primeira no canto, sem chances para o goleiro vascaíno, inaugurando o marcador.
O gol obrigou o Vasco a intensificar sua busca pelo empate, pressionando a saída de bola do Bahia. Cuesta e Puma Rodríguez tentaram, mas pecaram na pontaria. Robert Renan cabeceou com perigo e Brenner finalizou para fora em outra boa oportunidade. Já nos minutos finais da primeira etapa, Andrés Gomez exigiu uma grande defesa de Ronaldo, que assegurou a vantagem mínima para o Bahia antes do intervalo.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Vasco manteve a postura ofensiva, buscando o gol de empate. Puma Rodríguez chutou com perigo e a equipe rondou a área adversária com cruzamentos, mas a finalização decisiva não apareceu. O Bahia, por sua vez, optou por uma estratégia mais defensiva, cometendo erros de passe e avançando pouco no campo de ataque.
Apesar da crescente pressão vascaína, o Bahia quase ampliou aos 26 minutos em um contra-ataque veloz, com Luciano Juba finalizando com perigo. Nos minutos finais, o desgaste pareceu afetar o time da casa, que continuou tentando, mas sem a mesma precisão. O Bahia, bem postado defensivamente, conseguiu segurar a pressão final e garantiu a importante vitória fora de casa.
Próximos desafios
Vasco da Gama:
- Adversário: Volta Redonda
- Competição: Campeonato Carioca
- Data e Horário: 14 de fevereiro de 2026 (sábado), 21h30 (de Brasília)
- Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Bahia:
- Adversário: Jacuipense
- Competição: Campeonato Baiano
- Data e Horário: 14 de fevereiro de 2026 (sábado), 16h (de Brasília)
- Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Vasco 0 x 1 Bahia | |
| Competição | Campeonato Brasileiro (terceira rodada) |
| Local | São Januário, Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 11 de fevereiro de 2026 (quarta-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Cartões Amarelos | Vasco: Andres Gomez, Puma Rodriguez, Barros, Paulo Henrique e Thiago Mendes Bahia: Kanu, Acevedo, Caio Alexandre, Ronaldo e Oliveira |
| Cartões Vermelhos | Nenhum |
| Arbitragem | |
| Árbitro | Paulo Cesar Zanovelli da Silva |
| Assistentes | Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva |
| VAR | Rodolpho Toski Marques |
| Gol | |
| Bahia | Luciano Juba, aos 22′ do 1ºT |
| Vasco | |
| Jogadores | Léo Jardim, Puma Rodríguez, Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton (Paulo Henrique); Cauan Barros, Thiago Mendes (GB) e Coutinho (Rojas); Nuno Moreira (Marino), Andrés Gómez e Brenner (Spinelli) |
| Técnico | Fernando Diniz |
| Bahia | |
| Jogadores | Ronaldo, Gomez, Ramos Mingo, Kanu (Gabriel Xavier) e Luciano Juba; Jean Lucas (Erick), Acevedo (Caio Alexandre) e Éverton Ribeiro; William José (Everaldo), Olivera e Ademir (Erick Pulga) |
| Técnico | Rogério Ceni |
Bahia
Corinthians busca empate com o Bahia na Fonte Nova e se complica no Brasileirão
Em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Bahia ficaram no 1 a 1 na tarde deste domingo, na Fonte Nova. O resultado não foi bom para nenhum dos lados, mas as consequências na tabela são diferentes para cada equipe.
O jogo
Aos sete minutos, o Corinthians abriu o placar em um contra-ataque rápido: André serviu Fabrizio Angileri, que bateu de fora da área. O goleiro Ronaldo até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol dos visitantes. O Bahia respondeu três minutos depois, com Pulga finalizando após jogada de Acevedo e Véliz desviando de cabeça para o fundo das redes. O gol foi anulado, porém, após intervenção do impedimento semiautomático.
O ímpeto do time da casa não diminuiu. Aos 17 minutos, Rodrigo Nestor cobrou falta direta e obrigou Hugo Souza a fazer boa defesa. O Bahia seguiu pressionando, mas o jogo passou a ficar truncado, com cinco cartões amarelos até o fim da primeira etapa.
Aos 46 minutos, Véliz cabeceou para fora após cruzamento de Erick Pulga. Dois minutos depois, porém, o empate saiu. Rodrigo Nestor cobrou escanteio e David Duarte subiu mais que a marcação para empatar a partida antes do intervalo.
No segundo tempo, o Bahia manteve o domínio, mas as chances demoraram a aparecer. A primeira grande oportunidade veio aos 29 minutos, quando Jean Lucas lançou Erick Pulga, que finalizou forte e parou em grande defesa de Hugo Souza. No rebote, Willian José marcou, mas o gol foi anulado e confirmado pelo impedimento semiautomático.
Nos minutos finais, o Corinthians quase virou. Aos 42, o goleiro Ronaldo saiu da área e afastou mal a bola. André Carrillo aproveitou o rebote e bateu de longe, mas errou o alvo, mantendo o empate no placar.
Com o resultado, o Bahia subiu para 31 pontos e alcançou a quinta posição, mas depende de uma derrota do Red Bull Bragantino para o Coritiba para se manter na colocação. O Corinthians caiu para o oitavo lugar, com 28 pontos. Caso Coritiba, Vitória, São Paulo e Atlético-MG vençam seus jogos neste domingo, o Timão pode terminar a rodada na 13ª posição.
Próximos jogos
Fluminense x Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Data e horário: 29 de julho de 2026 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Corinthians x Athletico-PR
Competição: Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Data e horário: 30 de julho de 2026 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar |
Bahia 1 x 1 Corinthians |
| Competição | Campeonato Brasileiro — 20ª rodada |
| Data | 26 de julho de 2026, domingo |
| Horário | 16h (de Brasília) |
| Local | Fonte Nova, Salvador (BA) |
| Cartões amarelos | Bahia: David Duarte, Rogério Ceni e Zé Guilherme. Corinthians: Fabrizio Angileri, Raniele, Breno Bidon e Allan. |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Árbitro | Ramon Abatti Abel (SC) |
| Assistentes | Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC) |
| VAR | Rodolpho Toski Marques (SC) |
| Gol do Corinthians | Fabrizio Angileri, aos 7 minutos do primeiro tempo |
| Gol do Bahia | David Duarte, aos 48 minutos do segundo tempo |
| Bahia | Ronaldo; Roman Gómez, David Duarte, Ramos Mingo e Zé Guilherme (Luciano Juba); Acevedo, Jean Lucas (Éverton Ribeiro) e Rodrigo Nestor; Ademir (Kauê Furquim), Erick Pulga (Sanabria) e Alejo Véliz (Willian José). Técnico: Rogério Ceni. |
| Corinthians | Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri (Pedro Milans); Raniele (Matheus Pereira), André (Allan), Breno Bidon (Zakaria Labyad) e Rodrigo Garro; Kaio César e Yuri Alberto (André Carrillo). Técnico: Fernando Diniz. |
-
Brasileirão Série A7 dias atrásFlamengo goleia o Mirassol por 5 a 1 e reduz distância para o líder Palmeiras
-
Brasileirão Série A7 dias atrásCruzeiro vence o Corinthians por 2 a 1 e impede entrada do rival no G5
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSantos goleia o Vasco, deixa o Z4 e conquista primeira vitória fora de casa
-
Brasileirão Série A5 dias atrásInternacional cede empate ao Remo no fim e chega a sete jogos sem vencer no Brasileirão
-
Fluminense4 dias atrásFluminense supera Independiente Rivadavia nos pênaltis e avança às quartas da Libertadores
-
copa sul-americana4 dias atrásSão Paulo vence Bolívar no MorumBIS e avança às quartas de final da Sul-Americana
-
Atlético-MG3 dias atrásAtlético-MG empata com Bragantino e avança às quartas da Sul-Americana
-
Flamengo3 dias atrásFlamengo vence o Cruzeiro no Maracanã e avança às quartas de final da Libertadores