Botafogo
Botafogo empata com Boavista em jogo de retorno de Caçapa e estreia de Rwan Cruz

No primeiro jogo do retorno de Cláudio Caçapa, o Botafogo ficou mais pressionado no Campeonato Carioca. Neste sábado, com um time reserva, o Fogão empatou com o Boavista por 1 a 1, no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, pela 10ª rodada do Estadual.
Retorno de Caçapa e busca por técnico
Em 2023, Caçapa comandou o Botafogo por quatro jogos (venceu todos) como interino e foi para o RWD Molenbeek, da Bélgica. Agora, ele retornou como auxiliar permanente e para comandar o time de forma interina no lugar de Carlos Leiria, enquanto o clube procura um novo técnico.
Estreia de Rwan Cruz e foco na Recopa
De olho na Recopa Sul-Americana, o Botafogo poupou o time principal e entrou com os reservas contra o Boavista. Além do retorno de Caçapa, o duelo deste sábado marcou a estreia do centroavante Rwan Cruz, contratado junto ao Ludogorets, da Bulgária.
O Jogo
O Boavista teve a primeira chance de perigo, com Matheus Alessandro chutando para fora após bom passe de Zé Vitor. O Botafogo respondeu com Kauê, mas também sem sucesso.
Aos 37 minutos, Zé Mateus cruzou e Marcos Paulo finalizou, Léo Linck defendeu, mas Zé Vitor aproveitou o rebote para abrir o placar para o Boavista.
No segundo tempo, o Botafogo quase empatou logo no início, com Kauê e Rwan Cruz perdendo boas chances. Caçapa fez mudanças na equipe, e Kayke Queiroz empatou aos 32 minutos, após cruzamento de Cuiabano. O jogo terminou empatado em 1 a 1.
Próximos desafios
Com o empate, o Botafogo agora tem 13 pontos e está na quinta colocação do Campeonato Carioca. O Fogão aguarda o restante da rodada para definir suas chances de classificação para a semifinal. Já o Boavista, com 11 pontos, está na décima colocação.
O Botafogo agora se prepara para a decisão da Recopa Sul-Americana, com o jogo de ida contra o Racing na quinta-feira, na Argentina. Pelo Campeonato Carioca, o próximo compromisso é contra o Vasco, no domingo, em São Januário.
O Boavista, por sua vez, tem compromisso pela Copa do Brasil, recebendo o CSA na quarta-feira. No Carioca, enfrenta o Volta Redonda no domingo.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 1 X 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Elcyr Resende, Bacaxá (RJ)
Data: 15/02/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Público: 2.619 presentes
Árbitro: Júlio Cesar de Oliveira
Assistentes: Gustavo Mota Correia e Ana Vitória Trindade Ferreira
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia
Cartão amarelo: Vitor Ricardo, Abner Vinícius, Leandrinho, Diego Loureiro e Lucas Café (Boavista) e Kauê, Kauan Toledo e Rwan Cruz (Botafogo)
Gols: Zé Vitor, aos 37′ do 1ºT (Boavista); Kayke Queiroz, aos 32′ do 2ºT (Botafogo)
BOAVISTA: Diego Loureiro; Vitor Ricardo, Sheldon, Xandão e Mascarenhas; Zé Mateus, Leandrinho (Victor Yan) e Marcos Paulo (Gabriel Conceição); Matheus Alessandro (Lucas Café), Abner Vinícius (Resende) e Zé Vitor (Luisinho). Técnico: Roberto Fonseca.
BOTAFOGO: Léo Linck; Mateo Ponte, Serafim, David Ricardo (Kauã Branco) e Cuiabano; Patrick de Paula, Newton e Kauê (Vitinho Lopes); Yarlen (Kauan Toledo), Rafael Lobato (Kayke Queiroz) e Rwan Cruz. Técnico: Cláudio Caçapa.


Botafogo
Racing atropela o Botafogo e conquista a Recopa Sul-Americana

Em uma noite de pouco brilho para o Botafogo, a equipe carioca foi superada novamente pelo Racing, desta vez por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, ficando com o vice-campeonato da Recopa Sul-Americana. Com gols de Zaracho e Zuculini na etapa final, o time argentino fechou o placar agregado em 4 a 0, consolidando seu domínio sobre o Glorioso.
O Jogo
O confronto começou com o Botafogo tentando pressionar, mas o Racing demonstrou organização defensiva e ofensiva desde os minutos iniciais. Logo aos 4 minutos, um erro na saída de bola do Botafogo permitiu que Salas providenciasse uma defesa importante de John. A equipe carioca, controlando a posse de bola, enfrentava dificuldades em criar oportunidades de gol e ainda sofreu ameaças constantes dos argentinos.
Os visitantes chegaram com perigo várias vezes durante o primeiro tempo, enquanto o Botafogo conseguiu sua primeira chance apenas aos 39 minutos com Alexander Barboza. Seu cabeceio parou em uma defesa impressionante de Arias, com a bola ainda batendo no travessão. No entanto, o primeiro tempo terminou em igualdade, cenário satisfatório para o Racing, que manteve controle defensivo sobre os alvinegros.
O segundo tempo viu o Racing assumir o jogo com maior intensidade. Aos 4 minutos, Zaracho desempatou a partida com um chute preciso dentro da área sem chance para o goleiro John. O cenário ficou ainda mais desafiador para o Botafogo, que se demonstrou abalado e pouco produtivo ofensivamente.
Aos 24 minutos, veio o golpe final: após bonita troca de passes, Zuculini ampliou a vantagem para o Racing com um gol dentro da área. Com isso, o Botafogo perdeu o ímpeto e demonstrou apatia em campo, deixando o Racing dominar as ações até o apito final.
Perspectivas para o Botafogo
O técnico português Renato Paiva, recém-acertado com o Botafogo e presente nos camarotes, observou sua nova equipe na esperança de compreender os ajustes necessários. O Botafogo agora dispõe de um mês até sua estreia no Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras em São Paulo, que ocorrerá no final de março. Esse período será crucial para Renato Paiva implementar suas ideias e tentar reverter o início de temporada conturbado do time alvinegro.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 2 RACING
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27/02/2025
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
VAR: Juan Soto (Venezuela)
Cartões amarelos: Gregore, Jair e Alexander Barboza (Botafogo); Vietto, Nardoni e Martínez (Racing)
GOLS: Zaracho, aos 4′ do 2º T; Zuculini, aos 24′ do 2º T; (RACING)
BOTAFOGO: John, Vitinho (Mate Ponte), Alexander Barboza, Jair e Alex Telles; Gregore (Rwan Cruz), Marlon Freitas e Jefferson Savariano (Newton); Artur (Jeffinho), Igor Jesus e Matheus Martins (Kayke). Técnico: Cláudio Caçapa
RACING: Gabriel Arias, Di Cesare (Conti), Colombo e Quirós; Martirena (Mura), Nardoni, Zuculini (Almendra) e Gabriel Rojas; Luciano Vietto (Zaracho), Maximiliano Salas e Adrián Martínez (Solari). Técnico: Gustavo Costas
-
Libertadores6 dias atrás
Sorteio da Libertadores 2025 define rivais; brasileiros buscam a glória eterna
-
Tênis5 dias atrás
João Fonseca estreia com vitória de virada no Masters 1000 de Miami
-
seleção brasileira7 dias atrás
Dorival Jr. analisa confronto contra a Colômbia e projeta evolução da Seleção nas Eliminatórias
-
seleção brasileira5 dias atrás
Vinicius Júnior salva o Brasil nos acréscimos em vitória dramática sobre a Colômbia
-
Campeonato Mato-Grossense4 dias atrás
Mato-grossense: Cuiabá vira o jogo e leva vantagem para a Arena Pantanal
-
seleção brasileira4 dias atrás
Após cortes e suspensões, Brasil recebe novos nomes para desafio contra Argentina
-
Tênis4 dias atrás
João Fonseca brilha em Miami e avança à terceira fase do Masters 1000
-
eliminatórias da copa - américa do sul11 horas atrás
Brasil sofre humilhante goleada para a Argentina