Copa do Mundo
Holanda desencanta no fim e derrota o Senegal na estreia na Copa
Os gols demoraram, mas a Holanda conseguiu a vitória sobre a Seleção do Senegal, no Estádio Al Thumama, em Doha, nesta segunda-feira (21.11), na Copa do Mundo FIFA de 2022.
Depois de um jogo muito equilibrado, Gakpo e Klaassen marcaram nos minutos finais para dar aos holandeses a primeira vitória no Catar.
Com seu tradicional jogo ofensivo, a Holanda tentou controlar mais as ações da partida desde os primeiros minutos. A Laranja Mecânica chegou a criar boas oportunidades, mas pecou na hora de finalizar – e teve lances em que nem chegou a chutar no gol. O Senegal, por sua vez, apostava na ousadia e na velocidade de Ismaila Sarr, que levava perigo nos contra-ataques.
Na segunda etapa, o Senegal pressionou bastante a Holanda e chegou a ameaçar o goleiro Noppert, que fez pelo menos duas boas defesas para evitar o pior. Quando o jogo parecia se encaminhar para um 0 a 0, Frenkie De Jong lançou a bola na área e encontrou Gakpo, que desviou de cabeça para abrir o placar. No minuto final da partida, Depay apertou contra-ataque, Mendy espalmou e Klaassen aproveitou o rebote para definir o jogo.
Com o resultado, a Holanda está empatada com o Equador na liderança do Grupo A. Os dois se enfrentam na próxima rodada. O Senegal, por sua vez, divide a lanterna da chave com o Catar, seu adversário na segunda rodada.
o momento chave

A bola jogou muito pelos ares do estádio Al Thumama antes de chegar à cabeça de Cody Gakpo. Em um lançamento teleguiado de De Jong, o atacante foi vigilante para se antecipar à saída equivocada de Edouard Mendy e balançar a rede do Senegal.
O gol foi um respiro para uma Holanda que pouco produzia no segundo tempo. As principais chances naquele momento eram senegalesas, mas o golpe de Gakpo acabou sendo fatal para os “Leões de Teranga”. Na sequência, saiu até mesmo o segundo gol holandês, pelos pés de Klaassen.
Número

A Holanda deu apenas três chutes certos em toda a partida; os três foram nos lances dos gols. A primeira finalização com boa direção dos holandeses no jogo foi a cabeçada de Cody Gakpo. A segunda foi o chute de Depay, que Mendy espalmou nos pés de Klaassen. O rebote foi justamente a terceira finalização no gol, definindo o confronto. Do outro lado, foram 15 finalizações de Senegal, quatro na meta, que pararam na noite inspirada de Andries Noppert.
Craque do jogo

Autor do primeiro gol, Cody Gakpo foi eleito pelos torcedores como o Budweiser Player of the Match de Senegal x Holanda. Aos 23 anos de idade, o atacante marcou em sua primeira partida da Copa do Mundo FIFA e abriu as portas para a vitória holandesa na estreia do Mundial do Qatar.
O que ele disse

“O Senegal se fechou quando tinha a bola. Se você perde a bola no meio, está aberto e eles podem, é claro, levar perigo com a velocidade. Temos que melhorar isso, porque o Equador também tem velocidade e pode nos atingir nos contra -ataques. Teremos que trabalhar nisso, mas só pode melhorar daqui em diante. É o que sinto.” Virgil Van Dijk , capitão da Holanda
Copa do Mundo
Sorteio da Copa do Mundo de 2026; veja chave do Brasil
A capital americana foi palco, nesta sexta-feira (05.12), do aguardado sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que será sediada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. Com um formato inédito que expande o torneio para 48 seleções, divididas em 12 chaves com quatro equipes cada, a competição promete ser a maior e mais abrangente da história do futebol.
O Brasil, pentacampeão mundial, conheceu seus adversários e foi alocado no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia. A Canarinho terá seus primeiros desafios nos dias 13 (sábado), 19 (sexta) e 24 de junho (quarta). A FIFA prometeu divulgar a tabela completa, com horários e locais dos confrontos, neste sábado, às 14h (de Brasília).
Entre os outros gigantes do futebol, a atual campeã Argentina figurou no Grupo J, ao lado de Argélia, Áustria e Jordânia. Já a França, vice-campeã em 2022, integrará o Grupo I, que também contará com Senegal, Noruega e um representante da repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque).
Novo Formato e Caminho Para a Glória
A edição de 2026 trará uma mudança significativa na estrutura da competição. Pela primeira vez, 48 seleções disputarão o Mundial, exigindo que o time campeão dispute oito partidas até levantar a taça. Isso se deve à inclusão de uma fase de 16-avos de final, anterior às tradicionais oitavas.
Para avançar ao mata-mata, classificarão os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos, além dos oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 equipes na fase eliminatória.
Calendário e Palcos Históricos
A bola rola para o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2026 em 11 de junho, no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México, marcando um retorno histórico do torneio a um dos seus mais tradicionais palcos. No total, a competição contará com 104 partidas.
A fase de mata-mata terá início em 28 de junho, culminando na grande final em 19 de julho, que será disputada no Estádio MetLife, em Nova Jersey (EUA). A disputa pelo terceiro lugar está marcada para um dia antes, no Estádio Hard Rock, em Miami (EUA).
Os Grupos da Copa do Mundo de 2026:
Grupo A
- México
- África do Sul
- Coreia do Sul
- Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B
- Canadá
- Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia)
- Catar
- Suíça
Grupo C
- Brasil
- Marrocos
- Haiti
- Escócia
Grupo D
- Estados Unidos
- Paraguai
- Austrália
- Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E
- Alemanha
- Curaçao
- Costa do Marfim
- Equador
Grupo F
- Holanda
- Japão
- Repescagem Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
- Tunísia
Grupo G
- Bélgica
- Egito
- Irã
- Nova Zelândia
Grupo H
- Espanha
- Cabo Verde
- Arábia Saudita
- Uruguai
Grupo I
- França
- Senegal
- Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque)
- Noruega
Grupo J
- Argentina
- Argélia
- Áustria
- Jordânia
Grupo K
- Portugal
- Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
- Uzbequistão
- Colômbia
Grupo L
- Inglaterra
- Croácia
- Gana
- Panamá
-
Corrida de São Silvestre6 dias atrásEmoção até o fim! Etíope Muse Gizachew arranca a vitória na 100ª São Silvestre masculina; Brasileiro Fábio Jesus brilha no pódio
-
Palmeiras2 dias atrásPalmeiras anuncia contratação do volante Marlon Freitas: reforço com confiança e ambição
-
Flamengo3 horas atrásCruzeiro bate o pé e recusa proposta milionária do Flamengo por Kaio Jorge
-
Corrida de São Silvestre6 dias atrásSisilia Panga da Tanzânia brilha e conquista a 100ª São Silvestre Feminina; Brasil mantém jejum no Ouro
-
Tênis2 dias atrásATP 250 de Brisbane começa com desfalque de João Fonseca, vitórias de Tiafoe e duelo Australiano empolgante
-
Corinthians2 dias atrásCorinthians se despede de Ángel Romero, ídolo Paraguaio e estrangeiro mais vencedor do clube
-
Santos3 horas atrásGabigol é apresentado e expressa anseio por reestreia no Santos
-
COPA SÃO PAULO JR2 horas atrásPalmeiras inicia Copinha com vitória sobre o Monte Roraima