Copa do Mundo
Marrocos bate Canadá e é o 1º africano a vencer grupo da Copa neste século
Após 24 anos, a África tem de novo um dos seus representantes terminando na primeira colocação do seu grupo em uma Copa do Mundo FIFA.
A responsável por colocar novamente o continente no topo foi a seleção de Marrocos. Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Canadá, nesta quinta-feira (01.12), ela encerrou o Grupo F à frente da Croácia, Bélgica e do seu adversário da última rodada.
A última vez que um africano havia vencido uma chave no Mundial masculino havia sido na França-1998, com a Nigéria. As Super Águias também terminaram na frente nos Estados Unidos-1994. E houve também a liderança de Camarões, na Itália-1990 e do próprio Marrocos, no México-1986.
Essa, aliás, tinha sido a única classificada marroquina para a segunda fase de um Mundial. Nas outras quatro participações, o país já havia sido removido na etapa inicial. Por isso, o avanço no Qatar-2022 foi tão comemorado –seu adversário será conhecido ainda hoje, após a finalização do Grupo E.
Curiosamente, o Canadá também repetiu sua atuação de 1986. Assim como em sua primeira (e anterior) participação no torneio, a nação que será uma das sedes da próxima Copa perdeu todos os três jogos que disputou. A diferença é que, desta vez, consegui fazer gols.

Momento chave

Marrocos precisava só de um empate para garantir sua ida para a próxima fase. Mesmo assim, não abdicou do desejo da vitória e foi recompensado logo no comecinho da partida. Com apenas 4 minutos de jogo, o goleiro do Canadá, Milan Borjan, mandou mal na saída de bola e acabou dando um passe para Hakim Ziyech arrematar de longe, encobri-lo e fazer um belo gol.
Número
No lance do gol do #CAN, o cruzamento de Larin, o desvio do zagueiro no contrapé do goleiro Bono pic.twitter.com/YEZCJd0iV0
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 1, 2022
O centésimo gol anotado no Qatar-2022 foi também o primeiro gol contra da competição. Mas o zagueiro Nayef Aguerd não teve muita culpa no cartório. A bola simplesmente tocou no marroquino depois de cruzamento rasteiro do ataque do Canadá. O desvio foi suficiente para mudar a direção do passe e tirar da jogada o goleiro Bono.
Craque do jogo

Um dos jogadores marroquinos mais importantes no cenário internacional, Achraf Hakimi é o líder técnico da seleção e teve papel essencial na classificação da seleção para a fase final da Copa. Hoje, também foi eleito pelos torcedores como o destaque máximo da partida contra o Canadá.
Copa do Mundo
Espanha conquista bicampeonato mundial e frustra sonho argentino
Após 16 anos de espera, a Espanha voltou a erguer a taça de campeã do mundo. Neste domingo, a Fúria derrotou a Argentina por 1 a 0, na grande final da Copa do Mundo de 2026, disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O gol do título saiu dos pés de Ferrán Torres, já no segundo tempo da prorrogação, coroando uma partida em que os europeus dominaram de ponta a ponta.

Screenshot
O triunfo espanhol guardou semelhanças impressionantes com a primeira conquista mundial do país, em 2010. Assim como naquela ocasião, quando Andrés Iniesta, então jogador do Barcelona, decidiu a final contra a Holanda na prorrogação, desta vez foi um atleta do mesmo clube — Ferrán Torres — quem apareceu no momento decisivo para balançar as redes e garantir o bicampeonato.
A Argentina, por sua vez, perdeu a oportunidade de levantar a taça pela quarta vez e de se juntar a Itália e Brasil como as únicas seleções bicampeãs consecutivas do torneio. Os sul-americanos, que haviam vencido em 1978, 1986 e 2022, não conseguiram repetir o feito.
O jogo
O início da partida foi movimentado. Aos quatro minutos, Lamine Yamal trocou passes com Dani Olmo na entrada da área e arriscou com a perna esquerda. A bola desviou em Lisandro Martínez, mas Dibu Martinez reagiu bem e evitou o gol. A Argentina respondeu imediatamente, com Julián Álvarez roubando a bola no meio e servindo Messi nas costas da zaga. O goleiro Unai Simón, no entanto, saiu rápido e cortou o lance.
A partir desse momento, o jogo perdeu intensidade. A Espanha controlou a posse de bola e só voltou a ameaçar aos 37 minutos, quando Oyarzabal recebeu na entrada da área e bateu rasteiro, parando em Dibu Martinez. Cinco minutos depois, Cucurella tentou de longe e também levou perigo. A Argentina, por sua vez, encerrou o primeiro tempo sem nenhuma finalização a gol, demonstrando dificuldade para escapar da marcação espanhola.
Na segunda etapa, a Fúria manteve a postura ofensiva. Com menos de um minuto, Baena avançou pela esquerda e bateu colocado, mas o goleiro argentino agarrou. Aos 18 e aos 21, Dani Olmo e Ferrán Torres obrigaram Dibu Martinez a trabalhar novamente. Aos 31, Pedri carregou a bola e finalizou em cima do arqueiro. Na sequência, Cubarsí arriscou de fora da área e parou em mais uma defesa.
O cenário se complicou ainda mais para a Argentina aos 47 minutos, quando Enzo Fernández cometeu falta dura em Cubarsí, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais, a Espanha quase definiu o jogo aos 52, em cobrança de falta de Lamine Yamal, mas Dibu Martinez espalmou e enviou a partida para a prorrogação.
No primeiro tempo da prorrogação, o domínio espanhol continuou. Aos dois minutos, Pedri cruzou para Nico Williams, que cabeceou para grande defesa de Dibu Martinez. Aos cinco, Williams chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por falta de Merino em Otamendi. Aos 12, o próprio Merino cabeceou para o chão e viu a bola raspar na trave.
O gol tantas vezes buscado finalmente saiu no primeiro minuto do segundo tempo da prorrogação. Pedro Porro avançou pela direita e cruzou na segunda trave. Nico Williams desviou de cabeça para o meio da área, e Ferrán Torres chegou chutando forte com a perna esquerda, sem chances para o goleiro argentino. O atacante ainda fez o segundo aos sete minutos, mas o lance foi invalidado por impedimento.
A Argentina tentou reagir nos minutos finais. Aos 14, Messi tocou para Simeone, que cruzou rasteiro pela direita. Tagliafico chegou para empurrar, mas a zaga espanhola afastou. Na sequência, Messi cobrou escanteio, a bola sobrou com Simeone, que finalizou por cima do gol.
Para Lionel Messi, a que pode ter sido sua última Copa do Mundo terminou de forma amarga. Marcado de perto pela defesa espanhola, o camisa 10 teve atuação discreta e não conseguiu ultrapassar Kylian Mbappé como maior artilheiro da história da competição. O argentino encerrou o torneio com 21 gols, um a menos que os 22 do francês.
Com 19 finalizações ao longo da partida, a Espanha construiu um desempenho que refletiu a superioridade demonstrada desde o apito inicial. A expulsão de Enzo Fernández no fim do tempo regulamentar acabou sendo o detalhe que abriu caminho para o gol decisivo, mas o controle espanhol já era evidente muito antes.
| FICHA TÉCNICA | ||
|---|---|---|
| Placar |
Espanha 1 X 0 Argentina |
|
| Competição | Copa do Mundo — final | |
| Data | 19 de julho de 2026, domingo | |
| Horário | 16h, de Brasília | |
| Local | MetLife Stadium, Nova Jersey, Estados Unidos | |
| Público | 80.663 torcedores | |
| GOL E CARTÕES | ||
| Gol | Ferrán Torres, aos 1 minuto do segundo tempo da prorrogação | — |
| Cartões amarelos | Nenhum | Lisandro Martínez, Paredes, Enzo Fernández, Lionel Scaloni e Mac Allister |
| Cartão vermelho | Nenhum | Enzo Fernández |
| ARBITRAGEM | ||
| Árbitro | Slavko Vincic (ESL) | |
| Assistentes | Tomaz Klancnik (ESL) e Andraz Kovacic (ESL) | |
| VAR | Bastian Dankert (ALE) | |
| ESCALAÇÕES |
ESPANHA |
ARGENTINA |
| SELEÇÕES | Unai Simón; Pedro Porro, Cubarsí, Laporte (Eric García) e Cucurella; Rodri (Zubimendi), Fabián Ruiz (Pedri) e Dani Olmo (Merino); Lamine Yamal, Álex Baena (Nico Williams) e Oyarzabal (Ferrán Torres). | Dibu Martínez; Montiel (Molina), Cuti Romero (Medina), Lisandro Martínez (Otamendi) e Tagliafico; Enzo Fernández, Mac Allister, De Paul (Simeone) e Messi; Nico González (Paredes) e Julián Álvarez (Senesi). |
| Técnicos | Luis de la Fuente | Lionel Scaloni |
-
Copa do Brasil6 dias atrásPalmeiras goleia o Santos por 3 a 0 e encaminha classificação à semifinal da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásVasco vence o Vitória, com um jogador a menos e abre vantagem nas quartas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil5 dias atrásInter e Grêmio ficam só no empate no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil
-
Brasileirão Série B3 dias atrásCuiabá vence o Botafogo-SP e se aproxima da zona de playoffs da Série B
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSão Paulo encerra jejum de dez jogos e vence o Bragantino no Morumbis
-
Atlético-MG3 dias atrásAtlético-MG vence o Vitória e chega a 13 jogos de invencibilidade na temporada
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSantos vence Corinthians na Neo Química Arena e conquista primeiro clássico de 2026
-
Brasileirão Série A3 dias atrásVasco vence o Cruzeiro em São Januário antes de decisões pela Copa do Brasil