Corinthians
Corinthians goleia Zumbi-AL na estreia da Copinha
Na noite desta terça-feira (3), os Filhos do Terrão fizeram o primeiro confronto na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. Na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, o Timão derrotou o Zumbi por 4 a 0. Os gols alvinegros foram marcados por Matheus Araújo, Pedro, Jean (contra) e Ryan. Com a vitória, o Coringão lidera o grupo 12 no critério de saldo de gols.
Timão escalado
Para a partida diante do Zumbi, o técnico Danilo Andrade escalou um onze inicial formado por: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Thomas, Matheus Araújo e Pedrinho; Guilherme Biro, Pedro e Arthur Sousa. À disposição no banco de reservas estavam: Felipe Longo, Alemão, Renato, Zé Vitor, Ryan, Breno Bidon, Kayke, Wesley e Felipe Augusto.
Primeiro tempo
O Corinthians começou a partida em alta intensidade. Já no começo do duelo, a pressão imposta pelo Timão surtiu efeito. Aos três minutos, após linda troca de passes, Biro lançou Arthur Sousa, que foi derrubado dentro da área. Matheus Araújo bateu cruzado com o pé direito e inaugurou o placar.
Com o gol no início, o Alvinegro seguiu dominando a partida. Aos sete minutos, Biro enfiou a bola para Pedrinho, que dividiu com o goleiro e quase aumentou o marcador.
O Timão seguiu criando oportunidades, deixando o Zumbi acuado no campo defensivo. Aos 11, Biro arriscou de fora da área. A bola desviou na marcação e foi para a linha de fundo.
Logo na sequência, Murillo lançou em profundidade para Léo Mana. O lateral cruzou na medida para Arthur Sousa, que chegou na frente da marcação, mas finalizou para fora.
As triangulações alvinegras aconteciam, mas a equipe não conseguia furar o bloqueio adversário. Aos 22 minutos, Pedro cobrou escanteio fechado e quase marcou gol olímpico.
Pouco depois, a zaga do Zumbi afastou o cruzamento de Arthur Sousa. No rebote, Thomas finalizou de voleio e o goleiro defendeu.
Aos 28, o zagueiro Murillo arriscou de fora da área. O goleiro adversário se atrapalhou para fazer a defesa, mas ficou com a bola.
Na reta final da primeira etapa, mais uma chegada do Timão. Murillo achou Pedrinho na área, mas o camisa 10 cabeceou para fora.
Aos 42 minutos, o primeiro susto da equipe adversária. O atacante do Zumbi ganhou da zaga do Timão, bateu para o gol, mas parou em boa defesa de Kauê.
Segundo tempo
Em busca de manter a velocidade no ataque, o treinador Danilo fez uma mudança no intervalo. Wesley entrou no lugar de Pedrinho, e a etapa final começou com o Corinthians mantendo a pressão no campo adversário.
O Alvinegro seguiu criando oportunidades. Pela direita, Biro enfiou para Arthur Sousa. O camisa 9 cruzou rasteiro para trás e Pedro estufou as redes para marcar o segundo do Timão.
A confiança do Corinthians seguia alta e a pressão intensa. Biro sofreu falta na entrada da área. Matheus Araújo cobrou e o goleiro fez linda defesa. Em seguida, o Timão ampliou o marcador. Aos nove minutos, Pedro cobrou escanteio e Jean cabeceou contra.
Aos 20 minutos, mais mudanças no Corinthians. Saíram Biro, Matheus Araújo e Arthur Sousa para as entradas de Kayke, Ryan e Felipe Augusto.
O Timão continuou com o controle do jogo, e o placar elástico deu tranquilidade à equipe na segunda etapa. Aos 30, Pedro e Thomas saíram, para Breno Bidon e Zé Vitor entrarem.
O Timãozinho seguia implacável no duelo. Aos 32 minutos, Wesley bateu bem de fora da área, obrigando o goleiro adversário a fazer boa defesa.
Em seguida, Ryan aproveitou a bola sobrada dentro da área e bateu rasteiro para fora. Aos 47, porém, o volante não perdeu. Wesley enfiou, a bola desviou na marcação, mas chegou limpa para Ryan deslocar o goleiro e fechar o placar.
Próximo jogo
O segundo jogo da primeira fase do Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece nesta sexta-feira (6), às 21h45, contra o Fast Clube-AM, na Arena Fonte Luminosa.
Brasileirão Série A
Santos vence Corinthians na Neo Química Arena e conquista primeiro clássico de 2026
O Santos derrotou o Corinthians por 1 a 0 neste domingo, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e conquistou sua primeira vitória em clássicos na temporada. O gol do triunfo santista foi marcado pelo volante Christian Oliva, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Corinthians chegou à terceira derrota consecutiva na competição e permanece na 10ª colocação, com 32 pontos. O Santos, por outro lado, alcançou o terceiro jogo seguido sem perder e subiu para a 14ª posição, com 29 pontos. A equipe abriu quatro pontos de vantagem para o Internacional, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.
O jogo
A partida começou marcada pelo equilíbrio e pela pouca produtividade ofensiva. O Corinthians teve maior posse de bola, mas encontrou dificuldades para transformar o domínio em oportunidades. O goleiro Gabriel Brazão pouco trabalhou nos minutos iniciais.
A primeira chance mais perigosa do time da casa ocorreu aos 18 minutos. Matheus Bidu recebeu pela esquerda e finalizou próximo à trave direita do gol santista, mas não conseguiu abrir o placar.
O Santos passou a levar perigo principalmente em lances de bola parada. Aos 32 minutos, Gabriel Paulista interrompeu um contra-ataque e cometeu falta em posição perigosa. Neymar assumiu a cobrança e acertou a trave. No rebote, Christian Oliva apareceu livre diante do gol e completou para as redes, marcando seu primeiro gol com a camisa santista.
Depois de sofrer o gol, o Corinthians tentou avançar suas linhas e buscar o empate antes do intervalo, mas continuou sem encontrar espaços para criar jogadas claras. O Santos manteve a vantagem até o fim da primeira etapa.
Na volta do intervalo, o cenário pouco mudou. O Corinthians continuou com mais posse, porém não conseguia superar a marcação adversária nem finalizar com frequência. O Santos, por sua vez, apostava em uma postura mais cautelosa e nas oportunidades de contra-ataque.
A equipe corintiana melhorou a produção ofensiva a partir dos 20 minutos. Aos 21, Dieguinho aproveitou uma sobra após bate e rebate na área e finalizou com força, mas Gabriel Brazão fez uma boa defesa para evitar o empate.
Dois minutos depois, Memphis também teve uma oportunidade. Após receber passe de Kaio César, o atacante holandês bateu de primeira, mas mandou a bola por cima do gol santista.
Nos minutos finais, o Corinthians seguiu controlando a bola, mas não conseguiu transformar a superioridade em chances efetivas. O Santos também teve dificuldades para encaixar os contra-ataques e passou a administrar o resultado.
A melhor oportunidade da reta final, no entanto, foi do Peixe. Aos 49 minutos, Davizinho fez boa jogada e deixou Christian Oliva em condições de finalizar. O volante ficou livre, mas chutou por cima da meta.
Sem sofrer pressão decisiva nos instantes finais, o Santos confirmou a vitória por 1 a 0 e garantiu três pontos importantes na luta para se afastar da parte inferior da tabela.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Partida | Corinthians 0 x 1 Santos |
| Competição | Campeonato Brasileiro — 25ª rodada |
| Local | Neo Química Arena, São Paulo (SP) |
| Data | 30 de agosto de 2026, domingo |
| Horário | 16h, horário de Brasília |
| Público | 47.099 torcedores |
| Renda | R$ 3.284.703,18 |
| Cartões amarelos | Corinthians: Gabriel Paulista, Raniele e Garro; Santos: Lucas Veríssimo, Willian Arão e Barreal |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Gol | Christian Oliva, aos 32 minutos do 1º tempo, pelo Santos |
| Árbitro | Wilton Pereira Sampaio (GO) |
| Assistentes | Rafael da Silva Alves (RS) e Leone Carvalho Rocha (GO) |
| Quarto árbitro | Luiz Augusto Silveira Tisne (SC) |
| VAR | Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) |
| Corinthians | Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (Matheus Pereira), Allan (Pedro Raul) e Rodrigo Garro; Kaio César, Dieguinho (Gui Negão) e Memphis Depay. Técnico: Fernando Diniz. |
| Santos | Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Escobar; Willian Arão, Gustavo Henrique (Christian Oliva), Gabriel Bontempo (Rony) e Barreal (Rollheiser); Neymar e Gabigol (Davizinho). Técnico: Cuca. |
-
Copa do Brasil6 dias atrásPalmeiras goleia o Santos por 3 a 0 e encaminha classificação à semifinal da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásVasco vence o Vitória, com um jogador a menos e abre vantagem nas quartas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil5 dias atrásInter e Grêmio ficam só no empate no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil
-
Brasileirão Série B3 dias atrásCuiabá vence o Botafogo-SP e se aproxima da zona de playoffs da Série B
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSão Paulo encerra jejum de dez jogos e vence o Bragantino no Morumbis
-
Atlético-MG3 dias atrásAtlético-MG vence o Vitória e chega a 13 jogos de invencibilidade na temporada
-
Brasileirão Série A2 dias atrásSantos vence Corinthians na Neo Química Arena e conquista primeiro clássico de 2026
-
Brasileirão Série A3 dias atrásVasco vence o Cruzeiro em São Januário antes de decisões pela Copa do Brasil