Brasileirão Série A
Cruzeiro perde invencibilidade de 16 jogos ao ser derrotado pelo Ceará no Mineirão
A impressionante sequência de 16 partidas sem derrota do Cruzeiro chegou ao fim neste domingo (27.07), em pleno Mineirão, ao ser superado pelo Ceará por 2 a 1, de virada, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado pode custar a liderança para a equipe mineira, que agora soma 34 pontos, apenas um a mais que o Flamengo, vice-líder, e dois à frente do Palmeiras, terceiro colocado.
O Cruzeiro começou a partida de forma avassaladora e abriu o placar aos 3 minutos, após falha do goleiro Bruno Ferreira, aproveitada por Kaio Jorge, que marcou seu 13º gol no Brasileirão. O time celeste continuou pressionando, mas o Ceará soube reagir e empatou ainda na primeira etapa, aos 38 minutos, com Galeano subindo sozinho para marcar de cabeça após cobrança de escanteio.
Na volta do intervalo, a Raposa buscou reassumir o domínio do jogo, mas foi novamente surpreendida. Aos 14 minutos, Fernandinho cruzou e Galeano, mais uma vez, balançou as redes, virando o placar para os visitantes. O Ceará chegou a marcar o terceiro com Marcos Victor, mas o gol foi anulado por impedimento após revisão do VAR.
O Cruzeiro foi para o abafa nos minutos finais, mas parou em defesas seguras de Bruno Ferreira e na zaga do Vozão, que garantiram a vitória para a equipe cearense. Com o triunfo, o Ceará saltou para a nona posição da tabela, somando 21 pontos.
Agora, o Cruzeiro volta as atenções para a Copa do Brasil, onde enfrenta o CRB, na quarta-feira (30), no Mineirão, pela partida de ida das oitavas de final. Na sequência, enfrenta o Botafogo, fora de casa, no domingo, pela 18ª rodada do Brasileirão. O Ceará, por sua vez, terá a semana livre e só volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Flamengo na Arena Castelão, em Fortaleza.
A derrota acende o sinal de alerta na Toca da Raposa e pode fazer o time mineiro perder a liderança do Brasileirão, caso o Flamengo vença o Atlético-MG ainda nesta rodada.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 2 CEARÁ
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 27/07/2025
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Aylon (Ceará)
GOLS: Kaio Jorge, aos 3 do 1ºT (Cruzeiro); Galeano, aos 38 do 1ºT e aos 14 do 2ºT (Ceará)
CRUZEIRO: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki (Bolasie); Lucas Silva, Lucas Romero, Eduardo (Gabigol) e Matheus Pereira; Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
CEARÁ: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, William Machado e Matheus Bahia; Richardson (Rafael Ramos), Diego (Lucas Mugni) e Lourenço (Fernando Sobral); Galeano (Lucas Lima), Pedro Henrique (Fernandinho) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé
Brasileirão Série A
Flamengo goleia Chapecoense na Arena Condá e mantém perseguição ao líder Palmeiras
O Flamengo voltou ao Campeonato Brasileiro com uma vitória convincente. Na noite desta quarta-feira, o Rubro-Negro derrotou a Chapecoense por 4 a 0, na Arena Condá, em Chapecó, pela 19ª rodada da competição.
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 37 pontos e manteve a diferença de sete para o líder Palmeiras, que também venceu na rodada e alcançou 44 pontos. A equipe carioca, no entanto, tem um jogo a menos que o primeiro colocado. A Chapecoense permanece na última posição, com apenas nove pontos, metade da pontuação do Remo, atual 19º colocado.
O jogo
A Chapecoense teve a primeira oportunidade perigosa do confronto. Aos 17 minutos, Giovanni Augusto recebeu dentro da área e finalizou rasteiro. Rossi se esticou e espalmou a bola, evitando o gol dos donos da casa.
O Flamengo respondeu aos 26 minutos e abriu o placar. Pedro recebeu passe de Bruno Henrique na área, livrou-se da marcação e bateu rasteiro para superar o goleiro Matheus Aurélio.
A vantagem aumentou aos 38 minutos. Emerson Royal avançou pelo lado direito e cruzou para a área. Na disputa pelo alto, Rafael Thyere desviou contra a própria meta e marcou gol contra, deixando o Flamengo em situação confortável antes do intervalo.
O time carioca voltou do vestiário disposto a definir o confronto rapidamente. Logo aos três minutos da segunda etapa, Pedro tentou encontrar Lorran com um passe de letra. Bruno Pacheco tentou cortar, mas o jovem rubro-negro se antecipou, finalizou e aproveitou o rebote de Matheus Aurélio para marcar o terceiro.
A Chapecoense não conseguiu reagir, e o Flamengo continuou controlando a partida. Aos 41 minutos, Samuel Lino chutou da entrada da área. Pedro desviou de cabeça no caminho da bola e completou a goleada no interior de Santa Catarina.
Na próxima rodada, a Chapecoense enfrentará o Santos no sábado, dia 25 de julho, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.
O Flamengo volta a campo no domingo, dia 26, no Maracanã, contra o São Paulo. A partida pela 20ª rodada do Brasileirão está marcada para as 18h30.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar |
Chapecoense 0 x 4 Flamengo |
| Competição | Brasileirão Série A — 19ª rodada |
| Local | Arena Condá, Chapecó (SC) |
| Data | 22 de julho de 2026 (quarta-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Chapecoense: Bruno Pacheco |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Gols | Pedro, aos 26′ do 1º tempo (Flamengo); Rafael Thyere, contra, aos 38′ do 1º tempo (Flamengo); Lorran, aos 3′ do 2º tempo (Flamengo); Pedro, aos 41′ do 2º tempo (Flamengo) |
| Árbitro | Rafael Rodrigo Klein (RS) |
| Assistentes | Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) |
| VAR | Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG) |
| Chapecoense | Matheus Aurélio; Everton, Rafael Thyere, Eduardo Doma, Bruno Pacheco; Camilo, David Antunes (Ênio), Vinícius Balieiro (Bruno Matias), Giovanni Augusto (Kássio); Bolasie (Neto Pessoa) e Marcinho (Rubens Tadeu). Técnico: Eduardo Domínguez. |
| Flamengo | Rossi; Emerson Royal, Vitão, Léo Pereira (Danilo), Ayrton Lucas (Alex Sandro); Erick Pulgar, Jorginho (Evertton Araújo), Samuel Lino; Gonzalo Plata (Lorran), Pedro e Bruno Henrique (Arrascaeta). Técnico: Leonardo Jardim. |
-
Brasileirão Série B5 dias atrásCuiabá perde para o Juventude e fica estacionado na 11ª posição da Série B
-
Brasileirão Série A5 dias atrásGrêmio tropeça fora de casa, perde para o Mirassol e segue à beira do Z-4
-
Flamengo5 dias atrásFlamengo vence Olimpia por 4 a 2 no último amistoso antes da retomada do Brasileirão
-
Botafogo6 dias atrásCom um gol nos acréscimos, Botafogo vence Santos e respira no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásFluminense arranca empate nos acréscimos com gol de cabeça e segura terceira posição
-
Brasileirão Sub-206 dias atrásPalmeiras vira sobre o Corinthians e garante vaga na semifinal do Brasileirão sub-20
-
Brasileirão Série A6 dias atrásVitória vence e afunda o Vasco na zona de rebaixamento
-
Copa do Mundo5 dias atrásFrança e Inglaterra disputam terceiro lugar da Copa do Mundo após queda nas semifinais