campeonato gaúcho
Internacional vence o Grêmio e conquista o Campeonato Gaúcho após nove anos

Em um clássico eletrizante, o Internacional empatou em 1 a 1 com o Grêmio, no Beira-Rio, e sagrou-se campeão do Campeonato Gaúcho, com um placar agregado de 3 a 1. O gol de Valência, para o Inter, e o de Wagner Leonardo, para o Grêmio, selaram o destino da taça. A vitória quebrou um jejum de nove temporadas, já que o Colorado não vencia o Gauchão desde 2016.
Hegemonia colorada ampliada
Com a conquista, o Internacional chega ao seu 46º título do Campeonato Gaúcho, consolidando-se como o maior campeão da história da competição. O Grêmio, que vinha de um heptacampeonato (2018-2024), estaciona nas 43 taças.
Além do título, o Colorado impediu que o Imortal Tricolor alcançasse o inédito octacampeonato. Apenas o próprio Internacional havia conseguido tal feito, entre os anos de 1969 e 1976.
Próximos desafios: Campeonato Brasileiro
Com o Gauchão decidido, as equipes voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O Internacional fará sua estreia no dia 29 (sábado), às 21h (de Brasília), contra o Flamengo, no Maracanã. Já o Grêmio iniciará a competição diante do Atlético-MG, em casa, às 18h30, também no dia 29.
O Jogo: emoção do início ao fim
O primeiro tempo foi marcado por muita disputa e poucas chances claras de gol. No entanto, a emoção explodiu na segunda etapa.
O Internacional inaugurou o marcador aos 11 minutos do segundo tempo, com um golaço de Enner Valencia. Em uma falta distante do gol defendido por Volpi, o atacante assumiu a cobrança e mandou a bola no ângulo esquerdo, incendiando o Beira-Rio.
A reação do Grêmio veio pouco depois, mas não foi o suficiente para evitar o vice-campeonato. Em uma falta pelo lado direito do campo de ataque, Lucas Esteves cobrou fechado e Wagner Leonardo apareceu para cabecear firme para o fundo das redes, diminuindo a vantagem colorada.
A tensão aumentou nos minutos finais, culminando em uma confusão que resultou na expulsão de Aguirre, do Internacional, e Dodi, do Grêmio.
A torcida colorada celebrou a conquista do título com muita festa no Beira-Rio, enquanto o Grêmio lamenta a perda da hegemonia no Campeonato Gaúcho. Agora, ambos os clubes se preparam para o desafio do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉNCICA
INTERNACIONAL 1 X 1 GRÊMIO
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 16/03/2025
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Nailton Junior de Sousa Oliveira
Cartões amarelos: Vitinho, Aguirre e Borré (Interncional); Igor Serrote, Villasanti e Lucas Esteves (Grêmio)
Cartões vermelhos: Aguirre (Internacional); Dodi (Grêmio)
GOL: Enner Valencia, aos 11′ do 2ºT (Internacional); Wagner Leonardo, aos 17′ do 2ºT (Grêmio)
INTER: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel (Rogel) e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo), Alan Patrick e Vitinho (Thiago Maia); Carbonero (Wesley) e Enner Valencia (Borré). Técnico: Roger Machado
GRÊMIO: Tiago Volpi; Igor Serrote (João Lucas), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti (Pavón) e Edenílson (Monsalve); Oliveira (Dodi), Amuzu (Arezo) e Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros


campeonato gaúcho
Inter surpreende Grêmio na Arena e larga na frente na final do Gauchão

O Internacional deu um passo importante rumo ao título do Campeonato Gaúcho ao vencer o Grêmio por 2 a 0, em plena Arena do Grêmio, neste sábado (08.03). Carbonero e Alan Patrick foram os autores dos gols que garantiram a vantagem para o Colorado no jogo de ida da grande final.
Com o resultado, o time comandado pelo técnico Roger Machado pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta, no Beira-Rio, para conquistar o título, algo que não acontece desde 2016. O Grêmio, por sua vez, precisa vencer por três ou mais gols de diferença para levantar o troféu pelo oitavo ano consecutivo.
O segundo e decisivo jogo da final está marcado para o próximo domingo, dia 16 de março, às 16 horas (de Brasília), no Beira-Rio. Antes disso, o Grêmio volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrentará o Athletic-MG na quarta-feira, às 19h30, pela segunda fase.
O Jogo
O Internacional não se intimidou com a festa da torcida gremista e dominou o primeiro tempo. Aos 22 minutos, Vitinho driblou Pavon na ponta direita e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a área e encontrou Carbonero, que dominou e finalizou com categoria para abrir o placar.
Apenas três minutos depois, Carbonero se transformou em garçom. O colombiano disparou pela esquerda e cruzou para Alan Patrick, que completou para o fundo da rede, ampliando a vantagem colorada.
Na volta do intervalo, o Grêmio tentou reverter o placar. Os mandantes pressionaram e criaram diversas chances para marcar.
Aos 12 minutos, Cristian Oliveira finalizou com perigo, após ser acionado por Camilo. Na sequência, Gustavo Martins foi travado por Victor Gabriel na hora certa. Edenílson arriscou de longe e acertou a trave aos 23 minutos.
Na reta final, o Tricolor seguiu pressionando, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio colorado. Aos 44 minutos, Arezo chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento.
Com a vitória, o Internacional conquista uma importante vantagem para o jogo de volta e se aproxima do título do Campeonato Gaúcho.
FICHA TÉNCICA
GRÊMIO 0 X 2 INTERNACIONAL
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 08 de março de 2025, sábado
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Bruno Boschilia
VAR: Daiane Muniz
Cartões amarelos: Gustavo Martins (Grêmio); Bernabéi (Inter)
GOLS: Carbonero, aos 22 do 1ºT, e Alan Patrick, aos 25 do 1ºT (Inter)
GRÊMIO: Tiago Volpi; João Pedro, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo (Dodi), Villasanti, Cristian Olivera, Monsalve (Edenílson) e Pavón (Amuzu); Braithwaite. Técnico: Leandro Desábato
INTER: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo), Alan Patrick (Borré) e Vitinho (Luis Otávio); Carbonero (Wesley) e Enner Valencia (Gustavo Prado). Técnico: Roger Machado
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Palmeiras domina o Derby, vence o Corinthians e assume a liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Juventude vira o jogo contra o Ceará e conquista vitória no Brasileirão
-
brasileirão feminino6 dias atrás
Palmeiras vira clássico e assume a liderança do Brasileirão Feminino contra o Corinthians
-
Bragantino6 dias atrás
Bragantino vence Botafogo e conquista primeira vitória no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
São Paulo cede empate ao Cruzeiro e segue sem vitória no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Flamengo assume a liderança do Brasileirão com vitória sobre o Grêmio em Porto Alegre
-
brasileirão feminino3 dias atrás
Palmeiras atropela o Flamengo e assume a liderança do Brasileirão Feminino
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico