Palmeiras
Zé Rafael renova com Palmeiras até fim de 2025 e comemora “volta por cima”
O Palmeiras acertou neste início de ano a renovação de contrato do meio-campista Zé Rafael de dezembro de 2024 até dezembro de 2025. Um dos destaques alviverdes nas últimas temporadas, o camisa 8 palestrino festejou o acordo e o bom momento no Verdão.
“Estou muito motivado por esse novo contrato, por essa nova oportunidade. Fico contente com todo o reconhecimento, é fruto de muito trabalho e dedicação, minha e todos os meus companheiros. Fico feliz também por dar a volta por cima e estar conquistando esse espaço no Palmeiras, por estar conquistando a torcida também. E, claro, muito motivado para fazer mais um grande ano e que a gente possa continuar conquistando e marcando nosso nome na história do clube”, afirmou o ‘Trem’.
Desde 2019 no Maior Campeão do Brasil, Zé soma 214 partidas (sendo 171 como titular), 22 gols e 19 assistências, além do bicampeonato da CONMEBOL Libertadores 2020 e 2021, do bicampeonato paulista de 2020 e 2022, da Copa do Brasil de 2020, da Recopa Sul-Americana de 2022 e do Campeonato Brasileiro de 2022. “Estou feliz por tudo que vivi e tenho vivido aqui no Palmeiras. Foi um início muito difícil, uma adaptação complicada, algumas cobranças altas e acho que, ao longo destes anos, com muito trabalho e dedicação em silêncio, fazendo sempre o meu melhor, consegui colher bons frutos. Agora é seguir desfrutando e trabalhando para conquistar novas coisas”, disse o meio-campista, eleito o melhor volante no Prêmio Bola de Prata da última edição do Brasileiro.

Aos 29 anos, Zé, que auxilia muito na evolução dos jovens da posição Danilo e Gabriel Menino por exemplo, valorizou também a ascensão das sete Crias campeãs da Copa São Paulo de 2022 ao elenco profissional. “Esse é o processo: sete meninos novos integraram agora com a gente, eles já faziam parte do nosso grupo e acabaram não jogando tanto no ano passado porque compunham também o Sub-20 ainda. Mas esse ano eles estão com a gente e sabemos da qualidade deles, temos bons meninos que vão agregar muito e nos ajudar com essa mescla com os jogadores com mais experiência e que têm mais rodagem. Espero que a gente possa ajudar muito uns aos outros e buscar novos títulos”, finalizou.
Em 2022, além dos sete gols (sua temporada mais artilheira no clube junto de 2019), Zé foi o vice-líder de desarmes do elenco na temporada, com 104, atrás apenas de Marcos Rocha, com 109, e já é o 73º atleta com mais duelos na história do clube, com 214, logo atrás do zagueiro Gustavo Gómez, com 217.
Treino da manhã
No treino desta manhã, os jogadores, após ativação na sala de musculação, foram divididos em três equipes de dez (contando os goleiros). Em uma metade do campo, dois times se enfrentavam enquanto o outro ficava fora. Quem ganhava enfrentava a terceira equipe e assim sucessivamente.
Libertadores
Palmeiras perde para o Cerro e adia vaga nas oitavas da Libertadores
O Palmeiras desperdiçou a chance de garantir antecipadamente a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Cerro Porteño, na noite desta quarta-feira (20.05), no Allianz Parque, pela quinta rodada da fase de grupos. O único gol da partida foi marcado por Vegetti, e a atuação abaixo do esperado fez o time deixar o gramado sob vaias da torcida.
Além de frustrar os planos de confirmação da vaga, o resultado também encerrou uma longa sequência invicta do clube alviverde como mandante no torneio continental. O revés colocou fim a uma série de 27 partidas sem derrota em casa pela Libertadores.
Na tabela, o tropeço custou caro. O Palmeiras perdeu a liderança do Grupo F e caiu para a segunda colocação, com oito pontos, sendo ultrapassado pelo próprio Cerro Porteño, que chegou a dez. A equipe comandada por Abel Ferreira ainda corre o risco de terminar a rodada fora da zona de classificação, já que o Sporting Cristal pode alcançar nove pontos se vencer seu compromisso. Com isso, o Verdão pode cair para o terceiro lugar antes da rodada final.
O jogo
O Palmeiras até começou melhor e criou as primeiras oportunidades. Logo aos quatro minutos, Allan puxou contra-ataque e encontrou Jhon Arias, que finalizou de dentro da área para defesa de Martín Arias. Pouco depois, Emi Martínez tentou acionar Flaco López em profundidade, mas exagerou na força do passe. Aos 14, Emiliano Martínez ainda levou perigo em cabeçada após jogada de escanteio.
A melhor chance palmeirense no primeiro tempo veio aos 26 minutos. Flaco López ajeitou para Jhon Arias, que bateu de frente para o gol e parou no goleiro. No rebote, Giay serviu novamente Flaco, mas o atacante argentino finalizou em cima da marcação. Na sequência, Murilo deixou Flaco em boa condição, e o camisa 42 bateu cruzado. A bola ainda desviou em Martín Arias antes de acertar a trave.
O Cerro Porteño respondeu em lances pontuais, principalmente nas bolas paradas. Aos 33 minutos, Cecilio Domínguez cobrou falta para a área, a bola quicou na frente de Carlos Miguel, que conseguiu intervir e afastar o perigo. Nos minutos finais da etapa inicial, o Palmeiras ainda tentou pressionar, mas sem conseguir transformar o volume em gol.
Se no primeiro tempo o Verdão não aproveitou as oportunidades, no início da etapa final foi punido. Logo aos dois minutos, Torres recebeu pelo meio e abriu na direita para Cecilio Domínguez. O meia cruzou rasteiro para Vegetti, que apareceu para concluir e colocar os paraguaios em vantagem no Allianz Parque.
O gol abalou o Palmeiras, que passou a ter mais posse de bola, mas encontrou dificuldade para transformar o domínio territorial em chances claras. Aos dez, o Cerro quase ampliou com Cecilio Domínguez, que dominou pelo alto, passou por Arthur e obrigou Carlos Miguel a fazer grande defesa.
A resposta alviverde veio de maneira tímida. Aos 28, Jhon Arias tentou em chute fechado e mandou perto da trave. Já aos 35, Flaco López voltou a desperdiçar uma chance decisiva. Após cruzamento de Arias, o argentino subiu livre na área, mas cabeceou no travessão. Nos minutos finais, Murilo ainda lançou Gustavo Gómez, que escorou para Luighi finalizar, mas o lance já estava invalidado por impedimento.
Sem conseguir reagir, o Palmeiras confirmou a derrota em casa, perdeu a invencibilidade de 17 jogos na temporada e deixou a classificação às oitavas em aberto. Na última rodada, o time brasileiro enfrentará o Junior Barranquilla, enquanto o Cerro Porteño tentará confirmar a liderança da chave.
O próximo compromisso do Palmeiras será no sábado (23), às 21h, diante do Flamengo, no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Cerro Porteño volta a campo no domingo (24), às 17h, contra o Rubio Ñú, pelo Campeonato Paraguaio, no estádio General Pablo Rojas, em Assunção.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Palmeiras 0 x 1 Cerro Porteño-PAR | |
| Competição | Copa Libertadores (5ª rodada) |
| Local | Allianz Parque, em São Paulo (SP) |
| Data | 20 de maio de 2026 (quarta-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Público | 32.873 torcedores |
| Renda | R$ 2.406.541,03 |
| Cartões amarelos – Palmeiras | Arthur, Andreas Pereira e Gustavo Gómez |
| Cartões amarelos – Cerro Porteño | Piris da Motta, Jorge Morel e Guillermo Benítez |
| Cartão vermelho | Nenhum |
| Árbitro | Yael Falcon Perez (ARG) |
| Assistentes | Cristian Navarro (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG) |
| VAR | Hector Paletta (ARG) |
| Gol | Vegetti, aos 2′ do 2ºT (Cerro Porteño) |
| Palmeiras | Carlos Miguel; Giay (Mauricio), Gustavo Gómez, Murilo e Arthur; Marlon Freitas, Andreas Pereira (Lucas Evangelista) e Emiliano Martínez (Paulinho); Allan (Luighi), Jhon Arias e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira |
| Cerro Porteño | Martín Arias; Fabrício Domínguez, Velázquez e Matías Pérez; Jorge Morel, Piris Da Motta, Cecilio Domínguez (Iturbe) e Chaparro (Guillermo Benítez); Noguera (Jonathan Torres), Klimowicz (César Bobadilla) e Vegetti. Técnico: Ariel Holan |
-
Botafogo7 dias atrásBotafogo vence o Corinthians, que volta à zona de rebaixamento do Brasileiro
-
Bahia7 dias atrásBahia empata com o Grêmio e amplia sequência sem vitórias no Brasileirão
-
seleção brasileira6 dias atrásAncelotti convoca Brasil para a Copa de 2026 e Neymar volta à Seleção após quase três anos
-
Fluminense5 dias atrásFluminense vence o Bolívar por 2 a 1 e continua na briga por vaga na Libertadores
-
copa sul-americana5 dias atrásSão Paulo sofre empate do Millonarios no Morumbis em estreia de Dorival Júnior na Sul-Americana
-
Athletico-PR7 dias atrásFlamengo empata com o Athletico-PR e chega pressionado para duelo com o Palmeiras
-
Cruzeiro5 dias atrásCruzeiro busca empate na Bombonera, segura o Boca e assume liderança do Grupo D
-
copa sul-americana4 dias atrásSantos deixa vitória escapar na Vila, empata com o San Lorenzo e se complica na Sul-Americana