Brasileirão Série B
Santos é campeão da serie B do Brasileirão
O Santos ergueu a taça do Brasileirão Série B Betnacional, neste domingo (17), com direito à muita festa, na Vila Belmiro, em Santos. A celebração pela conquista ocorreu logo após a derrota para o CRB-AL por 2 a 0, com gols de Facundo Labandeira e Kleiton, pela 37ª rodada. Campeã da competição desde esse sábado (16), a partir do empate do Novorizontino-SP com o Paysandu, a torcida santista esgotou os ingressos e lotou o Alçapão com cerca de 16 mil pessoas.
Com o resultado da partida entre paulistas e paraenses, o clube santista, antes mesmo de jogar, garantiu o título, pois não pode mais ser alcançado. Tinha 68 pontos contra 64 de Mirassol e Novorizontino, que têm apenas mais um jogo a disputar e conseguem chegar apenas a 67 pontos. Diante do revés para os alagoanos, o Alvinegro Praiano manteve os 68 pontos, com 20 vitórias, oito derrotas, nove empates, 56 gols marcados e 30 sofridos.
Santos ergueu a taça do Brasileirão Série B
RETORNO DA LENDÁRIA 10
No minuto 10, a partida foi paralisada para a oficialização do retorno do número 10, que não foi utilizado pelo Santos ao longo da disputa da Série B. O capitão santista, Diego Pituca, pegou a camisa e a mostrou à Vila Belmiro, que aplaudiu e se emocionou com a homenagem ao maior jogador de todos os tempos. Até jogadores do CRB reverenciaram o momento.
Camisa 10 de Pelé voltará a ser usada pelo Santos na Série A de 2025
FESTA SANTISTA
Muito antes de a bola rolar, os torcedores já se aglomeravam nos arredores da Vila Belmiro. A estátua de Zito, ídolo santista e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira nas Copas de 1958 e 1962, já apontava em direção ao estádio, avisando o lugar onde todo santista deveria estar para comemorar o título.
Comemoração do Santos pelo título do Brasileirão Série B
Nas ruas e nos bares que contornam o Estádio Urbano Caldeira, predominavam incontáveis faixas, bandeiras e quadros em alusão à vitoriosa história do Santos e à grandeza de um clube bicampeão mundial, tricampeão da Libertadores e responsável por revelar o maior atleta de todos os tempos: o Pelé. O Rei é um dos inúmeros craques que passaram pelo clube, ao lado de Pepe, Zito, Clodoaldo, Coutinho, Carlos Alberto Torres, Neymar, Gilmar, Manga, Jair Rosa Pinto, entre outros.
O clima do Estádio Urbano Caldeira era festivo, de festejo pelo retorno do Santos à elite do futebol brasileiro. Nas arquibancadas, assim que o árbitro Ramon Abatti Abel apitou o início do duelo, ecoaram cânticos de incentivo para que o Santos conquistasse a última vitória em casa. Não foi possível, porém, diante do ímpeto do CRB de se afastar da zona de rebaixamento.
Festa da torcida do Santos na chegada do ônibus à Vila Belmiro
Apesar da derrota, o Santos chegou ao título do Brasileirão Série B Betnacional e, por isso, já se garantiu na terceira fase da Copa Betano do Brasil de 2025.
Depois de se despedir da Vila Belmiro nesta temporada, o Santos irá encerrar sua participação na Série B de 2024 no próximo domingo (24), contra o Sport, às 18h30, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 38ª rodada. Em 2025, o Glorioso Alvinegro Praiano, como dita o seu hino, estará de volta à elite do futebol brasileiro.
Brasileirão Série B
Santos vence Coritiba e retorna à Série A do Brasileirão
Em uma noite memorável para os torcedores do Santos, o time garantiu seu retorno à elite do futebol brasileiro ao vencer o Coritiba por 2 a 0 no estádio Couto Pereira, em Curitiba, nesta segunda-feira. A partida, válida pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi marcada por gols de Wendel Silva e Otero, que selaram a vitória do Peixe.
Com este triunfo, o Santos assegurou sua vaga na Série A, liderando a tabela com 68 pontos, uma vantagem confortável de 11 pontos sobre o Ceará, que ocupa a quinta posição e só pode alcançar mais oito pontos nas rodadas restantes. Sob o comando do técnico Fábio Carille, o Alvinegro Praiano está a um passo de conquistar o título da Segunda Divisão. A equipe poderá se sagrar campeã já no próximo domingo, caso vença o CRB na Vila Viva Sorte, em partida marcada para as 16 horas (horário de Brasília), pela 37ª rodada. O Mirassol, atual vice-líder, segue na cola com 63 pontos.
Por outro lado, o Coritiba permanece na 10ª colocação, com 50 pontos. O time paranaense volta a campo no domingo, às 16 horas, para enfrentar a Chapecoense fora de casa.
Primeiro tempo
A partida começou com muita intensidade no Couto Pereira. Determinado a garantir o acesso, o Santos não perdeu tempo e partiu para o ataque. Aos 19 minutos, Wendel Silva aproveitou um passe preciso de Giuliano e, com um chute potente, abriu o placar para os visitantes.
O Coritiba, em desvantagem, buscou o empate com determinação. O goleiro santista Gabriel Brazão foi um dos destaques, realizando defesas importantes, como a de um chute de Ronier aos 24 minutos e, logo em seguida, uma defesa espetacular em um arremate de Frizzo, além de impedir o gol de Brumado no rebote.
Após o susto, o Santos retomou o controle do jogo. Aos 30 minutos, Otero tentou surpreender em uma cobrança de falta de longa distância, mas foi parado por uma bela defesa de Pedro Morisco. No entanto, aos 40 minutos, Otero teve outra chance em um tiro livre e, desta vez, não perdoou, acertando um chute no ângulo e ampliando a vantagem do Peixe.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Coritiba tentou reagir e diminuir a diferença. Frizzo cobrou uma falta perigosa, mas Gabriel Brazão estava atento e fez mais uma defesa crucial. Com o passar do tempo, o time da casa perdeu o ímpeto e encontrou dificuldades para ameaçar o gol adversário.
O Santos, por sua vez, adotou uma postura mais defensiva, controlando a posse de bola e administrando o resultado. Com isso, o ritmo do jogo diminuiu, e o placar permaneceu inalterado até o apito final, confirmando a vitória santista por 2 a 0 e a festa dos jogadores e torcedores no gramado do Couto Pereira.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 2 SANTOS
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 11/11/2024
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (AB-SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (AB-SC) e Bruno Muller (CD-SC)
Cartões amarelos: Marcelo Benevenuto (Coritiba); Wendel Silva (Santos)
GOLS: Wendel Silva, aos 19′ do 1ºT e Otero, aos 40′ do 1ºT (Santos)
CORITIBA: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson; Zé Gabriel, Geovane Meurer (Henrique Melo) e Josué (Alef Manga); Matheus Frizzo (Brandão), Lucas Ronier e Júnior Brumado (Robson). Técnico: Jorginho.
SANTOS: Gabriel Brazão; Hayner, João Basso, Gil (Luan Peres) e Escobar; João Schmidt, Sandry e Giuliano Willian Bigode); Otero (Laquintana), Wendel Silva (Furch) e Guilherme (Patrick). Técnico: Fábio Carille.
-
Brasileirão Série A7 dias atrás
Cruzeiro é vaiado após empate com o Grêmio no Mineirão
-
Botafogo4 dias atrás
Botafogo conquista Libertadores de forma épica e entra para a história
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Bahia vence Cuiabá de virada e respira na reta final do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Corinthians vira para cima do Criciúma e cola no G8 do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Vasco busca empate heroico contra lanterna Atlético-GO, mas torcida protesta em São Januário
-
Brasileirão Série A3 dias atrás
Grêmio vence São Paulo e respira na luta contra o rebaixamento
-
seleção brasileira3 dias atrás
Seleção Brasileira fecha 2024 com vitória sobre a Austrália
-
Bragantino3 dias atrás
Bragantino e Cruzeiro empatam e seguem com objetivos distantes no Brasileirão