DE VOLTA PRA CASA
Como previsto, São Paulo não venceu o River Plate e foi eliminado da Libertadores
O São Paulo está fora da Libertadores! Tricampeão do torneio e um dos brasileiros com mais tradição na competição, o time perdeu para o River Plate por 2 a 1 nesta quarta-feira (30) e, com uma rodada de antecedência, não tem mais chances de classificação no Grupo D.
Com apenas 4 pontos somados nas cinco rodadas já disputadas, o Tricolor não consegue mais alcançar River Plate e LDU, que, com 10 e 12 pontos, respectivamente, já estão classificados. Para evitar um fim ainda mais melancólico no torneio, o time do Morumbi recebe, no dia 20 de outubro, o Binacional, em disputa direta para definir quem fica em terceiro no grupo e se classifica para a Copa Sul-Americana.
Precisando da vitória para seguir com chances de se classificar, o São Paulo entrou em campo com uma formação bastante ofensiva, com apenas Tchê Tchê de volante, e Daniel Alves, Hernanes, Igor Gomes e Vitor Bueno municiando o atacante Pablo.
Se pouco criava com a bola no chão, o São Paulo foi premiado em uma bola parada aos 29. Reinaldo cobrou escanteio da esquerda e Diego Costa testou firme para deixar tudo igual.
O gol deu moral e o Tricolor passou a se aventurar mais no campo de ataque. Mas o River é fatal. O vice-campeão da Libertadores em 2019 encaixou um contra-ataque e, após bela jogada de Matías Suárez, Julian Álvarez apareceu sozinho para fazer 2 a 1 aos 36.
Apesar de precisar da virada para seguir com chances de passar de fase, o São Paulo pouco ameaçou no começo do segundo tempo. E por pouco não levou o terceiro.
Mais uma vez explorando a frágil marcação de Reinaldo, Borré apareceu livre pela direita e bateu cruzado. A bola passou perto do gol de Volpi.
O tempo foi passando e o cenário não mudava. O São Paulo até tentava, mas esbarrava na falta de técnica de seus jogadores. Enquanto isso, o River, com o resultado que lhe era favorável, somado ao cansaço de disputar apenas o seu terceiro gol após a longa parada causada pela pandemia de coronavírus, também não se arriscava e esperava mais um dos vários erros do sistema defensivo tricolor.
Já nos acréscimos, um princípio de confusão tomou conta do campo. Nada que alterasse o placar e decretasse mais um vexame para a vasta lista de fracassos recentes do Tricolor!
Corinthians
Corinthians vence Rosario Central e avança às quartas da Libertadores
O Corinthians está entre os oito melhores clubes da Copa Libertadores. Mesmo atuando em desvantagem numérica durante boa parte do segundo tempo, o Timão venceu o Rosario Central por 1 a 0 nesta quinta-feira (20), na Neo Química Arena, e garantiu a classificação para a próxima fase.
Após o empate sem gols no duelo de ida, disputado na Argentina, a equipe alvinegra precisava de uma vitória simples diante da torcida. O gol da classificação foi marcado por Breno Bidon, aos 34 minutos da etapa final, após cruzamento de Memphis Depay.
O atacante holandês havia começado a partida no banco de reservas, mas entrou aos 25 minutos do segundo tempo, substituindo Pedro Raul. Pouco depois, participou diretamente do lance que definiu o confronto.
Nas quartas de final, o Corinthians terá pela frente o Estudiantes, da Argentina, que eliminou a Universidad Católica, do Chile. A Conmebol ainda não confirmou as datas, mas os jogos estão previstos para ocorrer entre os dias 8 e 17 de setembro.
Com a eliminação, o Rosario Central, que contou com o experiente Ángel Di María, deixou a competição.
O jogo
Empurrado pelos torcedores, o Corinthians tomou a iniciativa no início do jogo e criou a primeira oportunidade perigosa aos 13 minutos. Kaio César avançou pela direita, cortou para o meio e finalizou colocado, mas o goleiro Ledesma conseguiu fazer a defesa.
O Rosario Central passou a equilibrar as ações e tentou responder com chutes de média distância. Aos 33 minutos, Gastón Ávila recebeu espaço no meio-campo e arriscou uma finalização forte com a perna esquerda. A bola ganhou efeito e passou perto do travessão de Hugo Souza.
Apesar da movimentação, o time argentino encontrou dificuldades para acionar Di María, principal referência técnica da equipe. O primeiro tempo terminou sem gols.
Raniele é expulso
A etapa final começou com muita disputa e tensão. Aos 12 minutos, Raniele atingiu Copetti com a trava da chuteira durante uma dividida. Após revisão do árbitro de vídeo, o jogador corinthiano recebeu cartão vermelho, deixando o Timão com dez atletas.
Com um jogador a mais, o Rosario Central passou a pressionar em busca do gol. Aos 28 minutos, Copetti ganhou uma disputa com Gabriel Paulista e ficou em condições de finalizar diante de Hugo Souza, mas mandou a bola por cima da meta, desperdiçando uma grande oportunidade.
O Corinthians aproveitou o erro dos argentinos e abriu o placar aos 34 minutos. Memphis Depay cobrou uma falta em direção à pequena área, e Breno Bidon se antecipou à marcação para desviar com a ponta do pé e colocar a bola nas redes.
Nos minutos finais, o Rosario Central tentou reagir, mas o sistema defensivo corinthiano conseguiu suportar a pressão. A equipe paulista administrou a vantagem até o apito final e confirmou a classificação para as quartas de final da Libertadores.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar | Corinthians 1 x 0 Rosario Central |
| Competição | Libertadores — jogo de volta das oitavas de final |
| Local | Neo Química Arena, em São Paulo (SP) |
| Data | 20 de agosto de 2026, quinta-feira |
| Horário | 21h30, de Brasília |
| Público | 46.552 torcedores |
| Renda | R$ 3.818.916,00 |
| Cartões amarelos | Raniele (Corinthians) |
| Cartões vermelhos | Raniele (Corinthians) |
| Árbitro | Alexis Herrera (VEN) |
| Assistentes | Lubin Torrealba (VEN) e Antoni Garcia (VEN) |
| VAR | Nicolás Gallo (COL) |
| Gol | Breno Bidon, aos 34′ do 2ºT (Corinthians) |
| Corinthians | Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Carrillo, Breno Bidon (João Pedro Tchoca) e Rodrigo Garro; Kaio César (Charles) e Pedro Raul (Memphis Depay) |
| Técnico | Fernando Diniz |
| Rosario Central | Ledesma; Coronel, Ovando, Gastón Ávila e Sández (Marco Ruben); Ibarra (Julián Fernández) e Navarro (Badaloni); Alan Rodríguez, Di María e Campaz (Cantizano); Copetti |
| Técnico | Jorge Almirón |
-
copa sul-americana6 dias atrásSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Corinthians6 dias atrásCorinthians vence Rosario Central e avança às quartas da Libertadores
-
copa sul-americana6 dias atrásVasco goleia Olimpia no Paraguai e avança às quartas de final da Sul-Americana
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFluminense vira sobre o Remo no Maracanã e chega a sete jogos de invencibilidade no Brasileirão
-
Brasileirão Série B4 dias atrásCuiabá empata com o Goiás e segue na briga pelo G6
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSão Paulo perde para a Chapecoense e chega a dez jogos sem vencer no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásCruzeiro vira sobre o Flamengo no Mineirão e impede Rubro-Negro de assumir a liderança
-
Brasileirão Série A3 dias atrásPalmeiras goleia Vasco por 4 a 1 e amplia vantagem na liderança do Brasileirão
