Atlético-MG
São Paulo derrota o Atlético-MG e recupera vantagem no topo Brasileirão
O Tricolor recuperou a vantagem de sete pontos na liderança do Campeonato Brasileiro! Na noite chuvosa desta quarta-feira (16), com a drenagem impecável do Morumbi, o São Paulo derrotou o vice-líder Atlético-MG por 3 a 0 e se distanciou no topo da tabela.
Com o triunfo após o revés no Majestoso do último final de semana, fora de casa, a equipe são-paulina abriu novamente sete pontos na tabela. Agora, o Tricolor detém 53 pontos em 26 rodadas e é seguido pelos atleticanos, com 46, e pelo Flamengo, com 45.
Líder isolado do torneio, o São Paulo fará uma pausa na disputa do Brasileirão para iniciar a briga por uma vaga na final da Copa do Brasil: na próxima quarta-feira (23), às 21h30, em Porto Alegre, enfrentará o Grêmio no duelo de ida da semifinal.
Para encarar os atleticanos, o time não contou com Walce (cirurgia no joelho), Liziero (cirurgia no tornozelo), Paulinho e Lucas Perri (transição do REFFIS para o gramado) e Luciano (pequeno estiramento no músculo adutor da coxa esquerda).
O técnico Fernando Diniz escalou a equipe com Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Dani Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Brenner.
No primeiro tempo, o Tricolor largou na frente com um golaço de Igor Gomes aos 24 minutos: o jovem meia acertou um lindo chute cruzado da entrada da área, após receber passe de Tchê Tchê, e abriu o placar! 1 a 0!
Na volta para a etapa complementar, os visitantes até criaram situações de perigo, mas o Tricolor soube conter os ataques e teve tranquilidade para ampliar aos 37 minutos: Gabriel Sara aproveitou assistência de Vitor Bueno e anotou o segundo gol! 2 a 0!
E missão de fechar a grande vitória nesta noite chuvosa coube ao atacante Toró! Aos 45 minutos, o camisa 18 recebeu pela esquerda, trouxe para o meio e finalizou com categoria para dar números finais ao confronto: 3 a 0!
Atlético-MG
Atlético-MG vence Athletico-PR e garante permanência na Série A
Neste domingo, o Atlético-MG conquistou uma vitória crucial ao derrotar o Athletico-PR por 1 a 0 na Arena MRV, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol decisivo foi marcado por Rubens, assegurando ao Galo não apenas a permanência na Série A, mas também uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025. Com este resultado, o clube mineiro encerrou sua campanha na 12ª posição, somando 47 pontos.
O confronto começou com um clima de tensão, refletindo a importância do resultado para ambas as equipes. Logo no início, o Atlético-MG teve a primeira chance clara de gol. Rubens, em uma jogada de velocidade, superou a marcação de Belezi, mas parou em uma defesa segura do goleiro Mycael.
O Athletico-PR, por sua vez, só conseguiu ameaçar no final do primeiro tempo, quando Pablo cabeceou por cima do gol, sem sucesso. Na segunda etapa, o Galo continuou pressionando. Fausto Vera arriscou de fora da área, e Scarpa quase surpreendeu com um gol olímpico.
O Furacão respondeu com um chute perigoso de Cuello, que Everson defendeu com segurança. Mycael também brilhou ao defender um chute potente de Hulk, mantendo o placar inalterado até então.
Aos 25 minutos do segundo tempo, o momento decisivo do jogo: Erick, ao perder na corrida para Rubens, cometeu pênalti. Hulk cobrou, mas Mycael defendeu. No entanto, Rubens aproveitou o rebote e, com um chute certeiro, garantiu o gol da vitória para o Atlético-MG.
O Athletico-PR ainda tentou reagir com Nikão, que chutou forte, mas Everson estava atento e fez a defesa. Após essa tentativa, o Atlético-MG se fechou defensivamente, assegurando os três pontos.
Com a derrota, o Athletico-PR foi rebaixado para a Série B, terminando o campeonato na 17ª posição com 42 pontos, após as vitórias de Fluminense e Bragantino. O Red Bull Bragantino, com 44 pontos, escapou do rebaixamento, ficando como a primeira equipe fora da zona de degola. A vitória do Galo, portanto, foi um alívio para a torcida, que viu o time escapar do descenso e garantir uma vaga em competição continental.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 ATHLETICO-PR
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (BH)
Data: 08/12/2024
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Klein (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
Cartões amarelos: Canobbio, Fernandinho e Thiago Heleno (Athletico-PR); Palacios, Everson e Igor Gomes (Atlético-MG)
GOL: Rubens, aos 27′ do 2ºT (Atlético-MG)
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia (Igor Rabello), Battaglia, Alonso e Guilherme Arana; Rubens (Igor Gomes), Alan Franco, Fausto Vera (Lyanco) e Gustavo Scarpa; Hulk (Vargas) e Deyverson (Alisson). Técnico: Lucas Gonçalves
ATHLETICO-PR: Mycael; Léo Godoy (Nikão), Belezi, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando); Erick (Christian), Fernandinho (João Cruz) e Felipinho (Emersonn); Canobbio, Cuello e Pablo. Técnico: Lucho González
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Corinthians goleia o Bahia na Neo Química Arena
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Vasco vence Atlético-MG em São Januário e garante vaga na Sul-Americana
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Flamengo vence Criciúma e afunda Tigre na luta contra o rebaixamento
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Juventude vence São Paulo no Morumbi e garante permanência na Série A
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Botafogo vence Inter e fica a um empate do título
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Vitória e Grêmio empatam em jogo decisivo por vaga na Sul-Americana
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Palmeiras vence o Cruzeiro de virada e segue sonhando com o título brasileiro
-
Brasileirão Série A1 dia atrás
Corinthians brilha e fecha Campeonato Brasileiro com vitória histórica sobre o Grêmio