eliminatórias da copa - américa do sul
André exalta Maracanã e destaca importância do jogo contra a Argentina
O volante André, da Seleção Brasileira, exaltou o Maracanã, palco da partida contra a Argentina, marcada para terça-feira (21), às 21h30, no Maracanã, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. No estádio, ele foi campeão da Libertadores pelo Fluminense no começo do mês.
“É um lugar em que fomos campeões recentemente. Um lugar especial. Ainda não sei quem vai jogar, mas tenho certeza que será um jogo muito especial, voltar ao Maracanã, onde me sinto em casa, e jogar um Brasil e Argentina se torna mais especial ainda. Está sendo um mês de novembro diferente para mim, realizando sonhos, creio que tem tudo para nosso time chegar e fazer uma partida histórica”.
André reforçou a importância do apoio da torcida.
“É um jogo, por se tratar do superclássico, que tem um peso maior. Como falei antes, nosso time está no processo, vamos entrar para competir, jogar de igual para igual. Nossa seleção tem os melhores jogadores do mundo, não tem por que trazer esse peso todo para nós. É um jogo no Maracanã, que a torcida possa comparecer, nos apoiar, estar os 90 minutos do nosso lado, isso será importante. Sabemos que é um momento de adaptação, resultados não estão vindo, torcedor fica chateado. No último jogo, contra a Colômbia, todo mundo ficou muito triste por estar ganhando e levar um gol aos 75 e outro aos 78, de cruzamento. Nosso time ficou chateado, mas não tem jeito, é trabalhar firme, competir e trazer o torcedor para o nosso lado”.
eliminatórias da copa - américa do sul
Brasil empata com Uruguai em casa e termina 2024 sob vaias da torcida
A Seleção Brasileira encerrou o ano de 2024 com um empate amargo e sob vaias da torcida na Arena Fonte Nova. Nesta terça-feira, o Brasil ficou no 1 a 1 com o Uruguai pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Valverde abriu o placar para os visitantes, e Gerson empatou para os donos da casa.
Com o resultado, a equipe comandada por Dorival Júnior caiu para a quinta colocação, com 18 pontos, seis a mais que a Venezuela, primeira equipe fora da zona de classificação. A Celeste, por sua vez, se manteve na vice-liderança, com 20 pontos, três a menos que a Argentina.
A Seleção Brasileira volta a campo apenas em março de 2025, pela próxima Data FIFA. Os confrontos serão contra a Colômbia, em casa, e Argentina, fora, pelas Eliminatórias. O Uruguai, por sua vez, recebe a Argentina e visita a Bolívia. A Conmebol ainda não divulgou a tabela detalhada.
O jogo
No primeiro tempo, com o apoio da torcida, o Brasil dominou a posse de bola, mas encontrou dificuldades para penetrar na defesa uruguaia. Apesar de trocar muitos passes na entrada da área, as finalizações foram escassas. Vinicius Júnior teve a melhor chance logo aos dois minutos, chutando forte após passe de Gerson, mas a bola saiu à esquerda do gol de Rochet. O Uruguai respondeu aos 20 minutos com Pellistri, que desperdiçou boa oportunidade dentro da área. Nos acréscimos, Igor Jesus cabeceou após escanteio de Raphinha, mas Rochet fez boa defesa.
Na segunda etapa, o Brasil voltou mais agressivo. Savinho e Vinicius Júnior levaram perigo logo no início. No entanto, aos nove minutos, Valverde recebeu na entrada da área, puxou para o meio e finalizou com precisão, abrindo o placar para o Uruguai. A vantagem uruguaia durou pouco. Aos 16, após boa troca de passes e cruzamento de Raphinha, Gerson aproveitou a sobra e empatou o jogo com um belo voleio. O Brasil pressionou em busca da virada, com Martinelli e Vinicius Júnior criando boas oportunidades, mas Rochet e a defesa uruguaia impediram a reação brasileira. Mesmo com cinco atacantes em campo na reta final, o Brasil não conseguiu furar o bloqueio uruguaio e a partida terminou empatada, sob as vaias da torcida insatisfeita com o desempenho da Seleção.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 1 URUGUAI
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 19/11/2024
Hora: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Cartões amarelos: Raphinha, Paquetá, Gabriel Magalhães (Brasil); Ugarte, Varela (Uruguai)
GOLS: Gerson, aos 16′ do 2ºT (Brasil); Valverde, aos 9′ do 2ºT (Uruguai)
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); Bruno Guimarães (André), Gerson (Paquetá) e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus (Luiz Henrique) e Savinho (Estêvão). Técnico: Dorival Júnior
URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Valverde, Ugarte e Betancur; Pellistri (Puma Rodríguez), Darwin Nuñez (Aguirre) e Araújo (Cristian Olivera). Técnico: Marcelo Bielsa
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Corinthians goleia o Bahia na Neo Química Arena
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Vasco vence Atlético-MG em São Januário e garante vaga na Sul-Americana
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Flamengo vence Criciúma e afunda Tigre na luta contra o rebaixamento
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Juventude vence São Paulo no Morumbi e garante permanência na Série A
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Botafogo vence Inter e fica a um empate do título
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Vitória e Grêmio empatam em jogo decisivo por vaga na Sul-Americana
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Palmeiras vence o Cruzeiro de virada e segue sonhando com o título brasileiro
-
Brasileirão Série A13 horas atrás
Corinthians brilha e fecha Campeonato Brasileiro com vitória histórica sobre o Grêmio