Copa do Brasil
Em um jogo emocionante, Vasco vence Fortaleza nos pênaltis e avança às oitavas da Copa do Brasil
Após um confronto eletrizante no estádio de São Januário, o Vasco conquistou a vitória sobre o Fortaleza nos pênaltis e garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com um empate por 3 a 3 no tempo normal, os times se enfrentaram em uma disputa acirrada que terminou em 5 a 4 a favor do Cruzmaltino.
O duelo teve início com um gol do Fortaleza, marcado por Marinho aos sete minutos de jogo. Porém, o Vasco não se intimidou e empatou aos 16, com Vegetti convertendo um pênalti. A partida seguiu movimentada, com chances para ambos os lados, resultando em mais quatro gols marcados ao longo dos 90 minutos.
No segundo tempo, o Fortaleza chegou a ficar à frente no placar novamente, mas o Vasco não desistiu e igualou o marcador mais uma vez. Com uma atuação destacada de Payet e Lucas Piton, a equipe carioca virou o jogo aos 30 minutos, apenas para sofrer o empate nos minutos finais.
Com a igualdade persistindo, a decisão foi para os pênaltis. Após uma série de cobranças bem executadas, foi Léo Jardim, do Vasco, que brilhou ao defender a última penalidade do Fortaleza e garantir a classificação do time carioca para a próxima fase da competição.
Essa vitória rende ao Vasco um montante de 3,3 milhões de Reais e mantém viva a esperança dos torcedores do Cruzmaltino na busca pelo título da Copa do Brasil. Agora, a equipe se prepara para enfrentar novos desafios nas oitavas de final e seguir em busca de mais conquistas nesta temporada.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 (5) X (4) 3 FORTALEZA
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Terça-feira, 21 de maio de 2024
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-Fifa) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Wagner Reway (PB-VAR-Fifa)
Cartões amarelos: João Victor, Payet, PH (Vasco); Marinho (Fortaleza)
Gols:
VASCO: Vegetti, aos 16 min do 1º tempo, e aos 20 min do 2º tempo; Piton, aos 30 min do 2º tempo
FORTALEZA: Marinho, aos 7 min do 1º tempo; Lucero, aos 9 e Hércules aos 43 min do 2º tempo
VASCO: Léo Jardim, João Victor (Puma Rodríguez), Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza, Galdames (Mateus Carvalho) e Payet; Adson (PH), David (Rayan) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva (Interino)
FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Titi (Kervin) e Felipe Jonatan; José Welison, Matheus Rossetto (Hércules) e Pochettino (Machuca); Marinho (Yago Pikachu), Lucero e Breno Lopes (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Copa do Brasil
Corinthians vence o Barra e confirma vaga nas oitavas da Copa do Brasil
O Corinthians confirmou a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira ao derrotar o Barra por 1 a 0 na Neo Química Arena, no jogo de volta da quinta fase. Com o resultado, o time paulista fechou o confronto com 2 a 0 no placar agregado e assegurou presença entre os 16 clubes que seguem na disputa.
O gol da vitória foi marcado por Yuri Alberto, que voltou a balançar as redes depois de nove partidas sem marcar. O atacante, assim, encerrou sua maior sequência sem gols desde setembro defendendo o clube do Parque São Jorge.
O jogo
No primeiro tempo, o Corinthians teve as principais ações ofensivas e criou as melhores oportunidades. Logo aos oito minutos, Garro não conseguiu o domínio, a bola ficou com Yuri Alberto, que acabou derrubado perto da área, pelo lado esquerdo. Na cobrança da falta, o próprio camisa 8 bateu rasteiro e acertou a trave direita do goleiro Ewerton.
A equipe alvinegra voltou a levar perigo aos 20 minutos. Rodrigo Garro encontrou Yuri Alberto em boa condição, o atacante invadiu a área e finalizou de perna esquerda, mas parou na defesa do goleiro do Barra. Pouco depois, aos 28, Breno Bidon também assustou. Após cruzamento rasteiro de Angileri, ele finalizou de primeira e novamente viu Ewerton impedir o gol corintiano.
Na volta do intervalo, o Barra começou tentando ter mais controle da bola, mas o Corinthians retomou o domínio conforme as alterações feitas por Fernando Diniz surtiram efeito. Aos 12 minutos, Kaio César, recém-colocado em campo, fez jogada individual dentro da área e obrigou Ewerton a trabalhar. No rebote, Garro arriscou de fora, mas mandou para fora.
A pressão corintiana aumentou na reta final. Aos 31, Gabriel Paulista aproveitou sobra após cobrança de falta de Rodrigo Garro e acertou a trave direita. Três minutos mais tarde, Breno Bidon quase abriu o placar mesmo escorregando no momento da conclusão, exigindo outra grande defesa do goleiro adversário.
O gol que definiu a partida e a classificação saiu aos 38 minutos do segundo tempo. Allan roubou a bola no campo de ataque, Garro pegou a sobra e serviu Yuri Alberto. Com tranquilidade, o atacante tocou por cobertura na saída de Ewerton e garantiu a vitória do Corinthians diante da torcida.
Classificado, o Corinthians agora aguarda o sorteio da CBF para conhecer o adversário da próxima fase. Até o momento, além do time paulista, já estão garantidos nas oitavas Juventude, Chapecoense, Remo, Atlético-MG, Athletico-PR, Internacional, Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Santos, Vasco e Grêmio.
Antes de voltar o foco para a Copa do Brasil, o Corinthians terá compromisso pelo Campeonato Brasileiro no domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, às 20h, o Barra enfrenta o Anápolis, no Estádio Jonas Duarte, pela sétima rodada da Série C.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Corinthians 1 x 0 Barra | |
| Competição | 5ª fase da Copa do Brasil | Volta |
| Local | Neo Química Arena, em São Paulo (SP) |
| Data | 14 de maio de 2026 (quinta-feira) |
| Horário | às 19h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Lingard (Corinthians) | Vavá e Lazaroni (Barra) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Arbitragem | Árbitro: Marcelo de Lima Henrique; Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa; VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior |
| Gols | Yuri Alberto, aos 38′ do 2ºT (Corinthians) |
| Corinthians | Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Gabriel Paulista e Angileri (Matheus Bidu); Allan, André (Kaio César), Rodrigo Garro (Dieguinho) e Bidon; Lingard (Zakaria Labyad) e Yuri Alberto (Pedro Raul) |
| Técnico do Corinthians | Fernando Diniz |
| Barra | Ewerton; Fábio, Jean Pierre, Everton Alemão e Da Rocha (Bernabé); Cleiton Tetê, Vavá (Pablo Gabriel) e Matheus Barbosa; Cléo Silva (Lazaroni), Vinícius Popó (Saymon) e Gabriel Silva |
| Técnico do Barra | Bernardo Franco |
-
Brasileirão Série A5 dias atrásGrêmio vira sobre o Santos, empurra o Peixe para o Z4 e amplia pressão no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásSão Paulo sai na frente, cede empate ao Botafogo no fim e amplia jejum no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásAthletico vira sobre o Remo no Mangueirão e assume o quarto lugar no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásCruzeiro vence a Chapecoense no Mineirão e sobe na tabela
-
Brasileirão Série A5 dias atrásFlamengo é goleado pelo Palmeiras no Maracanã
-
Brasileirão Série A5 dias atrásMirassol vence o Fluminense e interrompe reação tricolor no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásCorinthians vence o Atlético-MG com gol no fim e ganha fôlego na tabela
-
Corinthians7 dias atrásCorinthians busca empate no Uruguai, garante liderança do Grupo E e segue invicto na Libertadores