Vasco
Luxemburgo faz análise do time e incentiva para próxima partida
Apesar do resultado negativo, o Vasco permaneceu na mesma posição na tabela, com 32 pontos. Vanderlei declarou que a atuação da equipe durante os 90 minutos, não foi convincente. Disse ainda que o maior prejuízo foi ter perdido para um adversário que está lá embaixo na tabela e ressaltou que a equipe terá que buscar esse resultado negativo de alguma forma.
– Era um confronto direto. O prejuízo é que perdemos para um adversário que está lá embaixo na tabela. E com uma vitória hoje avançaríamos para 35 pontos e ficaríamos muito próximos do nosso objetivo inicial. Não tivemos uma atuação convincente. O segundo tempo, com um jogador a menos, a equipe se dedicou, correu bastante, mas não foi o suficiente para conseguirmos o resultado. Mas é uma situação que poderia acontecer. Vamos ter que buscar esse resultado negativo em casa de outra maneira – disse Vanderlei Luxemburgo.
Restando nove partidas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Vasco ainda tem seus objetos a cumprir. Vanderlei Luxemburgo tranquilizou a todos dizendo que o resultado da partida não muda em nada a situação da equipe e que todos irão continuar correndo atrás dos seus objetivos.
– Ainda temos nove jogos e essa conta que estamos fazendo é de 12 jogos. Se tivéssemos ganhado hoje, não terminaríamos a competição, nem teríamos ficado na Primeira Divisão. Perdemos hoje e também não muda nada. Nós continuamos correndo atrás da manutenção da equipe na Primeira Divisão.
Confira outros trechos da entrevista:
Expulsão do Henrique
– Eu ainda não vi o take. Preciso ver o take para fazer uma análise e não falar bobagem. Perder um jogador no primeiro tempo é sempre muito ruim. Mas gostaria de dar uma olhada para interpretar. Tem lances que você tem a intenção de dar a cotovelada e tem lances que você não tem, mas acontece, é algo do jogo. Por isso gostaria de dar uma olhada e falar sobre o que aconteceu.
Substituições na partida
– Eu tenho um lateral jogando no meio-campo, que já jogou algumas vezes de lateral-esquerdo. Por que eu vou trocar um jogador ainda no primeiro tempo? E como ele atuou bem na lateral, não teve nenhum problema ali, eu preferi deixar do que fazer a substituição. Depois eu fiz a substituição vendo o que o Coritiba ia fazer.
Volta de Benítez
– Ficou claro que ele precisa de mais jogo. Você não tem como levar 15 dias preparando o jogador, porque não dá tempo. Você tem que usar o jogador, como usei. Vamos ver agora na representação para ver como vamos preparar o time para quarta-feira. Vamos ver o que podemos fazer.
copa sul-americana
Vasco sofre virada do Olimpia no Paraguai, perde liderança e se complica na Sul-Americana
O Vasco saiu derrotado pelo Olimpia por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (20.05), no estádio Defensores del Chaco, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, e viu a liderança do Grupo G escapar. Depois de abrir o placar ainda no fim do primeiro tempo, a equipe carioca não conseguiu sustentar a vantagem na etapa final, sofreu a virada e agora chega pressionada à última rodada da chave.
O único gol vascaíno foi marcado por Cuesta, enquanto Mateo Gamarra, Hugo Sandoval e Ferreira balançaram as redes para o time paraguaio. Com o resultado, o Vasco permaneceu com sete pontos e caiu para a segunda posição. Já o Olimpia assumiu a ponta do grupo e depende apenas de um empate diante do Audax Italiano para confirmar a classificação em primeiro lugar.
Na rodada decisiva, o time de São Januário terá de fazer a sua parte em casa. O Vasco enfrenta o Barracas na próxima quarta-feira, às 21h30, e ainda precisará torcer por uma derrota do clube paraguaio para retomar a liderança da chave.
O jogo
A partida começou com maior pressão dos donos da casa, que buscaram o ataque desde os primeiros minutos e tentaram empurrar o Vasco para o campo defensivo. Mesmo assim, foi o time brasileiro quem conseguiu sair na frente. Já aos 49 minutos da etapa inicial, Nuno Moreira cobrou escanteio na medida e Cuesta apareceu bem para cabecear firme, mandando a bola para o chão e vencendo o goleiro Olveira.
Na volta do intervalo, o cenário mudou. O Olimpia cresceu no jogo e passou a encontrar mais espaços. Aos 22 minutos, Quintana cobrou escanteio na primeira trave, e Mateo Gamarra desviou para deixar tudo igual no Defensores del Chaco.
A situação vascaína piorou pouco depois. Aos 27 minutos, João Vitor foi expulso após deixar a sola da chuteira na coxa de Alan Rodríguez, deixando a equipe brasileira com um jogador a menos no momento mais delicado da partida.
Com superioridade numérica, o Olimpia intensificou a pressão e conseguiu a virada aos 40 minutos. Em cobrança de falta, Hugo Sandoval apareceu livre na pequena área e finalizou de canhota para colocar os paraguaios em vantagem. Já nos acréscimos, aos 49, Ferreira dominou dentro da área e bateu colocado para fechar o placar em 3 a 1.
A derrota tirou do Vasco a vantagem na corrida pela liderança do grupo e deixou a equipe sem depender apenas de suas forças para avançar na primeira colocação. Agora, além de vencer em São Januário, o cruzmaltino precisará de combinação de resultados para seguir sonhando com a ponta da chave.
Próximo jogo
Jogo: Vasco x RB Bragantino
Campeonato: Brasileirão – 17ª rodada
Data: 24/05 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
Local: São Januário
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Olimpia 3 x 1 Vasco | |
| Competição | Copa Sul-Americana – Grupo G – 5ª rodada |
| Local | Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR) |
| Data | 20 de maio de 2026 (quarta-feira) |
| Horário | 19h (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Alex Franco e Bentaberry (Olimpia); Tchê Tchê, Hugo Moura e Lucas Freitas (Vasco) |
| Cartões vermelhos | João Vitor (Vasco) |
| Árbitro | Wilmar Roldán (COL) |
| Gols | Carlos Cuesta, aos 49′ do 1ºT (Vasco); Mateo Gamarra, aos 22′ do 2ºT (Olimpia); Hugo Sandoval, aos 40′ do 2ºT (Olimpia); Sebastián Ferreira, aos 49′ do 2ºT (Olimpia) |
| Olimpia | Gastón Olveira; Cáceres, Bentaberry, Mateo Gamarra e Alan Rodríguez; Alex Franco (Lezcano), Juan Fernando Alfaro e Quintana; Fernando Cardozo (Alfonso), Alcaraz (Ferreira) e Delmas (Hugo Sandoval). Técnico: Pablo Andres Sanchez |
| Vasco | Léo Jardim; João Vitor, Cuesta, Lucas Freitas e Riquelme (Samuel); Tchê Tchê, Hugo Moura e Ramon (Walace); Hinestroza (JP), David (Brenner) e Nuno Moreira (Matheus França). Técnico: Marcelo Salles |
-
Botafogo5 dias atrásBotafogo vence o Corinthians, que volta à zona de rebaixamento do Brasileiro
-
Brasileirão Série A6 dias atrásInter atropela o Vasco e soma sétimo jogo sem derrota no Brasileirão
-
Atlético-MG6 dias atrásAtlético-MG vence o Mirassol e sobe na tabela do Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFluminense vence o São Paulo e encosta na vice-liderança do Brasileiro
-
Bahia5 dias atrásBahia empata com o Grêmio e amplia sequência sem vitórias no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásSantos é goleado pelo Coritiba e se aproxima da zona de rebaixamento
-
Fluminense3 dias atrásFluminense vence o Bolívar por 2 a 1 e continua na briga por vaga na Libertadores
-
copa sul-americana3 dias atrásSão Paulo sofre empate do Millonarios no Morumbis em estreia de Dorival Júnior na Sul-Americana