Brasileirão Série A
Vasco empata com Red Bull Bragantino em jogo dramático e torcida vai ao delírio em São Januário

O Vasco da Gama sofreu um duro golpe neste sábado ao empatar com o RB Bragantino por 2 a 2, em São Januário, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após virar o jogo no segundo tempo, o Gigante da Colina cedeu o empate nos minutos finais, frustrando a torcida que compareceu em peso para apoiar a equipe e ver o retorno de Phillipe Coutinho ao estádio após 14 anos.
Jogo de Altos e Baixos
O RB Bragantino abriu o placar logo aos quatro minutos com Jhon Jhon, após uma falha defensiva de Léo. A torcida vascaína, insatisfeita, começou a vaiar o zagueiro. O Vasco teve um gol anulado aos 19 minutos, quando Adson balançou as redes, mas a jogada foi invalidada por impedimento de Payet no início do lance.
O primeiro tempo terminou com o Vasco em desvantagem e sob vaias da torcida. O técnico Rafael Paiva fez mudanças no intervalo, colocando Vegetti no lugar de Souza, enquanto Pedro Caixinha, do RB Bragantino, também mexeu na equipe.
Reação e Frustração
O Vasco empatou aos quatro minutos do segundo tempo com GB, que marcou seu primeiro gol como profissional após cruzamento de Victor Luís. A virada veio aos 14 minutos, quando Adson aproveitou uma assistência involuntária de Vegetti para fazer 2 a 1.
O Gigante da Colina teve chances de ampliar, mas não conseguiu converter. Aos 43 minutos, o RB Bragantino empatou com Helinho, após cruzamento de Lincoln, deixando a torcida vascaína desolada e vaiando a equipe ao final do jogo.
Situação na Tabela e Próximos Desafios
Com o empate, o Vasco acumula três jogos sem vitória no Brasileirão, somando 24 pontos em 20 jogos e ocupando a 11ª posição. O RB Bragantino, com 26 pontos em 19 partidas, está na décima colocação.
Ambas as equipes têm compromissos importantes pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Vasco enfrenta o Atlético-GO nesta terça-feira, às 21h45, em São Januário, após um empate por 1 a 1 no jogo de ida. Já o RB Bragantino encara o Athletico-PR na quarta-feira, às 19h, no Nabi Abi Chedid, precisando reverter uma derrota por 2 a 0 no primeiro jogo.
Escalações e Estratégias
O Vasco não contou com Paulo Henrique e Mateus Cocão, suspensos, e optou por preservar Lucas Piton. Philippe Coutinho, David e Vegetti começaram no banco. O RB Bragantino também fez mudanças, com Pedro Caixinha ajustando a equipe ao longo do jogo.
Momentos Cruciais
– 4 minutos: Jhon Jhon abre o placar para o RB Bragantino.
– 19 minutos: Gol de Adson anulado por impedimento.
– 31 minutos: Defesa de Lucão em cabeçada de Léo.
– 4 minutos do 2º tempo GB empata para o Vasco.
– 14 minutos do 2º tempo: Adson vira o jogo para o Vasco.
– 43 minutos do 2º tempo: Helinho empata para o RB Bragantino.
Próximos Confrontos no Brasileirão
O Vasco enfrentará o Fluminense no clássico carioca, no próximo sábado, às 21h30, no Estádio Nilton Santos. O RB Bragantino jogará contra o Corinthians, no mesmo dia e horário, na Neo Química Arena.
O empate em São Januário deixa um gosto amargo para o Vasco, que precisa se recuperar rapidamente para os próximos desafios. A torcida espera uma resposta positiva da equipe, especialmente no clássico contra o Fluminense e na decisiva partida da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2X2 RB BRAGANTINO
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 03/08/2024
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Gustavo Bauermann (SC)
Cartão amarelo: Souza, GB, Adson e Léo (Vasco) e Lucas Cunha (Bragantino)
Gols: Jhon Jhon, aos 4′ do 1ºT (Bragantino), GB, aos 4′ do 2ºT e Adson, aos 14′ do 2ºT (Vasco) – Helinho, aos 43′ do 2ºT (Bragantino).
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Maicon, Léo e Victor Luís (Leandrinho); Hugo Moura (Zé Gabriel), Souza (Vegetti), Sforza e Payet (Philippe Coutinho); Adson e GB (David). Técnico: Rafael Paiva.
RB BRAGANTINO: Lucão; Douglas Mendes, Realpe, Lucas Cunha e Guilherme Lopes (Helinho); Raul, Eric Ramires, Gustavinho (Lincoln) e Jhon Jhon (Jadsom); Laquintana (Mosquera) e Thiago Borbas (Vitinho). Técnico: Pedro Caixinha.


Bragantino
Bahia goleia Red Bull Bragantino fora de casa e sobe ao G5 do Brasileirão

O Bahia confirmou sua excelente fase e aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino na noite desta quinta-feira (13.06), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O triunfo pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro foi construído com gols de Luciano Juba, um gol contra de Guilherme Lopes e um golaço de Michel Araújo, consolidando a ascensão do Tricolor de Aço na tabela.
Com a vitória expressiva, o Bahia alcançou 21 pontos e subiu para a quinta posição, ultrapassando Fluminense (20 pontos) e Botafogo (18 pontos), que não atuaram nesta rodada devido à participação na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Apesar da derrota em casa, o Red Bull Bragantino manteve-se na terceira colocação, com 23 pontos somados.
Este confronto marcou a despedida de ambas as equipes antes da paralisação do Campeonato Brasileiro para o Mundial de Clubes. O Bahia ainda tem a possibilidade de disputar as quartas de final da Copa do Nordeste antes do recesso oficial, mas a CBF ainda não confirmou datas e horários. Já o Massa Bruta terá um período de aproximadamente um mês longe dos gramados.
Jogo começa com expulsão e domínio baiano
A partida começou desfavorável para o time da casa. Com apenas dez minutos de jogo, o Red Bull Bragantino ficou com um jogador a menos em campo. Andrés Hurtado cometeu uma falta sobre Ademir no campo de ataque, sendo o último homem da defesa, e recebeu o cartão vermelho direto, alterando drasticamente o panorama do confronto.
A equipe visitante não demorou a aproveitar a superioridade numérica. Aos 39 minutos do primeiro tempo, em uma jogada bem trabalhada, Willian José recebeu na entrada da área e demonstrou sua visão de jogo com um belo passe de calcanhar para Luciano Juba. O atacante finalizou com precisão entre as pernas do goleiro Cleiton, abrindo o placar para o Bahia.
Nos acréscimos da primeira etapa, a sorte sorriu novamente para o Tricolor de Aço. Everton Ribeiro arriscou um chute que Cleiton defendeu, mas a bola caprichosamente bateu no lateral esquerdo Guilherme Lopes e acabou entrando no gol, resultando em um gol contra que ampliou a vantagem baiana.
No segundo tempo, o Bahia administrou a vantagem e consolidou a goleada aos 28 minutos da etapa complementar. Pulga encontrou Michel Araújo livre na entrada da área. O meia dominou a bola, puxou para a perna esquerda e desferiu uma bomba certeira no canto do gol, liquidando o jogo e garantindo os três pontos para o Esquadrão de Aço.
FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO 0 X 3 BAHIA
Local: Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP)
Data: 12/06/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Eduardo Sasha (Bragantino); Gilberto, Willian José, Luciano Juba (Bahia)
Cartões vermelhos: Andrés Hurtado (Bragantino)
Gols: Luciano Juba, aos 40′ do 1ºT; Guilherme Lopes, aos 51′ do 1ºT; Michel Araújo, aos 28′ do 2ºT (Bahia)
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán Rodriguez e Guilherme Lopes; Gabriel, Eric Ramires (Matheus Fernandes) e Jhon Jhon (Fabinho); Lucas Barbosa (Eduardo Santos), Eduardo Sasha (Isidro Pitta) e Vinicinho (Nathan Mendes). Técnico: Fernando Seabra
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Cauly) e Everton Ribeiro (Michel Araújo); Ademir (Kayky), Erick Pulga e Willian José (Tiago). Técnico: Rogério Ceni
-
mundial de clubes5 dias atrás
Palmeiras enfrenta Chelsea com quinta escalação diferente na Copa do Mundo de Clubes
-
mundial de clubes7 dias atrás
Borussia Dortmund vence Monterrey e confirma clássico contra o Real Madrid no Mundial
-
Fluminense5 dias atrás
Renato Gaúcho detalha estratégia e parceria com Thiago Silva para duelo crucial com Al-Hilal no Mundial
-
Fluminense4 dias atrás
Fluminense vence Al-Hilal em jogo eletrizante e está na semifinal do Mundial de Clubes
-
mundial de clubes4 dias atrás
Palmeiras cai diante do Chelsea e dá adeus ao Mundial de Clubes
-
mundial de clubes3 dias atrás
PSG vence Bayern e avança para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes
-
mundial de clubes3 dias atrás
Real Madrid vence Borussia em jogo eletrizante e garante vaga na semifinal do Mundial de Clubes
-
Fluminense3 horas atrás
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes