copa sul-americana
Vasco sofre virada do Audax Italiano na Sul-Americana
O Vasco da Gama tropeçou mais uma vez na Copa Sul-Americana ao perder por 2 a 1 para o Audax Italiano, do Chile, nesta terça-feira, em São Januário, pela segunda rodada do Grupo G. Com duas expulsões, o Cruzmaltino segue sem vitórias, somando apenas um ponto e na lanterna da chave.
Expulsões e drama no placar
O primeiro tempo foi marcado pela polêmica: aos 34 minutos, JP recebeu o segundo amarelo por falta em Michael Vadulli e deixou o time com 10. Apesar da desvantagem, o Vasco virou o jogo aos 47, com Brenner finalizando na segunda trave após cruzamento de Puma Rodríguez e desvio de Claudio Spinelli.
No segundo tempo, o Audax reagiu: aos 17, Franco Troyansky cruzou da direita e Vadulli empatou de peixinho. Aos 37, após VAR, pênalti de Carlos Cuesta em Troyansky resultou na segunda expulsão vascaína – e na virada chilena, com o próprio Troyansky convertendo.
Posição no grupo
Sem triunfos na competição, o Vasco tem um ponto e é último colocado. O Audax Italiano conquista os primeiros três pontos e assume a vice-liderança.
Próximos desafios
- Vasco: Vasco x São Paulo (Brasileirão Série A, 12ª rodada, 18/04, 18h30, São Januário-RJ).
- Audax Italiano: Huachipato x Audax Italiano (Campeonato Chileno, 10ª rodada, 19/04, 21h45, Estádio Huachipato-CHI).
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Vasco 1 x 2 Audax Italiano | |
| Competição | Copa Sul-Americana – Rodada 2 (Grupo G) |
| Local | São Januário, Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 14/04/2026 (terça-feira) |
| Horário | 21h (Brasília) |
| Cartões Amarelos | JP, Andrés Gómez, Hugo Moura (Vasco); Oliver Rojas, Marco Collao, Nicolás Aedo, Marcelo Ortíz (Audax Italiano) |
| Cartões Vermelhos | JP, Carlos Cuesta (Vasco) |
| Gols | Brenner (47′ 1ºT, Vasco); Michael Vadulli (17′ 2ºT, Audax Italiano); Franco Troyansky (41′ 2ºT, Audax Italiano) |
| Expulsões | JP (34′ 1ºT, Vasco); Carlos Cuesta (37′ 2ºT, Vasco) |
| Árbitro | Hernan Heras (URU) |
| Assistentes | Augustin Berisso (URU), Andres Nievas (URU) |
| VAR | Diego Dunajec (URU) |
| Vasco | Léo Jardim; Puma Rodríguez (Adson), Cuesta, Lucas Freitas, Lucas Piton; Hugo Moura, JP; Nuno Moreira (Paulo Henrique), Marino Hinestroza (Thiago Mendes), Brenner (Andrés Gómez), Spinelli (David). Técnico: Renato Portaluppi |
| Audax Italiano | Thomás Ahumada; Rebolledo, Rojas (Guajardo), Ortiz, Daniel Piña, Esteban Matus (Aedo); Federico Mateos, Collao (Rodrigo Cabral), Troyansky (Monreal); Chiaverano (Diego Coelho), Vadulli. Técnico: Gustavo Lema |
copa sul-americana
Santos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
O Santos garantiu presença nas quartas de final da Copa Sul-Americana ao empatar por 0 a 0 com o Macará, nesta quinta-feira (20), no Estádio Bellavista, em Ambato, no Equador. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, na Vila Belmiro, o Peixe confirmou a classificação no placar agregado.
A partida foi disputada em uma cidade localizada a cerca de 2.500 metros de altitude, cenário que exigiu esforço adicional da equipe brasileira. Com a vantagem construída no primeiro confronto, o Santos adotou uma postura mais cautelosa e conseguiu resistir à pressão dos donos da casa.
Com a classificação, o Peixe volta às quartas de final da competição depois de cinco temporadas. O adversário será o Atlético-MG, que eliminou o Red Bull Bragantino.
O jogo
O Macará começou o jogo tentando aproveitar o fator casa. Aos 11 minutos, após cobrança de falta levantada na área, Campana apareceu livre e finalizou, mas Gabriel Brazão fez uma grande defesa para evitar o gol equatoriano.
Quatro minutos depois, Franco Posse recebeu pela esquerda dentro da área, porém não conseguiu acertar a finalização e mandou a bola para fora.
O Santos respondeu aos 20 minutos. Christian Oliva conduziu a jogada pelo meio e lançou Rony na área, mas o passe saiu forte demais, permitindo que o goleiro Rodrigo Rodríguez deixasse a meta para fazer a defesa.
Aos 32, Matías Miranda tentou de longa distância e parou em nova intervenção de Brazão. Na sequência, Bolaños recebeu passe de Campana e tentou encontrar Posse dentro da área, mas Luan Peres se antecipou e afastou o perigo.
Antes do intervalo, o Santos teve uma boa oportunidade em cobrança de falta. Aos 38 minutos, Caballero recebeu de Rony na entrada da área e sofreu a falta. João Schmidt bateu aos 39, mas a bola passou por cima do gol.
O Macará ainda assustou no fim da primeira etapa. Campana recebeu pela esquerda e chutou cruzado, fazendo a bola passar perto da meta santista.
Gabriel Brazão segura pressão equatoriana
Na volta do intervalo, Gabriel Brazão ficou posicionado à frente da torcida organizada do Macará e continuou sendo um dos principais nomes do Santos na partida.
Aos 11 minutos, Matías Miranda aproveitou uma sobra após Campana não conseguir dominar dentro da área, mas finalizou para fora. Dois minutos depois, os equatorianos tiveram a melhor oportunidade do jogo. Franco Posse ganhou a disputa física com Luan Peres, invadiu a área e bateu rasteiro, mas Brazão defendeu.
O Santos respondeu aos 15 minutos. Rollheiser cobrou escanteio e Willian Arão subiu para cabecear, porém mandou a bola para fora.
A pressão do Macará continuou. Aos 18, Estacio finalizou pelo lado direito e obrigou Gabriel Brazão a fazer outra defesa, espalmando para escanteio. No minuto seguinte, Klinger cruzou pela esquerda em busca de Posse, mas o goleiro santista saiu do gol e afastou a bola com um soco.
Nos minutos finais, o time da casa tentou principalmente em chutes de fora da área. Klinger finalizou aos 30 minutos, mas errou o alvo. Aos 41, Matías Miranda também arriscou de longa distância e mandou por cima.
O Santos ainda teve uma última oportunidade nos acréscimos. Aos 47 minutos, Rony foi lançado pelo meio e dividiu com a defesa. Pedro Assis ficou com a sobra e tentou finalizar, mas isolou.
Mesmo sem marcar no Equador, o Santos administrou a vantagem obtida em casa, manteve o empate sem gols e assegurou a vaga entre os oito melhores da Copa Sul-Americana.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar | Macará 0 x 0 Santos |
| Competição | Copa Sul-Americana — oitavas de final, jogo de volta |
| Local | Estádio Bellavista, em Ambato, Equador |
| Data | 20 de agosto de 2026, quinta-feira |
| Horário | 19h, de Brasília |
| Cartões amarelos | Bolaños (Macará); Gustavinho e Rony (Santos) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Árbitro | Cristian Garay (CHI) |
| Assistentes | Carlos Poblete (CHI) e Wladimir Muñoz (CHI) |
| VAR | Rodrigo Carvajal (CHI) |
| Santos | Gabriel Brazão; Davizinho (Rafael Gonzaga), Willian Arão, João Ananias (Rollheiser) e Luan Peres; João Schmidt, Christian Oliva (Samuel Pierri) e Gustavo Henrique; Caballero (Pedro Assis), Thaciano (Miguelito) e Rony |
| Técnico | Cuca |
| Macará | Rodrigo Rodríguez; Denilson Bolaños, Santiago, José Luis e Luis Ayala; José Cazares, Jean Estacio (Tello) e Matías Miranda; Campana (Ferro), Mateo Viera (Kingler) e Franco Posse |
| Técnico | Guillermo Sanguinetti |
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSão Paulo perde para a Chapecoense e chega a dez jogos sem vencer no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásPalmeiras goleia Vasco por 4 a 1 e amplia vantagem na liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásCoritiba vence o Corinthians por 2 a 1 e impõe segunda derrota seguida ao Timão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSantos, com um jogador a mais, empata com o Mirassol e segue ameaçado pelo Z4
-
Botafogo5 dias atrásAthletico-PR vence o Botafogo por 3 a 2 e se aproxima do Flamengo no Brasileirão
-
Copa do Brasil4 dias atrásCruzeiro e Atlético-MG empatam no Mineirão e deixam vaga na semifinal em aberto
-
Copa do Brasil4 dias atrásNeymar é relacionado pelo Santos para clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil
-
Copa do Brasil4 dias atrásPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil