campeonato carioca
Vasco vence Maricá com golaço de Paulo Henrique e assume a liderança do Carioca

Em uma noite eletrizante em São Januário, o Vasco da Gama superou a invencibilidade do Maricá com um placar de 1 a 0, graças a um golaço de Paulo Henrique, que saiu do banco de reservas para se tornar o herói da partida. O resultado, válido pela sexta rodada do Campeonato Carioca, coloca o Cruzmaltino na liderança isolada da competição, com 12 pontos, e mantém o time como único invicto do torneio.
Um jogo de contrastes
O primeiro tempo foi marcado por um Vasco dominante na posse de bola, mas com dificuldades para penetrar na defesa bem postada do Maricá. Apesar das boas chances criadas por Payet, Hugo Moura, Victor Luis e Jean David, o placar permaneceu inalterado até o intervalo. O Maricá, por sua vez, apostou em uma estratégia defensiva, buscando explorar os contra-ataques.
Segundo tempo: do sufoco ao golaço
A etapa final começou com o Vasco pressionando e criando oportunidades de gol. Jean David e Payet levaram perigo à meta defendida por Dida. O Maricá respondeu com um chute de Walber, que exigiu boa defesa de Léo Jardim e quase resultou em gol no rebote, salvo por Souza.
A partida ganhou novo rumo aos 18 minutos, com as entradas de Lucas Piton, Paulo Henrique e Tchê Tchê. Aos 24 minutos, Paulo Henrique protagonizou o momento mágico da noite. Em uma jogada individual espetacular, o atacante driblou vários adversários, cortou para o meio e finalizou com precisão no canto, marcando um golaço que incendiou São Januário.
Após o gol, o Vasco continuou buscando ampliar o placar, com destaque para uma finalização de Zuccarello que obrigou Dida a fazer grande defesa. O Maricá tentou reagir nos minutos finais, mas Léo Jardim garantiu a vitória vascaína com uma importante defesa em chute de Ramon.
Vasco na liderança, Maricá na segunda colocação
Com a vitória, o Vasco chegou aos 12 pontos e assumiu a liderança do Carioca. O Volta Redonda, com nove pontos e um jogo a menos, ainda pode ultrapassar o Cruzmaltino. Já o Maricá, com 11 pontos, sofreu sua primeira derrota no campeonato e caiu para a segunda posição.
Próximos desafios
O Vasco volta a campo no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília), para enfrentar o Volta Redonda no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O Maricá, por sua vez, visita o Madureira na próxima segunda-feira, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Conselheiro Galvão. A partida contra o Volta Redonda será crucial para o Vasco consolidar sua posição na liderança do Carioca. Já o Maricá buscará a recuperação contra o Madureira, visando se manter entre os primeiros colocados.
FICHA TÉCNICA
MARICÁ 0X1 VASCO
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29/01/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Wallace Rogério Rufino de Lima
Cartão amarelo: Mizael Monteiro e João Victor (Maricá)
Gol: Paulo Henrique, aos 24 minutos do 2ºT (Vasco)
MARICÁ: Dida; Magno, Mizael Monteiro (Jefferson Tavares), Felipe Carvalho e João Victor; Ramon, Clayton (Gutemberg), Bezerro (Hugo Borges), Walber e Bruninho (Marcelinho); Sérgio Mendonça (Kevin Mercado). Técnico: Reinaldo.
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez (Paulo Henrique), Souza, Lucas Freitas e Victor Luis (Lucas Piton); Mateus Carvalho (Sforza), Hugo Moura, Maxime Dominguez (Tchê Tchê), Jean David (Lukas Zuccarello) e Payet; Vegetti. Técnico: Fábio Carille.


campeonato carioca
Flamengo conquista o Carioca em final tensa contra o Fluminense

O Flamengo se consagrou campeão do Campeonato Carioca neste domingo, após empatar em 0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã. A vitória foi garantida pelo placar agregado de 2 a 1, construído no primeiro jogo da final. A partida, marcada por lances tensos e dois gols anulados do Flamengo, manteve a torcida rubro-negra apreensiva até o apito final.
Um primeiro tempo de domínio rubro-negro
Desde o apito inicial, o Flamengo impôs seu ritmo de jogo, pressionando o Fluminense no campo de defesa. Logo no primeiro minuto, Plata quase abriu o placar com um cabeceio que explodiu no travessão. O Fluminense, por sua vez, demonstrava dificuldades em criar jogadas ofensivas, e sua primeira finalização só ocorreu aos 19 minutos, com um chute fraco de Renê defendido por Rossi.
Aos 24 minutos, o Flamengo teve a chance mais clara de marcar. Fábio tentou driblar Plata dentro da área e perdeu a bola, mas conseguiu se recuperar a tempo de evitar o gol. Pouco depois, Plata recebeu um passe açucarado na área, mas finalizou em cima de Thiago Silva.
O domínio flamenguista persistiu durante toda a primeira etapa. Aos 32, Luiz Araújo recebeu um belo lançamento e tocou na saída de Fábio, mas a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Apesar da superioridade, o Flamengo não conseguiu transformar a pressão em gols, e o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.
Fluminense equilibra, mas Flamengo garante o título
No segundo tempo, o Fluminense voltou com uma postura mais agressiva, buscando equilibrar as ações. Aos 16 minutos, Cano teve uma boa oportunidade de marcar de cabeça, mas mandou a bola para fora.
O Flamengo, mesmo com a pressão tricolor, manteve a posse de bola e tentava furar o bloqueio defensivo do Fluminense. A equipe rondava a área adversária, mas pecava no último passe.
Na parte final da partida, o Fluminense esboçou uma pressão em busca do gol que levaria a decisão para os pênaltis. Keno obrigou Rossi a fazer uma grande defesa. No entanto, o Flamengo soube manter a calma e chegou a balançar a rede duas vezes, com Plata e Michael, mas ambos os gols foram anulados pela arbitragem.
Apesar do susto, o placar agregado de 3 a 1 garantiu o título do Campeonato Carioca para o Flamengo, que pôde comemorar a conquista no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 0 FLUMINENSE
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16/03/2025
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo]
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Daniel de Oliveira Alves Pereira
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Arrascaeta, De la Cruz e Luiz Araújo (Flamengo); Thiago Silva, Lima, Canobbio, Riquelme, Ignacio e Otávio (Fluminense)
FLAMENGO: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Gerson (Juninho), De la Cruz e Arrascaeta (Varela); Luiz Araújo (Michael) e Plata. Técnico: Filipe Luis
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Ignácio e Renê; Otávio (Hércules), Martinelli (Serna), Lima (Riquelme) e Jhon Arias; Canobbio (Keno) e Germán Cano (Everaldo). Técnico: Mano Menezes
-
Libertadores5 dias atrás
Sorteio da Libertadores 2025 define rivais; brasileiros buscam a glória eterna
-
Tênis5 dias atrás
João Fonseca estreia com vitória de virada no Masters 1000 de Miami
-
seleção brasileira6 dias atrás
Dorival Jr. analisa confronto contra a Colômbia e projeta evolução da Seleção nas Eliminatórias
-
seleção brasileira5 dias atrás
Vinicius Júnior salva o Brasil nos acréscimos em vitória dramática sobre a Colômbia
-
Campeonato Mato-Grossense3 dias atrás
Mato-grossense: Cuiabá vira o jogo e leva vantagem para a Arena Pantanal
-
seleção brasileira3 dias atrás
Após cortes e suspensões, Brasil recebe novos nomes para desafio contra Argentina
-
Tênis3 dias atrás
João Fonseca brilha em Miami e avança à terceira fase do Masters 1000
-
eliminatórias da copa - américa do sul8 minutos atrás
Brasil sofre humilhante goleada para a Argentina