Brasileirão Série B
Vasco vence o Ituano com gol de Nenê e está de volta à Série A do Brasileirão
Acabou a Série B e o Vasco pode comemorar seu retorno à elite do futebol nacional. Neste domingo (06.11), no Estádio Dr. Novelli Júnior, em partida que valia uma vaga na Série A, o Cruzmaltino venceu o Ituano por 1 a 0 e respirou aliviado após uma temporada conturbada.
A “Batalha de Itu” se apresentou com um enredo inimaginável no Estádio Dr. Novelli Júnior. Na expectativa de equilíbrio desde o primeiro toque na bola, o roteiro foi quebrado logo aos dois minutos de jogo.
O Vasco subiu ao ataque em sua primeira investida, com Raniel, que dividiu bola com o goleiro Jefferson Paulino. Na sobra, Gabriel Pec bateu para o gol e Lucas Dias, zagueiro do Ituano, cortou com o braço. Expulsão e pênalti marcado. Nenê foi para a bola e deixou o Vasco em vantagem na casa do Galo de Itu.
O Ituano, mesmo com um jogador a menos dentro de campo, não se acanhou e foi para cima do Gigante da Colina, que dava espaços para construção dos mandantes. O Cruzmaltino chegou a ampliar o marcador com Raniel, já na reta final da primeira etapa, mas o auxilar Bruno Boschilia anotou posição irregular no lance.
Na volta para o segundo tempo, a trama ganhou mais pontos dramáticos. Aos 11 minutos, Andrey Santos, destaque do Vasco na Série B, deu entrada forte em Aylon e foi expulso, deixando o confronto em igualdade numérica novamente.
A equipe da casa, após ver um cenário favorável, ocupou o campo de ataque e tentou furar o bom bloqueio montado pelo técnico Jorginho, que não dava oportunidades claras a serem aproveitadas.
O clima nas arquibancadas do Novelli Júnior na reta final já era de tensão generalizada. Os mais de 14 mil torcedores – sendo cerca de quatro mil do Vasco – apoiavam suas respectivas equipes. O Ituano pressionava, apostava no jogo aéreo, e dava claras demonstrações de nível físico superior.
Apesar de todo o esforço, prevaleceu a organização vascaína. Com gol no início e contornos dramáticos, o Gigante da Colina pôde, enfim, comemorar seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro ao apito final do árbitro Wilton Pereira Sampaio.
Ficha Técnica
Ituano 0 x 1 Vasco
Data: 06/11/2022
Local: Estádio Novelli Júnior, Itu (BRA)
Hora: 18h30 (de Brasília)
Cartões amarelos: Gabriel Pec, Raniel, Andrey, Alex Teixeira (VAS)
Cartão vermelho: Lucas Costa (ITU); Andrey (VAS)
Gol: Nenê, aos 5 minutos do primeiro tempo
Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Costa, Bernardo (Gérson Magrão) e Roberto (Mário Sérgio); Caique (Kaio), Rafael Pereira e Lucas; Léo Ceará (Brenner), Gabriel Barros e Aylon (Vinícius Jaú). Treinador: Carlos Pimentel.
Vasco: Thiago Rodrigues, Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Luiz Henrique (Zé Gabriel); Yuri (Erick Farias), Andrey e Nenê (Zé Vítor); Figueiredo, Gabriel Pec (Marlon) e Raniel (Fábio Gomes). Técnico: Jorginho.
Brasileirão Série B
Cuiabá segura o Vila Nova em casa cheia e Tigrão perde a liderança da Série B
O Cuiabá foi a Goiânia e voltou com um ponto que vale ouro — e que custou caro ao adversário. Na noite desta quarta-feira (7), o Dourado empatou em 0 a 0 com o Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Diante de casa cheia, com cerca de 10 mil torcedores, o Tigrão pressionou, criou chances nos dois tempos, mas esbarrou na defesa cuiabana e deixou a liderança escapar.
O ponto perdido derrubou o Vila Nova do topo da tabela. Com 58 pontos, a equipe goiana caiu para a vice-liderança, ultrapassada pelo Juventude, que chegou aos 59. A distância para o terceiro colocado, agora, é de dois pontos — e pode encolher para um, a depender do resultado do Novorizontino na rodada.
Para o Cuiabá, o empate fora de casa contra o líder tem sabor de resultado conquistado. O Dourado chegou aos 47 pontos e ocupa a 10ª colocação, cinco atrás do Atlético-GO, sexto colocado e primeiro time dentro da zona de classificação para a Série A. Vale lembrar que os mato-grossenses já haviam vencido o Vila Nova no primeiro turno, por 1 a 0, na Arena Pantanal, com gol de Calebe.
O jogo
A partida foi marcada pelo equilíbrio. O Vila Nova, que vinha de vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, fora de casa, assumiu o comando das ações e criou as melhores oportunidades nos dois tempos, mas parou na boa atuação da retaguarda cuiabana. O Cuiabá, por sua vez, também teve seus momentos — as duas equipes criaram chances, e nenhuma conseguiu balançar as redes.
O técnico Eduardo Barros escalou o Dourado com João Carlos na meta; João Basso, Calebe e Vitor Mendes na defesa; Igor Inocêncio, Raul, David, Lorenzo e Kauan Cristtyan no meio; e Fábio Gomes e Jean Dias no ataque. Do outro lado, Guto Ferreira mandou a campo Helton Leite; Hayner, Tiago Pagnussat, Douglas Mendes e Higor; João Vieira, Dudu e Marquinhos Gabriel; Éverton Galdino, André Luis e Janderson.
Próximos compromissos
As duas equipes voltam a campo no domingo (11). O Vila Nova visita o Náutico, às 17h30 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos, em Recife, em jogo direto pela briga no topo da tabela. Já o Cuiabá recebe o Avaí às 18h30, na Arena Pantanal, buscando se aproximar do G4 na reta final da competição.
-
Brasileirão Série A5 dias atrásInternacional vence o Corinthians por 2 a 1 no Beira-Rio
-
Brasileirão Série A5 dias atrásRemo arranca empate com o Grêmio no Mangueirão e afunda gaúchos na zona de rebaixamento
-
Brasileirão Série A5 dias atrásVasco vence o Botafogo, deixa a zona de risco e respira no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásCruzeiro supera o São Paulo, entra no G4 e Tricolor encosta na zona de rebaixamento
-
Athletico-PR4 dias atrásAthletico-PR e Atlético-MG empatam em 2 a 2 no Brasileirão
-
Brasileirão Série B5 dias atrásCuiabá segura o Vila Nova em casa cheia e Tigrão perde a liderança da Série B
-
Brasileirão Série A4 dias atrásNeymar sai do banco, marca dois e Santos empata com o Flamengo
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFlaco López marca, Palmeiras vence o Bahia e colar no líder Flamengo