Internacional
De volta para casa, Abel Braga volta a ser técnico do Internacional
Abel Braga está de volta para casa. O técnico das maiores glórias coloradas assume o Internacional e assina contrato até o final de fevereiro de 2021.
Aos 68 anos, será a sétima passagem de Abelão no Beira-Rio. Na última, na temporada 2014, o Inter foi tetracampeão gaúcho com 87% de aproveitamento e duas vitórias nos Gre-Nais decisivos, incluindo a goleada de 4 a 1, em Caxias do Sul. No Brasileirão, o time terminou em 3º lugar e garantiu vaga para a Copa Libertadores do ano seguinte.
Abel começou sua história com o Inter em 1988 e logo criou identificação com o Clube. Em 1989, treinou o Inter no até hoje lembrado Gre-Nal do Século, com vitória de virada no clássico que colocou o Inter na final do Campeonato Brasileiro. Ainda acumulou outras duas experiências até a marcante passagem de 2006. Foi com Abel Braga que o Colorado atingiu suas maiores glórias: o primeiro título da Libertadores e o Mundial de Clubes, cenas até hoje inesquecíveis na memória de todos nós.

Desde a última saída do Beira-Rio, Abel comandou o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos; e Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e Vasco, no Brasil. No ano passado, Abel levou o Flamengo ao título do Campeonato Carioca, no começo da caminhada que conduziu o time ao título da Copa Libertadores.
Chegam junto com o treinador o auxiliar técnico Leomir de Souza e o analista de desempenho Alex da Costa.
Ficha técnica:
Nome: Abel Carlos da Silva Braga
Nascimento: 1º/08/1952 – Rio de Janeiro/RJ
Clubes:
1982/1982 | Volta Redonda-RJ
1983/1983 | Vitória-BA
1984/1984 | Rio Ave (Portugal)
1985/1985 | Goytacaz-RJ
1986/1986 | Rio Ave (Portugal)
1987/1987 | Botafogo-RJ
1987/1988 | Santa Cruz-PE
1988/1989 | Internacional
1991 | Internacional
1990/1992 | Belenenses (Portugal)
1993 | Vitória de Setúbal (Portugal)
1995 | Internacional-RS
1996 | Vasco-RJ
1997/1998 | Atlético-PR
1999 | Coritiba-PR
1999/2000 | Paraná
2000 | Vasco-RJ
2000 | Olympique de Marselha (França)
2001 | Atlético-MG
2002 | Botafogo-RJ
2002 | Atlético-PR
2003 | Ponte Preta-SP
2004 | Flamengo-RJ
2005 | Fluminense-RJ
2006/2007 | Internacional
2007/2008 | Internacional
2008/2011 | Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos)
2011/2013 | Fluminense-RJ
2014 | Internacional
2015 | Al Jazira (EAU)
2017/2018 | Fluminense-RJ
2019 | Flamengo-RJ
2019 | Cruzeiro-MG
2020 | Vasco-RJ
Títulos:
1987/1988 | Santa Cruz-PE: Bicampeão Pernambucano
1988 | Atlético-PR: Campeão Paranaense
1999 | Coritiba-PR: Campeão Paranaense
2004 | Flamengo-RJ: Campeão Carioca –
2005 | Fluminense-RJ: Campeão Carioca e vice-campeão da Copa do Brasil
2006 | Internacional: Campeão da Libertadores
2006 | Internacional: Campeão Mundial de Clubes
2008 | Internacional: Campeão Gaúcho
2011 | Al-Jazira: Campeão Nacional dos Emirados Árabes Unidos –
2012 | Fluminense-RJ: Campeão da Taça Guanabara
2012 | Fluminense-RJ: Campeão Carioca
2012 | Fluminense-RJ: Campeão do Brasileirão
2014 | Internacional: Campeão Gaúcho
2019 | Flamengo-RJ: Campeão Florida Cup
2019 | Flamengo-RJ: Campeão Carioca
Brasileirão Série A
Santos vence o Inter no Beira-Rio e amplia distância da zona de rebaixamento
O Santos derrotou o Internacional por 3 a 2 neste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os três gols do Peixe saíram ainda na etapa inicial, com Gabigol balançando as redes duas vezes e Christian Oliva completando o marcador. A equipe paulista ainda se beneficiou da expulsão de Matheus Bahia para administrar o resultado.
No segundo tempo, o Colorado esboçou uma reação e assustou os visitantes. Aguirre e Bruno Henrique, de pênalti, descontaram para o time da casa, mas não foram suficientes para evitar a derrota.
Santos respira, Inter segue no Z4
Com o resultado, o Santos chegou aos 32 pontos e assumiu a 12ª colocação, ampliando a distância para a zona de rebaixamento. O triunfo também representou a terceira vitória consecutiva do Alvinegro fora de casa, após superar Vasco e Corinthians longe da Vila Belmiro.
O Internacional, por outro lado, permaneceu com 25 pontos, na 18ª posição, dentro do Z4. O Colorado chegou a dez jogos sem vencer no Brasileirão. A última vitória foi diante do Vasco, em 16 de maio, antes da pausa para a Copa do Mundo.
Estreias de Arthur e Lima
A partida marcou as estreias de dois reforços com a camisa do Santos. Arthur, volante contratado após deixar a Juventus, entrou aos 10 minutos do segundo tempo no lugar do atacante Caballero. Com a vantagem no placar, o técnico Cuca optou por reforçar o meio-campo para ter mais qualidade na saída de bola.
Lima, anunciado na última sexta-feira, também fez sua primeira aparição pelo clube. O camisa 45 entrou aos 33 minutos da etapa final, substituindo Gabriel Bontempo.
O jogo
O Internacional começou a partida com mais posse de bola e criou as primeiras chances. Aos três minutos, Carbonero recebeu pela esquerda, passou pela marcação e finalizou com desvio para fora. Na cobrança de escanteio seguinte, Mercado cabeceou, e Brazão fez a defesa.
Quem abriu o placar, porém, foi o Santos. Aos sete minutos, Félix Torres se atrapalhou na saída de bola e pisou nela. Gabigol aproveitou o erro, roubou a posse, avançou livre e finalizou no canto. A bola ainda tocou a trave antes de entrar.
O Inter tentou responder aos 17, quando Carbonero recebeu dentro da área, mas Gustavo Henrique apareceu para bloquear a finalização.
A situação dos donos da casa se complicou aos 24 minutos. Rollheiser encontrou Gabigol em profundidade, e o atacante foi puxado por Matheus Bahia dentro da área. O árbitro marcou pênalti e, após revisão no VAR, retirou o cartão amarelo inicialmente aplicado e mostrou o vermelho direto ao lateral.
Na cobrança, aos 28, Gabigol bateu no canto esquerdo. Matheus Cunha até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o segundo gol.
Com um jogador a mais, o Santos ampliou aos 38 minutos. Após escanteio cobrado curto, Rollheiser recebeu pela esquerda e cruzou na área. Christian Oliva apareceu para cabecear e fazer 3 a 0.
O aproveitamento ofensivo do Peixe chamou atenção: as três primeiras finalizações da equipe no primeiro tempo terminaram em gol. Inconformados com a atuação e com a desvantagem elástica, torcedores do Internacional deixaram o estádio ainda ao apito final da etapa inicial.
Reação colorada não evita derrota
O Internacional voltou do intervalo disposto a mudar o cenário. Logo no primeiro minuto, Carbonero roubou a bola e arriscou de longe, obrigando Brazão a fazer boa defesa. Aos dois minutos, Aguirre acertou uma bomba no ângulo, sem chances para o goleiro santista, e diminuiu para 3 a 1.
Aos nove, Cuca promoveu a estreia de Arthur, que entrou no lugar de Caballero. O Inter seguiu com maior presença no campo ofensivo, enquanto o Santos passou a explorar os espaços deixados pelo adversário. A partida ficou mais quente, com uma série de faltas e cartões.
Cuca mexeu novamente aos 32 minutos, colocando Lima e Thaciano nos lugares de Bontempo e Gabigol.
Na reta final, o Internacional voltou a diminuir. Aos 40 minutos, Vitinho foi tocado por trás por Miguelito dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti, confirmado após revisão do VAR. Bruno Henrique converteu aos 45 e deixou o placar em 3 a 2.
Apesar da pressão nos minutos finais, o Santos sustentou a vantagem e confirmou a vitória no Beira-Rio.
Próximos compromissos
O Internacional enfrenta a Chapecoense no sábado, 12 de setembro, às 17h, na Arena Condá, em Chapecó, pelo Campeonato Brasileiro.
O Santos recebe o Atlético-MG na quarta-feira, 9 de setembro, às 19h, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.
A tabela não está aparecendo como componente visual. Segue a ficha completa em texto:
FICHA TÉCNICA
Internacional 2 x 3 Santos
- Competição: Campeonato Brasileiro, 26ª rodada
- Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
- Data: 06 de setembro de 2026 (domingo)
- Horário: 16h (de Brasília)
- Cartões amarelos: Internacional: Ronaldo, Paulinho, Vitinho e Aguirre; Santos: Rollheiser, Gabigol, Escobar e Gustavinho
- Cartões vermelhos: Matheus Bahia (Internacional)
Gols
- Gabigol, aos 7 minutos do primeiro tempo (Santos)
- Gabigol, de pênalti, aos 28 minutos do primeiro tempo (Santos)
- Christian Oliva, aos 38 minutos do primeiro tempo (Santos)
- Aguirre, aos 3 minutos do segundo tempo (Internacional)
- Bruno Henrique, aos 46 minutos do segundo tempo (Internacional)
Arbitragem
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistente 1: Luiz Claudio Regazone (RJ)
- Assistente 2: Thayse Marques Fonseca (RJ)
- Quarto árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
- VAR: Wagner Reway (SC)
Internacional: Matheus Cunha; Bruno Gomes, Félix Torres, Mercado e Matheus Bahia; Ronaldo (Villagra), Thiago Maia (Paulinho) e Alan Patrick (Bruno Henrique); Vitinho, Carbonero (Eliasson) e Sanabria (Aguirre). Técnico: Paulo Pezzolano.
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Willian Arão, Luan Peres e Escobar; Gustavo Henrique (João Schimdt), Christian Oliva e Rollheiser (Miguelito); Gabriel Bontempo (Lima), Gabigol (Thaciano) e Caballero (Arthur). Técnico: Cuca.
-
seleção brasileira6 dias atrásSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
seleção brasileira5 dias atrásRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
futebol2 dias atrásCBF define calendário com semifinais da Copa do Brasil e rodadas do Brasileirão
-
Brasileirão Série B2 dias atrásCRB goleia o Cuiabá por 3 a 0 e entra na briga direta pelo G6 da Série B
-
seleção brasileira19 horas atrásBrasil vira sobre a Austrália e vence por 4 a 2 em amistoso
Você precisa estar logado para postar um comentário Login