Brasileirão Série A
Em estreia de Endrick, Palmeiras goleia o Coritiba no Allianz Parque
A vitória palmeirense pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, na noite desta quinta-feira (06), sobre o Coritiba, por 4 a 0, não só deixou o Verdão mais disparado na liderança do Brasileirão – foi a 66 pontos, contra 54 do vice Internacional (ou seja, um ponto a mais de vantagem em relação a rodada anterior) -, como também entra para a história por marcar diversos recordes coletivos e individuais e a tão aguardada estreia de uma promessa da base: a do atacante Endrick, de 16 anos.
Os gols da partida foram anotados por Mayke, aos 15, e por Rony, aos 33 do primeiro tempo – ambos com assistência de Gustavo Scarpa; e no segundo tempo pelo zagueiro Gustavo Gómez, aos cinco, com assistência de Dudu, e depois com Breno Lopes, aos 32, que aproveitou pelo lançamento de Bruno Tabata para encaixar belo chute de primeira, com força.
Com isso, ao abrir o placar, o lateral-direito Mayke – nas duas últimas partidas improvisado como meio-campista – chegou a dois gols nos dois duelos mais recentes (havia balançado as redes na última segunda-feira contra o Botafogo). Já o atacante Rony fez seu 44° gol pelo clube e o 21° na temporada – com esse número, além de ser o artilheiro isolado do time em 2022, passa a ser o primeiro jogador desde Gabriel Jesus a ultrapassar a marca dos 20 gols pelo Alviverde em uma mesma temporada (a Cria da Academia anotou 21 gols em 2016).
E o paraguaio Gustavo Gómez, com seu gol, foi ao décimo na temporada 2022, se tornando o zagueiro com mais bolas na rede em um mesmo ano com a camisa palmeirense, igualando os mesmos 10 de Júnior Baiano em 1999. Vale lembrar que este, de quebra, foi o exato centésimo jogo de Gómez só pelo Brasileirão (dos 210 que fez pelo clube no total) e, no torneio nacional, já é o estrangeiro que mais venceu pelo Alviverde no Brasileirão (60 vitórias) e o 2º que mais fez gols (15, seguido de Barcos, com 14, ao lado de Valdivia, também com 15, e atrás só de Arce com 26).
No geral pelo Verdão, Gómez possui 27 gols (desde 2018, quando chegou ao clube) e, com isso, o camisa 15 é também o terceiro maior zagueiro-artilheiro da história do Palmeiras, atrás só de Loschiavo, que defendeu o Palestra Italia no início do Século XX, na segunda posição com 32 gols, e de Luís Pereira, recordista, com 36 nos anos 70 e 80. Além disso, pelo fato de o time ter vencido, Gustavo Gómez, que jogou 210 vezes pelo Verdão, chegou à sua vitória de número 128, o que fez com que o jogador entrasse no Top 10 de zagueiros da história palmeirense que mais venceram com a camisa do clube, igualando as mesmas 128 de Toninho Cecílio.
Gustavo Scarpa e Dudu também reforçaram boas marcas. Com as duas assistências, Scarpa segue ainda mais disparado como garçom isolado do time em 2022, agora com 16 assistências, e também do Campeonato Brasileiro de forma geral (dentre atletas de todos os times), com 12.
E Dudu, por sua vez, fez seu jogo de número 393 pelo Verdão, superando, desta forma, os 392 duelos que o ex-goleiro Marcos acumula pelo clube só no Século XXI. Dessa forma, no século atual, o camisa 7 passa a ser de forma isolada o atleta que mais defendeu o Alviverde – ele também já era quem mais venceu (121 vezes com a de hoje) e quem mais fez gols pelo clube no século (83).
Dudu, aliás, com a assistência concedida para o gol de Gustavo Gómez, o terceiro da partida, reforça outra estatística: revelado pelo Cruzeiro e com partidas também pelo Grêmio na Série A, ele chegou à sua 66ª assistência em jogos válidos pelo Brasileirão, número máximo entre todos os atletas desde que a competição nacional passou a ser disputada por 20 times, em 2006.
Só pelo Verdão, desde 2015, o Baixinho soma 93 assistências, sendo 43 somente no Allianz Parque com a de hoje, casa do clube, onde o camisa 7, além dos passes decisivos, também domina todas as outras listas: é o número um em jogos na arena alviverde (171), gols (37) e vitórias (121).
Único palmeirense presente em todos os jogos do Campeonato Brasileiro 2022, Dudu também é o terceiro atleta que mais atuou pelo clube na história da competição (205 com o de hoje), atrás só de Ademir da Guia, com 216, e Emerson Leão, com 232, sendo o número um dentre os que mais venceram (115 vitórias), seguido de Emerson Leão (112).
Coletivamente, a vitória do Palmeiras reforça os excelentes números do time no Brasileirão 2022: é o dono da maior série invicta deste Brasileirão (15 atualmente, desde 16ª rodada), vem de cinco vitórias seguidas com essa (mas já chegou a seis entre 17ª e a 22ª rodada, sendo este o recorde de triunfos em série do Brasileirão 2022), é o dono do melhor ataque (52 gols), da melhor defesa (20 gols sofridos) e do melhor saldo de gols (32).
Além disso, em casa, o Verdão segue avassalador. A temporada 2022 aparece como a mais vitoriosa do Palmeiras dentro do Allianz Parque em comparação com as anteriores (84% de aproveitamento, sendo 24 triunfos, cinco empates e duas derrotas em 31 jogos), além da com menor percentual de derrotas (6%, sendo dois reveses em 31 jogos), a mais goleadora (69 gols marcados. média de 2,22 gols por partida) e a segunda menos vazada da história (18 gols sofridos, média de 0,58 gol por jogo).
Os números expressivos não acabam por aí! Esse duelo marcou também o expressivo jogo de número 800 da história do Palmeiras na cidade de São Paulo em jogos do Campeonato Brasileiro. E o retrospecto é extremamente favorável: são 433 vitórias, 215 empates, 152 derrotas, 1372 gols marcados e 768 gols sofridos.
O duelo ainda ficou marcado por uma estatística que engrandece o trabalho não só dos atletas, mas também da comissão técnica. Comandado pelo auxiliar João Martins nesta noite (pois Abel cumpre suspensão), o Verdão dirigido pela comissão técnica atual completou 100 vitórias em um total de 172 partidas de Abel Ferreira e seus companheiros: outros 39 empates, 33 reveses sofridos, com 295 gols marcados contra 139 sofridos, e, até aqui, a conquista dos títulos da Libertadores 2020 e 2021, da Copa do Brasil 2020, do Campeonato Paulista 2022 e da Recopa Sul-Americana 2022.
Do total destes 172 jogos, além dos 18 por João Martins (12 vitórias com a de hoje, cinco empates e um revés, 41 gols marcados e 13 sofridos), foram 152 comandados por Abel Ferreira (88 vitórias, 33 empates e 31 derrotas, com 251 gols marcados contra 122 sofridos) e mais dois por Vítor Castanheira (um empate e um resultado adverso, com dois gols marcados e quatro sofridos, mas um deles valeu classificação às semifinais da Copa do Brasil de 2020, contra o Ceará, após empatar por 2 a 2 fora de casa).
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 0 CORITIBA
Competição: Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
Data e hora: 6 de outubro de 2022, quinta-feira, às 19h (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/ SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/ SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/ RS)
Cartões amarelos: Atuesta (PAL); Boschilia, Thonny Anderson (CFC)
Gols: Mayke (PAL), aos 14’/1ºT; Rony (PAL), aos 33’/1ºT; Gustavo Gómez (PAL), aos 5’/2ºT; Breno Lopes (PAL), aos 31’/2ºT
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Danilo, Atuesta (Gabriel Menino), Mayke (Breno Lopes), Gustavo Scarpa (Bruno Tabata) e Dudu (Merentiel); Rony (Endrick). Técnico: João Martins (auxiliar)
CORITIBA: Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Egídio); Bruno Gomes, Trindade e Boschilia (Thonny Anderson); Warley (José Hugo), Alef Manga (Biel) e Fabrício (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira.
Brasileirão Série A
São Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
O São Paulo voltou a tropeçar no Campeonato Brasileiro e foi derrotado pelo Remo por 1 a 0 neste domingo, no Mangueirão, em Belém, pela 18ª rodada. O resultado ampliou a sequência negativa do Tricolor, que chega à pausa para a Copa do Mundo sem vencer há cinco partidas na competição.
A derrota também mexeu na situação do time na tabela. Com 25 pontos, o São Paulo caiu para a oitava colocação. Já o Remo, apesar do triunfo diante de sua torcida, segue em situação complicada, ocupando a 18ª posição, com 18 pontos e dentro da zona de rebaixamento.
O jogo
No início do jogo, o São Paulo até criou a primeira oportunidade clara. Logo no primeiro minuto, Lucas Rasmon finalizou rasteiro e obrigou Ivan a espalmar para escanteio. Depois de um período de mais marcação e poucas chances, o Tricolor voltou a aparecer em contra-ataque rápido: Calleri encontrou Artur, que ficou cara a cara com o goleiro, mas parou em outra boa defesa.
O Remo respondeu na reta final da etapa inicial e quase abriu o placar em um lance de sobra dentro da área. Patrick pegou de primeira e carimbou a trave de Rafael, levando perigo ao gol são-paulino. Já nos acréscimos, Artur ainda tentou em cobrança de falta pela esquerda, mas Ivan apareceu novamente para evitar o gol do São Paulo.
O segundo tempo teve ritmo mais travado e poucas chances reais de gol. A primeira jogada de maior perigo surgiu aos 25 minutos, com Pikachu, mas o lance foi anulado por impedimento. As equipes ainda reclamaram de duas possíveis penalidades, uma para cada lado, mas o árbitro nada marcou.
Quando o empate parecia encaminhado, o Remo encontrou o gol da vitória nos minutos finais. Nos acréscimos, Marcelinho aproveitou uma sobra na área e definiu o placar no Mangueirão, frustrando a tentativa do São Paulo de encerrar a sequência sem vitórias antes da parada do calendário.
Próximos jogos
Remo
Corinthians x Remo (19ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data: 22 de julho (quarta-feira)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
São Paulo
São Paulo x Athletico-PR (19ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data: 22 de julho (quarta-feira)
Local: Morumbis, em São Paulo
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Remo 1 x 0 São Paulo | |
| Competição | 18ª rodada do Campeonato Brasileiro |
| Local | Mangueirão, em Belém |
| Data | 31 de maio de 2026 (domingo) |
| Horário | 20h30 (de Brasília) |
| Cartões Amarelos | Osorio, Enzo Diaz (São Paulo) |
| Gols | Marcelinho, aos 48′ do 2ºT (Remo) |
| Remo | Ivan; Marcelinho, Marllon, Tchamba, Mayk; Zé Welison (Picco), Patrick, Zé Ricardo (Gabriel Poveda); Pikachu (Matheus Alexandre), Vitor Bueno (David Braga), Alef Manga. Técnico: Léo Condé. |
| São Paulo | Rafael; Lucas Ramon, Alan Franco, Osório, Enzo Díaz; Pablo Maia, Danielzinho (Hugo); Artur (Tetê), André Silva (Marcos Antônio), Ferreirinha (Lucca); Calleri (Tapia). Técnico: Dorival Júnior. |
-
copa sul-americana4 dias atrásVasco vence o Barracas Central e garante vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana
-
Corinthians4 dias atrásCorinthians perde invencibilidade na Libertadores após revés para o Platense na Neo Química Arena
-
copa sul-americana5 dias atrásSão Paulo vence Boston River e assegura liderança invicta na Copa Sul-Americana
-
copa sul-americana5 dias atrásGrêmio empata com Montevideo City Torque e vai disputar os playoffs da Sul-Americana
-
Libertadores3 dias atrásCom show de Flaco López e Arias, Palmeiras goleia Junior Barranquilla na Libertadores
-
copa sul-americana5 dias atrásSantos vence o Deportivo Cuenca e vai aos playoffs da Sul-Americana
-
Flamengo5 dias atrásFlamengo vence o Cusco e confirma liderança do grupo na Libertadores
-
Fluminense4 dias atrásFluminense derrota Deportivo La Guaira no Maracanã e carimba vaga nas oitavas de final da Libertadores