seleção brasileira
Brasil e Canadá se enfrentam nesta sexta-feira na Vila Belmiro

A Seleção Brasileira Feminina está pronta para o duelo desta sexta-feira (11), às 15h15, na Vila Belmiro, em Santos (SP). O Brasil fara dois jogos amistosos diante do Canadá.
Diante do Canadá, a equipe comandada pela técnica Pia Sundhage tentará manter a invencibilidade de dez jogos desde a Copa América, e fechar o ano de 2022 com chave de ouro diante de sua torcida.
Além de ser um duelo entre duas seleções Top 10 do Ranking da FIFA, o compromisso marcará o reencontro após o jogo, no qual o Canadá eliminou o Brasil nas quartas de final dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Na coletiva de imprensa oficial, ao ser questionada sobre o sentimento de revanche, Pia preferiu destacar outros objetivos nestes dois jogos.
“Eu diria que todo jogo tem um significado e todo jogo é um aprendizado. Claro que vamos sempre olhar o nosso último jogo contra o Canadá. Então, se você quer incentivar as jogadoras podemos trazer alguns elementos, aquele jogo na verdade foi um empate e depois perdemos nos pênaltis. Agora temos um pouco dessa revanche, mas isso é algo bem pequeno, há outras coisas importantes quase se trata de aspectos técnicos e em relação as novas jogadoras tentando desafiar ainda mais a última linha defensiva, isso fará a diferença”, destacou.
10/11 – Treino da Seleção Feminina Principal na Vila Belmiro | Foto: Thais Magalhães/CBF
Dos Jogos Olímpicos pra cá, o elenco brasileiro ganhou novas caras. Das 21 atletas que estiveram no último encontro com as canadenses, apenas sete estarão presentes nestes dois compromissos: Letícia I, Tamires, Duda Francelino, Debinha, Bia Zaneratto, Geyse e Ludmila.
“Primeiramente, temos um time diferente agora com jogadoras mais jovens e acredito que a nosso filosofia de ‘desafiar a linha’ será muito importante. Se olhar o treino que tivemos, pedimos que jogadoras como a Ary, Kerolin e Debinha sempre desafiem a linha, e nós não conseguimos fazer isso nos jogos da Olimpíada. Não tínhamos a força para fazer isso, então, acho será com certeza um jogo bem diferente em relação ao da Olimpíada. Também sabemos que o Canadá é um dos melhores times do mundo, basta olhar para os resultados, elas não levaram muitos gols. Então, será importante estarmos conectadas no ataque”, apontou.
10/11 – Treino da Seleção Feminina Principal na Vila Belmiro | Foto: Thais Magalhães/CBF
Equilíbrio em campo
Desde 1996, Brasil e Canadá já se enfrentaram em 26 oportunidades, e quem leva a melhor no histórico é a equipe brasileira, são nove vitórias, nove empates e oito derrotas. Nesta sexta-feira (11), Pia comandará a Seleção Feminina pela sexta vez diante das canadenses.
Em todas as oportunidades, os encontros foram marcados por grandes jogos. No Torneio da China, em novembro de 2019, vitória brasileira por 4 a 0. Logo em seguida, em março de 2020, no Torneio da França, empate em 2 a 2. Na She Believes Cup, em fevereiro de 2021, mais um encontro e triunfo Canarinho por 2 a 0.
Na reta final da preparação para a Olimpíada, em abril de 2021, empate em 0 a 0. Por fim, nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a equipe comandada pela técnica Beverly Priestman eliminou a Seleção nos pênaltis ao vencer por 4 a 3. No Japão, a equipe canadense conquistou a medalha de ouro.


seleção brasileira
Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos contra Coreia e Japão

A Seleção Brasileira foi convocada pelo treinador Carlo Ancelotti na tarde desta quarta-feira (1º) para os amistosos na Data FIFA de outubro com Coreia do Sul e Japão, em evento na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Foram 26 selecionados para os jogos, que fazem parte do planejamento do Departamento de Seleções de enfrentar diferentes escolas mundiais antes da Copa do Mundo de 2026.
O Brasil enfrenta os sul-coreanos no dia 10, às 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, e encara os japoneses no dia 14, às 7h30 (de Brasília), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.
O chefe de delegação no período será o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos.
O coordenador executivo das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, também adiantou que o objetivo da Amarelinha é enfrentar seleções africanas em novembro, na Inglaterra e França.
PROGRAMAÇÃO
Atletas e comissão técnica começarão a se apresentar na próxima segunda-feira (6), dia do primeiro treino. Na Coreia do Sul, as atividades acontecerão no Estádio Goyang até a quarta (8). Na véspera do jogo, no dia 9, será no palco da partida. Todos começarão às 16h (horário local).
Às 10h (horário local) do dia 12, antes de viajar para o Japão, a Seleção irá a campo no Estádio Goyang. Em Tóquio, o treinamento do dia 13, às 16h (horário local), ocorrerá no Estádio Ajinomoto, que receberá o confronto com os japoneses no dia 14.
CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS:
GOLEIROS
Bento – Al-Nassr
Ederson – Fenerbahçe
Hugo Souza – Corinthians
DEFENSORES
Caio Henrique – Monaco
Carlos Augusto – Internazionale
Douglas Santos – Zenit
Militão – Real Madrid
Fabricio Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal
Beraldo – PSG
Vanderson – Monaco
Wesley – Roma
MEIO-CAMPISTAS
André – Wolverhampton
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
João Gomes – Wolverhampton
Joelinton – Newcastle
Paquetá – West Ham
ATACANTES
Estêvão – Chelsea
Gabriel Martinelli – Arsenal
Igor Jesus – Nottingham Forest
Luiz Henrique – Zenit
Matheus Cunha – Manchester United
Richarlison – Tottenham
Rodrygo – Real Madrid
Vini Jr – Real Madrid
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Empate amargo: Internacional estreia Ramón Díaz com 1 a 1 diante do Juventude
-
seleção brasileira2 dias atrás
Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos contra Coreia e Japão
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Empate eletrizante em Bragança: Santos cede igualdade ao Bragantino em jogo de quatro gols
-
Brasileirão Série A2 dias atrás
Palmeiras goleia Vasco e assume vice-liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Fluminense vence em estreia de Zubeldía e impede Botafogo de entrar no G-4
-
Atlético-MG5 dias atrás
Atlético-MG quebra jejum de vitórias com sofrido triunfo sobre o Mirassol na Arena MRV
-
Bahia5 dias atrás
Bahia vence e quebra invencibilidade do Palmeiras no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Flamengo vence o Corinthians em jogo dramático na Neo Química Arena