Copa do Mundo
Vinicius Junior: ‘Vou deixar a missão de parar Modric para o Casemiro’
Dança dos Famosos é um quadro que Vinícius Júnior gosta de assistir na TV e tem reproduzido nos campos do Qatar. Toda vez que o Brasil faz um gol nesta Copa do Mundo FIFA, aliás, a ponta elétrica pode ser vista dançando coreografias com Lucas Paquetá, Neymar, Raphinha, Richarlison e companhia.
A Seleção marcou quatro vezes no primeiro tempo de um passeio contra a Coreia do Sul, com o seu atacante de 20 anos anotando uma obra de arte e dando ótima assistência para outro. E você sabe o que aconteceu depois.
Antes das quartas de final contra a Croácia, Vinícius falou com a FIFA sobre como parar Luka Modric, como se sente fazendo parte de um ataque brilhante do Brasil e sua dança.
Que tipo de jogo você espera contra a Croácia?
Vai ser um jogo muito difícil. Eles foram vice-campeões na última Copa do Mundo. Estamos nos preparando para fazer um jogo excelente. Nós vamos dar o nosso melhor como apresentados contra a Coreia, enfrentando eles e tentando marcar gols, o que sempre é muito importante para a gente.
Você joga com Modric no Real Madrid. Como parar ele?
Modric é um grande jogador, ele me ensinou muito – não só no campo, mas também fora dele. Fico muito feliz de conhecê-lo e poder conviver com ele diariamente. Não é só um grande jogador, mas também uma grande pessoa, faz tudo por mim, pelo Rodrygo e pelo Militão. Ele sempre tenta ajudar os jogadores jovens como a gente. Sobre jogar contra ele, eu sempre gosto de jogar contra os melhores. Contra o Modric vai ser muito especial. Como parar, eu vou deixar para o Casemiro, porque ele pode fazer um trabalho melhor que o meu! Ele conhece muito bem o Modric porque eles jogaram juntos por muito tempo.
Você, Raphinha, Neymar, Richarlison… o ataque do Brasil é impressionante. Como se sente como parte dele?
Estou muito feliz de estar entre os melhores e jogar com os melhores. A gente se dá muito bem. Acho que isso é fundamental, confiar um no outro e saber que, se eu não conseguir fazer algo, o Neymar fará por mim – e vice-versa. O mesmo com o Raphinha, o Richarlison e todos os jogadores do banco. Quando eles se entrelaçam, eles dão o melhor pelo tempo. É sempre bom jogar com eles.
Pode falar mais sobre as comemorações de gol com danças na Copa?
A parte mais importante do futebol é fazer gol. Eu sempre tento mostrar minha alegria no campo para as pessoas que estão assistindo. Me deixa muito feliz saber que minha dança faz outras pessoas felizes. Espero poder dançar todo o tempo.
Copa do Mundo
Sorteio da Copa do Mundo de 2026; veja chave do Brasil
A capital americana foi palco, nesta sexta-feira (05.12), do aguardado sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que será sediada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. Com um formato inédito que expande o torneio para 48 seleções, divididas em 12 chaves com quatro equipes cada, a competição promete ser a maior e mais abrangente da história do futebol.
O Brasil, pentacampeão mundial, conheceu seus adversários e foi alocado no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia. A Canarinho terá seus primeiros desafios nos dias 13 (sábado), 19 (sexta) e 24 de junho (quarta). A FIFA prometeu divulgar a tabela completa, com horários e locais dos confrontos, neste sábado, às 14h (de Brasília).
Entre os outros gigantes do futebol, a atual campeã Argentina figurou no Grupo J, ao lado de Argélia, Áustria e Jordânia. Já a França, vice-campeã em 2022, integrará o Grupo I, que também contará com Senegal, Noruega e um representante da repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque).
Novo Formato e Caminho Para a Glória
A edição de 2026 trará uma mudança significativa na estrutura da competição. Pela primeira vez, 48 seleções disputarão o Mundial, exigindo que o time campeão dispute oito partidas até levantar a taça. Isso se deve à inclusão de uma fase de 16-avos de final, anterior às tradicionais oitavas.
Para avançar ao mata-mata, classificarão os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos, além dos oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 equipes na fase eliminatória.
Calendário e Palcos Históricos
A bola rola para o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2026 em 11 de junho, no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México, marcando um retorno histórico do torneio a um dos seus mais tradicionais palcos. No total, a competição contará com 104 partidas.
A fase de mata-mata terá início em 28 de junho, culminando na grande final em 19 de julho, que será disputada no Estádio MetLife, em Nova Jersey (EUA). A disputa pelo terceiro lugar está marcada para um dia antes, no Estádio Hard Rock, em Miami (EUA).
Os Grupos da Copa do Mundo de 2026:
Grupo A
- México
- África do Sul
- Coreia do Sul
- Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B
- Canadá
- Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia)
- Catar
- Suíça
Grupo C
- Brasil
- Marrocos
- Haiti
- Escócia
Grupo D
- Estados Unidos
- Paraguai
- Austrália
- Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E
- Alemanha
- Curaçao
- Costa do Marfim
- Equador
Grupo F
- Holanda
- Japão
- Repescagem Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
- Tunísia
Grupo G
- Bélgica
- Egito
- Irã
- Nova Zelândia
Grupo H
- Espanha
- Cabo Verde
- Arábia Saudita
- Uruguai
Grupo I
- França
- Senegal
- Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque)
- Noruega
Grupo J
- Argentina
- Argélia
- Áustria
- Jordânia
Grupo K
- Portugal
- Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
- Uzbequistão
- Colômbia
Grupo L
- Inglaterra
- Croácia
- Gana
- Panamá
-
seleção brasileira6 dias atrásBrasil joga com Coreia do Sul neste sábado na Arena Pantanal
-
Brasileirão Série A5 dias atrásCorinthians segura o Palmeiras e empata em 0 a 0 no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásVitória surpreende São Paulo no Barradão e complica vida do Tricolor no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSantos vence Atlético-MG na Vila Belmiro e reage no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásGrenal sem graça termina zerado no Beira-Rio e frustra torcidas gaúchas
-
Brasileirão Série A6 dias atrásRemo arranca empate heroico contra o Vasco em noite de chances perdidas
-
Brasileirão Série A5 dias atrásCruzeiro vira para cima do Bragantino e sai da lanterna no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásFlamengo vence Fluminense e assume a vice-liderança do Brasileirão