Palmeiras
Abel Ferreira e comissão técnica são homenageados pelos três anos no Palmeiras
A manhã desta terça-feira (31) foi marcada por homenagens a Abel Ferreira e sua comissão técnica, que completam três anos de Palmeiras nesta semana. Funcionários da Academia de Futebol, além da presidente Leila Pereira, do vice-presidente Paulo Buosi e do ex-presidente Maurício Galiotte, reuniram-se no gramado para aplaudir e agradecer aos profissionais pela dedicação ao clube e pelos oito títulos conquistados no período.
A maior surpresa foi a presença dos familiares dos portugueses, que tornaram o tributo ainda mais emocionante para todos. Os cinco foram presenteados com camisas personalizadas, bolas autografadas por colaboradores e árvores bonsai de oliveiras, uma lembrança dos funcionários do clube simbolizando paz, fertilidade e prosperidade.

Anunciado como técnico do clube no dia 30 de outubro de 2020, Abel Ferreira comandou o primeiro treino no dia 4 de novembro e estreou no dia 5 de novembro com vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, que garantiu a classificação do time para as quartas de final da Copa do Brasil, competição vencida pelo Verdão. Desde então, a comissão disputou 245 jogos, com 140 vitórias, 59 empates e 46 derrotas.
Abel é o segundo treinador com mais troféus pelo Verdão na história, ao lado de Vanderlei Luxemburgo e atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez. Dentre os muitos recordes no clube, é o treinador com mais finais disputadas (11 em 16 torneios eliminatórios disputados) e o primeiro a conquistar ao menos um título estadual, um nacional e um internacional. Esta é a terceira comissão a ultrapassar os 200 jogos em uma mesma passagem.
Treino tático
O Palmeiras realizou também nesta manhã o último treino antes de enfrentar o Botafogo, na quarta-feira (01), às 21h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A comissão comandou um trabalho tático posicional de construção de jogo, seguido do tradicional recreativo antes da viagem.
Autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, o meio-campista Raphael Veiga comentou sobre a recuperação da equipe na competição após três triunfos consecutivos. Ele está a uma bola na rede de alcançar Ademir da Guia na 4ª colocação do ranking de maiores artilheiros do Palmeiras em Brasileiros (soma 35 gols contra 36 do ex-camisa 10, pentacampeão brasileiro pelo Verdão) e de se isolar na 25ª posição da lista geral de goleadores do clube na história (tem 81 gols, ao lado de Canhotinho e Julinho Botelho).

“Importante voltarmos a ganhar no campeonato. Viemos de uma sequência não tão boa, não estamos acostumados. E hoje estamos no lugar que devemos sempre estar, três vitórias, o time está bem, confiante, temos crescido no Brasileiro nos últimos jogos. Sobre meu gol, fico feliz em voltar a marcar. Para alguém que joga ali na frente, fazer gols e assistências sempre é muito importante para ajudar o time, dar confiança. Espero continuar fazendo gols, o Palmeiras continuar vencendo e todos ficarem felizes”, afirmou.
Veiga comentou ainda sobre a importância do confronto com o Botafogo, mas lembrou que há muitas rodadas a serem disputadas. “Nos últimos três anos, jogamos muitos jogos decisivos, importantes. Isso fez com que nós amadurecêssemos, criássemos uma casca. Até mesmo controlar as emoções. Estamos experientes em relação a isso. Amanhã será um jogo importante, mas sabemos que o campeonato tem alguns jogos ainda. Vamos fazer o melhor para vencer, como o Abel fala, sempre dar o nosso melhor a cada jogo e no final da 38ª rodada vamos ver como fica a classificação”, finalizou.
Brasileirão Série A
Palmeiras empata com Fluminense e vê liderança do Brasileirão se afastar
O Palmeiras não conseguiu quebrar sua sequência de resultados sem vitória no Campeonato Brasileiro, empatando em 0 a 0 com o Fluminense na noite deste sábado (22.11), em partida válida pela 35ª rodada. O jogo, que marcou a despedida do Verdão do Allianz Parque nesta temporada, fez com que a equipe comandada por Abel Ferreira visse a liderança da competição se distanciar ainda mais.
Com o empate, o Alviverde mantém a vice-liderança, agora com 70 pontos, mas a diferença para o Flamengo – que venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 0 – aumentou para quatro pontos. Do outro lado, o Fluminense chega aos 55 pontos, ocupando a sexta colocação na tabela.
O jogo
O início do confronto foi marcado pela cautela de ambas as equipes, resultando em poucas chances claras de gol. Aos seis minutos, Kevin Serna, do Palmeiras, invadiu a área e finalizou, mas a bola foi para fora após desvio. A resposta palmeirense veio dois minutos depois, com Vitor Roque puxando um contra-ataque rápido pela direita e chutando para a defesa adversária desviar.
Apesar de ter a posse de bola, o Palmeiras encontrava dificuldades para furar o bloqueio tricolor. O Fluminense, por sua vez, tentava se aventurar e levou algum perigo com chutes de fora da área de Everaldo e Lima, que exigiram defesas de Carlos Miguel, goleiro palmeirense. Já aos 30 minutos, após uma cobrança de falta e um bate-rebate na área, Vitor Roque tentou a finalização, mas foi travado. Flaco López, em uma arrancada individual aos 36, quase surpreendeu Fábio com um chute de longe, mas o goleiro tricolor fez boa intervenção.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com um ligeiro atrito entre Vitor Roque e Ignácio, que culminou em um cartão amarelo para o atacante palmeirense. Logo em seguida, Fábio se antecipou a um lançamento para Vitor Roque, mostrando agilidade. O Palmeiras tentava pelo alto, mas a cabeçada de Gustavo Gómez após cobrança de falta não alcançou o alvo.
O Fluminense voltou mais incisivo e criou as melhores oportunidades no segundo tempo. Everaldo, de cabeça, e Nonato, com um chute forte, obrigaram o Palmeiras a se defender. Nonato teve sua tentativa travada por Gustavo Gómez, crucial para evitar o gol. Aos 14 minutos, a sorte sorriu para o Palmeiras quando Canobbio, do Fluminense, acertou a trave com um chute potente de fora da área, com a bola inclusive passando por cima da linha antes de sair. Canobbio ainda teve mais duas chances, uma defendida por Carlos Miguel e outra travada por Gómez.
Com o Fluminense ditando o ritmo e criando mais, o Palmeiras mostrava dificuldades na construção das jogadas e nos passes. Somente aos 24 minutos o Verdão voltou a assustar, com Vitor Roque driblando na área e chutando cruzado, mas a bola passou perto da meta de Fábio. Carlos Miguel, mais uma vez, foi decisivo ao defender uma batida perigosa de Gabriel Fuentes. Nos minutos finais, Bruno Fuchs serviu Flaco López em um contra-ataque promissor, mas o argentino finalizou cedo e acertou a marcação. Raphael Veiga ainda tentou um chute de fora da área que desviou e quase enganou Fábio, mas saiu pela linha de fundo.
O apito final confirmou o empate sem gols, um resultado que freia as aspirações do Palmeiras na briga pelo título, enquanto o Fluminense soma um ponto importante fora de casa.
Próximos Confrontos
Palmeiras:
- Adversário: Grêmio (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Fluminense:
- Adversário: São Paulo (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 27 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 20h30 (de Brasília)
- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 0 x 0 Fluminense
Competição: Campeonato Brasileiro (35ª rodada)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Público: 40.245 torcedores
Renda: R$ 2.986.721,80
Arbitragem:
- Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
- Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
- VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões Amarelos:
- Palmeiras: Vitor Roque, Raphael Veiga, Murilo
- Fluminense: Freytes
Palmeiras:
- Goleiro: Carlos Miguel
- Defensores: Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez
- Meio-campo: Aníbal Moreno (Raphael Veiga), Emiliano Martínez (Bruno Fuchs) e Allan (Felipe Anderson)
- Atacantes: Ramón Sosa (Facundo Torres), Flaco López e Vitor Roque
- Técnico: Abel Ferreira
Fluminense:
- Goleiro: Fábio
- Defensores: Samuel Xavier, Ignácio, Thiago Santos (Facundo Bernal) e Freytes (Gabriel Fuentes)
- Meio-campo: Nonato (Hércules) e Martinelli
- Atacantes: Lima (Igor Rabello), Serna (Soteldo) e Canobbio
- Centroavante: Everaldo
- Técnico: Luís Zubeldía
-
Botafogo5 dias atrásVirada eletrizante: Botafogo vence o Sport por 3 a 2 e consolida vaga no G5 do Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásPalmeiras tropeça em casa, empata com o Vitória e se complica na disputa pelo título
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFluminense vence Fla-Flu com falha de Rossi, freia o líder e incendeia o Brasileirão
-
Brasileirão Série A3 dias atrásCorinthians vence Majestoso e cola no São Paulo na tabela do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásSantos apenas empata com o Mirassol e segue ameaçado pelo rebaixamento
-
seleção brasileira6 dias atrásBrasil empata com Tunísia em amistoso e deixa dúvidas para a Copa do Mundo
-
Botafogo2 dias atrásBotafogo vence Grêmio e garante vaga na Libertadores 2026
-
Brasileirão Série A4 dias atrásGrêmio encerra jejum, bate o Vasco na Arena e respira no Brasileirão