Brasileirão Série A
Cruzeiro perde para São Paulo e cai para sétima posição no Brasileirão
Na noite deste domingo, o Cruzeiro perdeu para o São Paulo, que utilizou um time reserva, o placar foi de 1 a 0, com gol de William Gomes. A partida, válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcou o fim de uma sequência de três jogos sem vitórias para o Tricolor Paulista. Antes deste triunfo, a equipe havia perdido para o Fluminense no Brasileirão e para o Atlético-MG na Copa do Brasil, além de empatar novamente com o Galo na mesma competição.
Quebra de tabus
A vitória do São Paulo também representou a primeira derrota do Cruzeiro no Mineirão pelo Brasileirão nesta temporada. Além disso, o Tricolor voltou a vencer fora de casa após mais de dois meses, com o último triunfo fora de seus domínios ocorrendo em 3 de julho, contra o Athletico-PR por 2 a 1, na Ligga Arena.
Situação na tabela
O Cruzeiro caiu para a sétima colocação com 41 pontos, sendo ultrapassado pelo Bahia, que venceu o Atlético-MG e chegou aos 42 pontos, assumindo a sexta posição. Com os três pontos conquistados, o São Paulo subiu para a quinta posição do Campeonato Brasileiro, somando 44 pontos, apenas um a menos que o Flamengo, que ocupa a quarta posição com 45 pontos.
Primeiro tempo
O São Paulo começou a partida de forma intensa e chegou a balançar as redes aos 8 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento de William Gomes. Aos 20 minutos, o jovem atacante voltou a levar perigo ao gol do Cruzeiro, mas seu chute desviou em Zé Ivaldo e passou perto da trave esquerda de Cássio. Cinco minutos depois, Erick obrigou o goleiro do Cruzeiro a fazer sua primeira defesa.
A primeira chance clara do Cruzeiro veio aos 35 minutos, quando Matheus Pereira finalizou cruzado, mas sem muita força. O São Paulo respondeu com Erick, que obrigou Cássio a fazer uma ótima defesa. Nos acréscimos do primeiro tempo, Lucas Romero fez falta dura em Marcos Antônio e recebeu cartão amarelo, gerando reclamações dos jogadores e do técnico Zubeldía, que pediram a expulsão do atleta cruzeirense.
Segundo tempo
O Cruzeiro começou o segundo tempo pressionando e teve uma chance logo aos 2 minutos com Matheus Pereira, mas Jandrei fez a defesa. Aos 7 minutos, os jogadores do São Paulo pediram pênalti por um toque de mão de Marlon na área, mas o árbitro não marcou nada.
O gol da vitória do São Paulo saiu aos 13 minutos. Em um ataque rápido, Erick passou para William Gomes, que dominou dentro da área e chutou forte no ângulo direito de Cássio, sem chances para o goleiro. Aos 21 minutos, o Cruzeiro quase empatou com um cruzamento de trivela de William, mas Jandrei estava atento e fez a defesa.
Aos 27 minutos, o técnico do São Paulo promoveu a estreia do norte-irlandês Jamal Lewis, que entrou no lugar de William Gomes, autor do gol da vitória.
A vitória do São Paulo foi crucial para a equipe, que vinha de uma sequência negativa e precisava de um resultado positivo para se manter na briga pelas primeiras posições do Brasileirão. O Cruzeiro, apesar de ter pressionado em alguns momentos, não conseguiu superar a defesa são-paulina e sofreu sua primeira derrota no Mineirão nesta temporada.
Agora, ambas as equipes precisam focar nos próximos desafios, tanto nas competições continentais quanto no Campeonato Brasileiro, para continuar lutando por seus objetivos na temporada.
Próximos compromissos
O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Botafogo, pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores. O jogo será no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 21h30 (horário de Brasília). Pelo Brasileirão, o próximo desafio será contra o Internacional, no próximo domingo, às 18h30, no Morumbi.
O Cruzeiro, por sua vez, enfrentará o Libertad, no Paraguai, nesta quinta-feira, às 21h30, pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo compromisso será contra o Cuiabá, no domingo, às 18h30.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 X 1 SÃO PAULO
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 15/09/2024
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Cartões amarelos: Ferraresi, Michel Araujo, Luis Zubeldía e André Silva (São Paulo); Kaio Jorge, Matheus Henrique, Lucas Romero e Gabriel Verón (Cruzeiro)
Gols: William Gomes, aos 13′ do 2ºT (São Paulo)
CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon (Kaiki); Walace (Lautaro Díaz), Romero (Peralta), Matheus Henrique (Mateus Vital) e Matheus Pereira; Vitinho (Gabriel Verón) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
SÃO PAULO: Jandrei; Igor Vinícius, Sabino, Ferraresi e Ruan; Marcos Antônio, Santiago Longo (Luiz Gustavo), Erick (Wellington Rato), Michel Araújo (Rodriguinho) e William Gomes (Jamal Lewis); André Silva. Técnico: Luis Zubeldía
Brasileirão Série A
Cruzeiro goleia Corinthians e carimba vaga direta na Libertadores
Em uma exibição de gala que serve como um poderoso aviso para o próximo confronto da Copa do Brasil, o Cruzeiro atropelou o Corinthians por 3 a 0 neste domingo, no Mineirão. A vitória contundente não apenas consolidou a excelente fase da Raposa no Campeonato Brasileiro, mas também garantiu a tão almejada vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América.
O placar elástico, construído com dois gols do artilheiro Kaio Jorge e um de Arroyo, selou a superioridade celeste em campo e deixou o Corinthians em situação delicada na tabela, cada vez mais distante do G7.
DO jogo
Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro impôs seu ritmo e dominou as ações. A Raposa, atuando com intensidade e organização, não demorou a criar oportunidades. Aos 25 minutos, após boa jogada e defesa de Felipe Longo, Kaio Jorge aproveitou o rebote e abriu o placar, incendiando a torcida cruzeirense. O time mineiro seguiu pressionando e, aos 33, Lucas Silva quase ampliou com um chute perigoso.
No segundo tempo, a superioridade cruzeirense se traduziu rapidamente em mais gols. Aos três minutos, Kaio Jorge, novamente oportunista, balançou as redes pela segunda vez. Não satisfeito, o Cruzeiro consolidou a goleada aos 18 minutos: em um contra-ataque fulminante, Kaio Jorge serviu Arroyo, que invadiu a área e finalizou com força, sem chances para o goleiro alvinegro. Uma vitória indiscutível que ressalta a força do elenco celeste.
Cruzeiro na elite do Brasileirão e Libertadores garantida
Com o resultado, o Cruzeiro alcançou impressionantes 68 pontos, consolidando-se na terceira posição da tabela e diminuindo a diferença para o vice-líder Palmeiras (70 pontos). A performance exemplar da equipe garantiu a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, um objetivo de grande importância para o clube na temporada. A campanha cruzeirense até aqui é marcada por 19 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas, números que atestam a solidez do projeto.
Por outro lado, o Corinthians viu suas chances de alcançar uma vaga na Pré-Libertadores se tornarem quase nulas, estacionando na décima posição com 45 pontos.
Prévia da semifinal da Copa do Brasil
O confronto deste domingo ganha ainda mais peso por ser uma “prévia” das semifinais da Copa do Brasil. Cruzeiro e Corinthians se reencontrarão em breve para decidir uma vaga na grande final da competição. Os duelos estão marcados para os dias 10 e 14 de dezembro, com o primeiro jogo em Minas Gerais e a decisão na Neo Química Arena. A goleada no Brasileirão certamente injeta confiança extra na equipe mineira para esse embate decisivo.
Próximos compromissos:
- Cruzeiro: Enfrenta o Ceará no sábado, 29/11, às 20h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
- Corinthians: Recebe o Botafogo no domingo, 30/11, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Aqui está a ficha técnica da partida, formatada conforme solicitado:
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 3 x 0 Corinthians
- Competição: Campeonato Brasileiro (35ª rodada)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Data: 23 de novembro de 2025 (domingo)
- Horário: 20h30 (de Brasília)
- Público: 30.663 torcedores
Gols:
- Kaio Jorge, aos 25′ do 1ºT (Cruzeiro)
- Kaio Jorge, aos 3′ do 2ºT (Cruzeiro)
- Arroyo, aos 18′ do 2ºT (Cruzeiro)
Cartões Amarelos:
- Cruzeiro: Lucas Romero, Arroyo, Fabrício Bruno
- Corinthians: Matheuzinho, Hugo
Cartões Vermelhos:
- Corinthians: José Martínez
Arbitragem:
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- VAR: Wagner Reway (SC)
Cruzeiro:
- Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno (Kauã Prates); Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Japa) e Matheus Pereira; Arroyo (Sinisterra) e Kaio Jorge (Gabigol).
- Técnico: Leonardo Jardim
Corinthians:
- Felipe Longo; João Pedro Tchoca, Gustavo Henrique e Angileri (André); Matheuzinho, Raniele (Carrillo), Breno Bidon (Martínez), Rodrigo Garro (Dieguinho) e Matheus Bidu; Gui Negão (Vitinho) e Yuri Alberto.
- Técnico: Dorival Júnior
-
Botafogo5 dias atrásVirada eletrizante: Botafogo vence o Sport por 3 a 2 e consolida vaga no G5 do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásPalmeiras tropeça em casa, empata com o Vitória e se complica na disputa pelo título
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFluminense vence Fla-Flu com falha de Rossi, freia o líder e incendeia o Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásSantos apenas empata com o Mirassol e segue ameaçado pelo rebaixamento
-
Brasileirão Série A3 dias atrásCorinthians vence Majestoso e cola no São Paulo na tabela do Brasileirão
-
seleção brasileira5 dias atrásBrasil empata com Tunísia em amistoso e deixa dúvidas para a Copa do Mundo
-
Botafogo1 dia atrásBotafogo vence Grêmio e garante vaga na Libertadores 2026
-
Brasileirão Série A4 dias atrásGrêmio encerra jejum, bate o Vasco na Arena e respira no Brasileirão