campeonato paulista
Santos vence Água Santa e assume liderança do grupo B com destaque para Neymar
Em noite emocionante na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Água Santa por 3 a 1 neste domingo (10), pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. O triunfo não só colocou o Peixe no topo do grupo B como marcou o retorno aos gols de Neymar, que brilhou com um penalty e uma assistência em seu primeiro gol pelo clube desde o reencontro com a camisa alvinegra.
O jogo
O primeiro tempo começou com o Santos pressionando. Aos 13 minutos, Neymar protagonizou a jogada decisiva: após combinação com Soteldo na área, foi derrubado e converteu o penalty sem chances para o goleiro Edson Mardden. Aos 26 minutos, Thaciano ampliou após cruzamento de Guilherme e falha defensiva do Água Santa. Os visitantes reagiram aos 43 minutos com um golaço de Netinho, que aproveitou espaço para chutar no ângulo de fora da área.
No segundo tempo, o Santos manteve a intensidade e garantiu a vitória aos 25 minutos: após avanço de JP Chermont pela direita e passe magistral de Neymar – mesmo desequilibrado – Guilherme finalizou para marcar o terceiro. O Água Santa tentou reagir com Renan Castro e pressionou nos minutos finais, mas esbarrou nas defesas de Gabriel Brazão. Um gol de Soteldo chegou a ser anulado por impedimento no fim da partida.
Liderança e próximos desafios
Com o resultado, o Santos soma 12 pontos e assume isolado a liderança do grupo B, um ponto à frente de Guarani, Portuguesa e RB Bragantino. Já o Água Santa segue na última posição do grupo C, com seis pontos.
O Peixe volta a campo nesta quarta-feira (13), às 19h15 (horário de Brasília), contra o Noroeste novamente na Vila Belmiro. O Água Santa tentará reagir no mesmo dia diante da Inter de Limeira às 18h30 em casa.
Destaque para Neymar
A noite foi especialmente simbólica para Neymar. Além do gol inicial – seu primeiro desde que voltou ao clube que revelou sua carreira – ele participou diretamente do terceiro tento santista com assistência precisa para Guilherme. A torcida vibrou com os lampejos do camisa 10 em uma partida que pode indicar um recomeço promissor para o astro no time do coração.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 1 ÁGUA SANTA
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 16/02/2025
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Rafael Tadeu Alves de Souza e Raphael de Albuquerque Lima
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Público pagante: 13.795
Renda: R$ 781.425,00
Cartões amarelos: Thaciano, João Paulo, Gabriel Bontempo (Santos); Netinho (Água Santa)
Gols: Neymar, aos 13, Thaciano, aos 26 do 1ºT e Guilherme, aos 25 do 2ºT (Santos); Netinho, aos 43 do 1ºT (Água Santa)
SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo (Luisão) e Escobar; João Schmidt (Tomás Rincón), Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Neymar (Miguelito); Soteldo, Thaciano (Tiquinho Soares) e Guilherme. Técnico: Pedro Caixinha
ÁGUA SANTA: Luan; Ynaiã, Robles, Rafael Vaz e Renan Castro; Villian, Netinho (Wesley Dias), Davi Gomes (Robinho) e Marco Antonio (Neilton); Willen (Ramon) e Gabriel Silva (Ademilson). Técnico: Pintado
campeonato paulista
Palmeiras domina seleção do Paulistão e Flaco López é eleito craque do campeonato
O Palmeiras, campeão paulista pela 27ª vez, foi o grande destaque na premiação dos melhores jogadores do Campeonato Paulista 2026, realizada nesta segunda-feira pela Federação Paulista de Futebol. A equipe alviverde colocou seis atletas na seleção ideal do torneio, enquanto o vice-campeão Novorizontino teve quatro representantes e a Portuguesa, um.
O título veio após duas vitórias na final: 1 a 0 na Arena Crefisa Barueri e 2 a 1 no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. O técnico Abel Ferreira, tetracampeão da competição (2022, 2023, 2024 e 2026), foi eleito o melhor treinador pelo segundo ano consecutivo.
Seleção do Paulistão
O time dos melhores do campeonato foi formado por: Carlos Miguel (Palmeiras); João Vitor (Portuguesa), Dantas (Novorizontino), Gustavo Gómez (Palmeiras) e Mayk (Novorizontino); Marlon Freitas (Palmeiras), Andreas Pereira (Palmeiras) e Rômulo (Novorizontino); Vitor Roque (Palmeiras), Robson (Novorizontino) e Flaco López (Palmeiras).
Premiações individuais
O atacante argentino Flaco López, do Palmeiras, foi o grande nome da noite. Ele levou três prêmios: craque do campeonato, craque da galera (eleito por voto popular com 58% dos votos) e vice-artilheiro com seis gols. Além dos gols, deu três assistências e recebeu um anel de ouro com diamantes, safiras e rubis.
O artilheiro do torneio foi Robson, do Novorizontino, com sete gols em 11 jogos. O atacante também conquistou o prêmio de Craque do Interior. O garçom do campeonato foi Ramón Sosa, do Palmeiras, com quatro assistências, incluindo uma na final.
A revelação do torneio foi o volante André, do Corinthians, que disputou oito jogos e marcou dois gols. O prêmio de gol mais bonito ficou com o zagueiro André Ramalho, do Corinthians, marcado na estreia contra a Portuguesa, com 32% dos votos populares. O drible mais bonito foi de Ligger, do Primavera, que se transferiu para o Bahia.
Fair play e arbitragem
O Novorizontino recebeu o Troféu Djalma Santos, destinado à equipe com maior fair play, ou seja, menos faltas e cartões amarelos e vermelhos.
O melhor trio de arbitragem foi formado por Flávio Rodrigues de Souza (árbitro), Neuza Inês Nack e Alex Ang Ribeiro (assistentes), Adriano de Assis Miranda (VAR) e Fábio Rogério Baesteiro (AVAR). A revelação na arbitragem ficou com o árbitro Murilo Tarrega Vitor e o assistente Bruno Silva de Jesus.
-
Brasileirão Série A5 dias atrásInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFlamengo e Palmeiras dominam atenções da 13ª rodada do Brasileirão
-
Bahia5 dias atrásSantos abre vantagem, mas Bahia reage e busca empate na Fonte Nova
-
Atlético-MG6 dias atrásAtlético-MG abre vantagem sobre o Ceará na Copa do Brasil com vitória na Arena MRV
-
Copa do Brasil6 dias atrásPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Brasileirão Série A5 dias atrásCruzeiro vence o Remo no Mangueirão e engata terceira vitória seguida no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásCorinthians vence o Vasco e respira fora do Z4 no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásSão Paulo vence o Mirassol e encerra sequência negativa no Brasileirão