campeonato paulista
Yuri Alberto salva Corinthians com gol no apagar das luzes
O Corinthians, atuando com um time recheado de alternativas, reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Paulista ao superar o Velo Clube por 1 a 0 na noite deste domingo, no estádio Benitão. O gol salvador veio nos instantes finais, com Yuri Alberto, que garantiu o triunfo e impulsionou o Timão na tabela de classificação após três jogos sem vencer.
Com os três pontos conquistados, o Corinthians subiu para a quarta colocação geral do torneio, alcançando oito pontos e entrando provisoriamente na zona de classificação para a próxima fase do Estadual. Já o Velo Clube, apesar do bom desempenho, caiu para a 13ª posição, estacionando nos quatro pontos.
O jogo
A partida começou com as equipes se estudando, mas o Corinthians logo mostrou suas intenções ofensivas. Aos 20 minutos, Vitinho recebeu pela esquerda, cortou para o meio e finalizou com precisão, mas encontrou um inspirado Marcelo Carné, que espalmou. Pouco depois, André soltou uma bomba de fora da área, obrigando o goleiro do Velo Clube a fazer mais uma defesa espetacular.
O Timão continuou pressionando, e Charles arriscou de longe aos 33 minutos, vendo Carné novamente aparecer para evitar o gol alvinegro. O Galo Vermelho, contudo, não se intimidou e assustou Hugo Souza aos 37, com uma cabeçada de Islan que quicou no chão e saiu por cima do gol. No fim da primeira etapa, Vitinho teve outra chance clara após boa jogada, mas pecou na finalização, mandando a bola para fora.
Segundo tempo
O segundo tempo manteve a tônica do equilíbrio e da busca pelo gol. O Corinthians quase abriu o placar aos oito minutos, quando Garro tocou para André, que acionou Gui Negão dentro da área. O chute cruzado do atacante passou com perigo, mas não encontrou o alvo. O Velo Clube respondeu aos 26, em uma jogada de bola aérea, com Adriano cabeceando perto do travessão após cobrança de falta.
Percebendo a necessidade de mudar o panorama do jogo, o técnico Dorival Júnior promoveu a entrada de importantes peças do elenco principal, como Raniele, Matheuzinho e, principalmente, Yuri Alberto. A “cavalaria” do Corinthians fez a diferença no apagar das luzes. Aos 45 minutos, Vitinho arrancou pela esquerda, finalizou forte, e Carné espalmou para o meio da área. Atento, Yuri Alberto aproveitou o rebote e empurrou para o fundo das redes, garantindo a vitória suada para o Timão.
Próximos desafios
Enquanto o Velo Clube se prepara para enfrentar o Noroeste no dia 1º de fevereiro, às 16h (de Brasília), pela 6ª rodada do Paulistão, no Alfredo de Castilho, em Bauru, o Corinthians já tem compromisso marcado pelo Campeonato Brasileiro. O Timão receberá o Bahia na próxima quarta-feira, 28 de janeiro, às 20h (de Brasília), em partida que será disputada na Vila Belmiro, em Santos.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Velo Clube 0 x 1 Corinthians | |
| Competição | Campeonato Paulista (5ª rodada) |
| Local | Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro (SP) |
| Data | 25 de janeiro de 2026 (domingo) |
| Horário | 20h30 (de Brasília) |
| Cartões Amarelos | Luiz Otávio, Rodrigo Alves, Ynaiã, Islan, Norton e Karl (Velo Clube); Gui Negão, Yuri Alberto e Breno Bidon (Corinthians) |
| Cartões Vermelhos | Nenhum |
| Árbitro | Flávio Rodrigues de Souza |
| Assistentes | Daniel Luis Marques e Walber Venâncio da Silva |
| VAR | Marcio Henrique de Gois |
| Gol | Yuri Alberto, aos 45′ do 2ºT (Corinthians) |
| Escalação Velo Clube | Marcelo Carné; Ynaiã, Islan, Marcelo Augusto, Betão e Zé Mário; Luiz Otávio (Karl), Norton (Rodrigo Oliveira) e Sillas (Adriano); Rodrigo Alves (Ruan) e Daniel Amorim (Jhoninha). Técnico: Pintado. |
| Escalação Corinthians | Hugo Souza; Pedro Milans (Matheuzinho), André Ramalho, Gabriel Paulista e Hugo; Charles (Raniele), André, Matheus Pereira (Yuri Alberto) e Rodrigo Garro (Breno Bidon); Vitinho e Gui Negão (Pedro Raul). Técnico: Dorival Júnior. |
campeonato paulista
Palmeiras domina seleção do Paulistão e Flaco López é eleito craque do campeonato
O Palmeiras, campeão paulista pela 27ª vez, foi o grande destaque na premiação dos melhores jogadores do Campeonato Paulista 2026, realizada nesta segunda-feira pela Federação Paulista de Futebol. A equipe alviverde colocou seis atletas na seleção ideal do torneio, enquanto o vice-campeão Novorizontino teve quatro representantes e a Portuguesa, um.
O título veio após duas vitórias na final: 1 a 0 na Arena Crefisa Barueri e 2 a 1 no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. O técnico Abel Ferreira, tetracampeão da competição (2022, 2023, 2024 e 2026), foi eleito o melhor treinador pelo segundo ano consecutivo.
Seleção do Paulistão
O time dos melhores do campeonato foi formado por: Carlos Miguel (Palmeiras); João Vitor (Portuguesa), Dantas (Novorizontino), Gustavo Gómez (Palmeiras) e Mayk (Novorizontino); Marlon Freitas (Palmeiras), Andreas Pereira (Palmeiras) e Rômulo (Novorizontino); Vitor Roque (Palmeiras), Robson (Novorizontino) e Flaco López (Palmeiras).
Premiações individuais
O atacante argentino Flaco López, do Palmeiras, foi o grande nome da noite. Ele levou três prêmios: craque do campeonato, craque da galera (eleito por voto popular com 58% dos votos) e vice-artilheiro com seis gols. Além dos gols, deu três assistências e recebeu um anel de ouro com diamantes, safiras e rubis.
O artilheiro do torneio foi Robson, do Novorizontino, com sete gols em 11 jogos. O atacante também conquistou o prêmio de Craque do Interior. O garçom do campeonato foi Ramón Sosa, do Palmeiras, com quatro assistências, incluindo uma na final.
A revelação do torneio foi o volante André, do Corinthians, que disputou oito jogos e marcou dois gols. O prêmio de gol mais bonito ficou com o zagueiro André Ramalho, do Corinthians, marcado na estreia contra a Portuguesa, com 32% dos votos populares. O drible mais bonito foi de Ligger, do Primavera, que se transferiu para o Bahia.
Fair play e arbitragem
O Novorizontino recebeu o Troféu Djalma Santos, destinado à equipe com maior fair play, ou seja, menos faltas e cartões amarelos e vermelhos.
O melhor trio de arbitragem foi formado por Flávio Rodrigues de Souza (árbitro), Neuza Inês Nack e Alex Ang Ribeiro (assistentes), Adriano de Assis Miranda (VAR) e Fábio Rogério Baesteiro (AVAR). A revelação na arbitragem ficou com o árbitro Murilo Tarrega Vitor e o assistente Bruno Silva de Jesus.
-
Brasileirão Série A2 dias atrásInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Brasileirão Série A2 dias atrásFlamengo e Palmeiras dominam atenções da 13ª rodada do Brasileirão
-
Botafogo6 dias atrásBotafogo supera Chapecoense no Nilton Santos e abre vantagem na Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásGrêmio abre vantagem sobre o Confiança e fica perto das oitavas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásVasco vence o Paysandu e leva grande vantagem para o jogo da volta
-
Copa do Brasil5 dias atrásSantos empata com o Coritiba na Vila Belmiro e chega ao terceiro jogo seguido sem vitória
-
Copa do Brasil6 dias atrásSão Paulo vence o Juventude no Morumbis, mas sai sob vaias e clima de pressão
-
Bahia2 dias atrásSantos abre vantagem, mas Bahia reage e busca empate na Fonte Nova