Botafogo
Cruzeiro derrota Botafogo por 3 a 0 no Nilton Santos e sobe na tabela

Na noite deste sábado, o Botafogo foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com essa vitória, o Cruzeiro alcançou 35 pontos e dorme na quinta posição da tabela. O Botafogo, por sua vez, permanece com 40 pontos e corre o risco de perder a liderança para o Flamengo, que tem 37 pontos e dois jogos a menos, enfrentando o Atlético-GO neste domingo no Maracanã.
Primeira Etapa
O Cruzeiro começou a partida dominando a posse de bola e logo aos 12 minutos abriu o placar. William recebeu um passe na área e chutou para o gol. A zaga do Botafogo rebateu, mas a bola voltou para o lateral, que não desperdiçou a segunda chance e mandou para as redes.
O Botafogo tentou reagir rapidamente e quase empatou aos 18 minutos. Igor Jesus foi lançado na área e tentou um voleio, mas a bola foi para fora. O Cruzeiro respondeu com um chute de Matheus Pereira, que foi defendido por John.
Aos 30 minutos, o Botafogo teve outra grande chance. Após um bate e rebate na área, Igor Jesus chutou para uma grande defesa de Cássio. Savarino também obrigou o goleiro mineiro a fazer outra boa defesa logo em seguida. No entanto, aos 36 minutos, o Cruzeiro ampliou o placar. Em um rápido avanço, a zaga do Botafogo cortou um cruzamento, mas a bola sobrou para Lautaro Diaz, que chutou para o gol.
O Botafogo sentiu o segundo gol e só conseguiu criar uma boa chance nos acréscimos do primeiro tempo. Tiquinho Soares recebeu um passe na área, mas chutou em cima da zaga. Igor Jesus ainda cabeceou para uma grande defesa de Cássio, mantendo a vantagem do Cruzeiro até o intervalo.
Segunda Etapa
No segundo tempo, o Cruzeiro continuou aproveitando o nervosismo do Botafogo e quase ampliou com Barreal. Lautaro Diaz roubou a bola de Bastos, mas Allan salvou os alvinegros. Matheus Henrique também teve uma boa chance, chutando perto do gol.
O Botafogo tentou reagir e quase marcou aos 24 minutos, quando Luiz Henrique cabeceou para fora após um cruzamento. No entanto, aos 31 minutos, o Cruzeiro marcou o terceiro gol. Barreal aproveitou um cruzamento e acertou um belo chute de primeira, sem chances para John.
Após o terceiro gol, o Botafogo perdeu o controle do jogo e viu o Cruzeiro dominar as ações. Nos minutos finais, Cássio ainda fez uma grande defesa em uma cabeçada de Tiquinho Soares, garantindo a vitória dos visitantes.
Essa derrota representa um momento de alerta para o Botafogo, que precisa se reorganizar rapidamente para os próximos desafios tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil.
Próximos Confrontos
O Botafogo volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Atlético-GO, em Goiânia, às 20h (horário de Brasília). Antes disso, na terça-feira, o Fogão recebe o Bahia no Nilton Santos, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Cruzeiro só joga na outra segunda-feira, contra o Fortaleza, em Cariacica, às 21h (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 3 CRUZEIRO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 27/07/2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Marçal e Allan (Botafogo); William, Cássio, Marlon e Matheus Henrique (Cruzeiro)
GOLS: William, aos 12min do primeiro tempo; Lautaro Diaz, aos 36 minutos do primeiro tempo; Barreal, aos 31min do segundo tempo (CRUZEIRO)
BOTAFOGO: John, Damián Suárez (Kauê), Bastos, Lucas Halter (Allan) e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Gregore), Óscar Romero (Luiz Henrique), Savarino; Luiz Henrique, Igor Jesus e Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge
CRUZEIRO: Cássio, William, Villalba, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Wallace), Matheus Henrique (Lucas Silva) e Álvaro Barreal (Ramiro); Matheus Pereira, Lautaro Díaz (Dinenno) e Kaio Jorge (Arthur Gomes). Técnico: Fernando Seabra


Botafogo
Botafogo vence o Bahia e assume a quarta posição no Brasileirão

O Botafogo demonstrou resiliência e conquistou uma vitória importante por 2 a 1 sobre o Bahia na noite desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos. Em um duelo direto pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Glorioso abriu o placar com Santi Rodríguez no primeiro tempo e ampliou com Jeffinho na etapa final. Rodrigo Nestor descontou para o time baiano, que terminou a partida com um jogador a menos.
Com o triunfo, o Botafogo alcança 43 pontos e assume a quarta colocação na tabela, superando o Mirassol no número de vitórias (12 contra 11). O Bahia, por sua vez, permanece com 40 pontos, ocupando a sexta posição.
O Jogo
A partida começou com um ritmo morno, onde ambas as equipes, apesar da postura ofensiva, pecavam na construção de jogadas e na precisão no último passe. Aos 25 minutos, a primeira chance real veio dos pés de Cuiabano, que, após um bate e rebate na área, finalizou para uma defesa espetacular de Ronaldo, goleiro do Bahia. Contudo, a pressão botafoguense deu resultado no minuto seguinte: Santi Rodríguez aproveitou um cruzamento rasteiro e mandou para o fundo das redes, inaugurando o marcador para o Alvinegro.
O Bahia só conseguiu ameaçar o gol botafoguense nos minutos finais do primeiro tempo, com Zé Guilherme acertando a trave. O Botafogo ainda tentou responder com Santi Rodríguez, mas o chute parou na zaga adversária, mantendo a vantagem mínima até o intervalo.
Segundo Tempo
A volta para o segundo tempo foi avassaladora para o Botafogo, que ampliou sua vantagem logo aos 23 segundos. Após um cruzamento na área, Cuiabano chutou e Jeffinho apareceu para desviar a bola para o gol, fazendo 2 a 0.
No entanto, a alegria alvinegra foi breve. Na primeira investida ofensiva do Bahia, aos nove minutos, Rodrigo Nestor cobrou uma falta que desviou na barreira, enganou o goleiro Léo Linck e diminuiu o placar para 2 a 1. O gol animou os visitantes, que partiram em busca do empate. Contudo, a situação se complicou para o Bahia aos 13 minutos, quando Sanabria foi expulso após simular uma falta na área, já tendo um cartão amarelo.
Mesmo com um jogador a menos, o Bahia tentou pressionar, mas o Botafogo soube administrar a vantagem e garantir os três pontos em casa.
Próximos confrontos:
Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Internacional fora de casa, no Beira-Rio, neste sábado (04), às 18h30 (de Brasília). No dia seguinte, o Bahia recebe o Flamengo na Arena Fonte Nova, também às 18h30 (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
Botafogo 2 x 1 Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro (26ª rodada)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões Amarelos:
- Botafogo: Cuiabano e Alexander Barboza
- Bahia: Arias, Luciano Juba, Gabriel Xavier e Rodrigo Nestor
Cartões Vermelhos:
- Bahia: Sanabria
Gols:
- Botafogo: Santi Rodríguez (26′ do 1ºT)
- Bahia: Rodrigo Nestor (9′ do 2ºT)
- Botafogo: Jeffinho (23′ do 2ºT)
Botafogo:
- Goleiro: Léo Linck
- Defensores: Vitinho (Mateo Ponte), Alexander Barboza, Kaio Pantaleão (Gabriel) e Cuiabano (David Ricardo)
- Meio-campistas: Newton (Allan), Marlon Freitas e Savarino
- Atacantes: Santi Rodríguez, Jeffinho (Artur) e Arthur Cabral
- Técnico: Davide Ancelotti
Bahia:
- Goleiro: Ronaldo
- Defensores: Arias, Gabriel Xavier, Santiago Mingo (Michel Araújo) e Luciano Juba (Zé Guilherme)
- Meio-campistas: Rezende, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor)
- Atacantes: Kayky (Tiago), Willian José (Ademir) e Sanabria
- Técnico: Rogério Ceni
-
Brasileirão Série A7 dias atrás
São Paulo supera adversidade, vence Fortaleza fora de casa e quebra jejum no Brasileirão
-
Brasileirão Série A7 dias atrás
Flamengo empata sem gols com o Cruzeiro no Maracanã e vê vantagem na liderança diminuir
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Virada heroica: Palmeiras bate São Paulo por 3 a 2 no Morumbis
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
Corinthians vence Mirassol por 3 a 0 na Neo Química Arena
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Vasco vence Vitória por 4 a 3 em São Januário e ganha fôlego no Brasileirão
-
Brasileirão Série B7 dias atrás
Cuiabá cede empate fora e perde chance de encostar no G4
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Flamengo perde para o Bahia e deixa a liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrás
Ceará vence Santos por 3 a 0 e agrava crise alvinegra no Brasileirão