campeonato paulista
Federação Paulista elege os melhores do Paulistão; Abel Ferreira não leva prêmio de novo
O Palmeiras, assim como em 2022, demonstrou seu domínio na seleção do Campeonato Paulista ao conquistar o título pela 25ª vez, com duas vitórias consecutivas, ao derrotar o Água Santa na final.
O time alviverde se destacou com cinco jogadores eleitos para o time ideal, escolhido por técnicos e capitães dos 16 times que disputaram o Estadual.
Além disso, o meio-campista Raphael Veiga foi premiado como o craque do torneio. Mas o Palmeiras não foi o único a se destacar, já que o time vice-campeão de Diadema teve quatro representantes na equipe ideal.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou os integrantes da equipe ideal da competição em um evento realizado na noite desta segunda-feira, 10, no Pavilhão Pacaembu, na zona oeste da capital. O time comandado por Abel Ferreira teve Weverton, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Raphael Veiga e Rony na seleção do Paulistão. Raphael Veiga foi o jogador mais premiado da noite, levando para casa três troféus, sendo eleito o craque da galera por votação popular, assim como o craque do campeonato.
O Água Santa, vice-campeão com uma campanha histórica, se destacou com quatro jogadores: o zagueiro Didi, o lateral-direito Reginaldo, o meio-campista Luan Dias e o centroavante Bruno Mezenga. Além disso, Thiago Carpini desbancou Abel Ferreira e foi eleito o melhor técnico. Mesmo campeão, o português não foi eleito pelo segundo ano seguido. Em 2022, perdeu para Rogério Ceni.
“Eu falei no nosso dia a dia que o que temos de melhor no Água Santa são as pessoas. Fico lisonjeado de ser escolhido o melhor técnico”, afirmou Carpini, no palco. O jovem treinador estendeu seu contrato com o time de Diadema e fará intercâmbio na Europa neste ano, já que a equipe não disputa mais nada em 2023.
O meio-campista Renato Augusto foi o único representante do Corinthians, que ganhou o troféu Djalma Santos, dado ao time que não teve ninguém expulso. O gol de Róger Guedes contra o Botafogo foi eleito o mais bonito do torneio. O Red Bull Bragantino também teve apenas um atleta entre os melhores, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba.
O meia-atacante Chrystian Barletta, hoje no time alvinegro, foi eleito a revelação do campeonato pelo que jogou no São Bernardo. Bruno Mezenga foi escolhido o craque do interior.
Os votantes não puderam escolher atletas de seus próprios clubes. Montada no 4-4-2, a seleção foi fechada apenas depois da decisão do Paulistão, diferentemente do que ocorreu em anos anteriores.
Apresentada por Taynah Spinoza e pelo ex-jogador Denílson, a cerimônia não contou com discursos de cada um dos atletas que subiram no palco para receber seus prêmios. O Rei Pelé, morto em dezembro do ano passado, foi lembrado com uma rápida homenagem. O cantor Diogo Nogueira animou a festa no Pacaembu.
Veja a seleção do Campeonato Paulista 2023:
Weverton; Reginaldo, Gómez, Didi e Juninho Capixaba; Zé Rafael, Luan Dias, Renato Augusto e Raphael Veiga; Rony e Bruno Mezenga. Técnico: Thiago Carpini.
campeonato paulista
Palmeiras vence o Corinthians e assume liderança provisória do Paulista feminino
O Palmeiras levou a melhor no clássico diante do Corinthians na noite desta quarta-feira, na Arena Barueri, pela quinta rodada do Campeonato Paulista feminino. Com o placar de 1 a 0, o Verdão assumiu momentaneamente a liderança da competição.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos dez pontos, um a mais que a Ferroviária, segunda colocada. As Guerreiras Grenás, no entanto, ainda jogam nesta quarta-feira contra o Taubaté, às 21h, e podem recuperar a ponta da tabela. O Corinthians, por sua vez, caiu para a quarta posição, com sete pontos.
O primeiro tempo foi truncado e marcado por muitas faltas, mas o Palmeiras conseguiu abrir o placar nos acréscimos. Aos 50 minutos, Giovanna Campiolo subiu mais alto que a marcação e completou cruzamento de cabeça para o fundo das redes. Na segunda etapa, o Verdão administrou a vantagem e segurou o resultado até o apito final.
Pela sexta rodada do estadual, o Palmeiras enfrenta o Taubaté no dia 11 de agosto, às 18h, no Joaquinzão. Já o Corinthians volta a campo no dia 12 de agosto, contra o Mirassol, às 17h, no Estádio Manoel Francisco Ferreira.
-
Copa do Brasil7 dias atrásNeymar é relacionado pelo Santos para clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil
-
Copa do Brasil7 dias atrásPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásPalmeiras goleia o Santos por 3 a 0 e encaminha classificação à semifinal da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásVasco vence o Vitória, com um jogador a menos e abre vantagem nas quartas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil5 dias atrásInter e Grêmio ficam só no empate no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil
-
Atlético-MG3 dias atrásAtlético-MG vence o Vitória e chega a 13 jogos de invencibilidade na temporada
-
Brasileirão Série B3 dias atrásCuiabá vence o Botafogo-SP e se aproxima da zona de playoffs da Série B
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSão Paulo encerra jejum de dez jogos e vence o Bragantino no Morumbis