Pesquisar
Close this search box.

TIMES DA SÉRIE A

BRASILEIRÃO 2025

Copa do Brasil

Copa do Brasil: Sorteio define confrontos da primeira fase

Publicados

em

A CBF realizou nesta terça-feira (30) o sorteio dos 40 confrontos da primeira fase da Copa Betano do Brasil 2024. O evento foi realizado na sede da entidade, e contou com a apresentação de Lizandra Trindade e Anne Barreto.  A data base para os jogos é 21 de fevereiro. A Diretoria de Competições da CBF divulgará posteriormente a tabela detalhada.

A definição dos duelos leva em consideração os critérios previamente estabelecidos pelo Departamento de Competições da CBF. Os 80 clubes classificados para a Primeira Fase foram divididos em oito potes, com dez equipes em cada, identificados de A até H, seguindo o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os dez times melhores ranqueados integram o pote A, os dez seguintes ocupam o pote B e assim por diante até chegar ao pote H. Os 40 confrontos sorteados respeitam a seguinte regra: A x E, B x F, C x G e D x H. 

O primeiro confronto sorteado foi entre clubes do pote E e do pote A, que foram identificados como Grupo 1. O confronto seguinte definido foi entre clubes do pote D e H, correspondente ao Grupo 2. Equipes dos potes B e F e C e G representam os Grupos 3 e 4, respectivamente. Os vencedores dos Grupos 1 e 2 se enfrentam na segunda fase da competição. A regra se repete aos times dos Grupos 3 e 4 e assim sucessivamente.

30/01/2024 - Sorteio Copa do BrasilSorteio definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil.

O formato dos duelos será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima fase da competição mais democrática do Brasil, e o time visitante tem a vantagem do empate.

A edição de 2024 da Copa Betano do Brasil conta com nove equipes estreantes: Água Santa-SP, Amazonas-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Grêmio Sampaio-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina-PE.

Confira os 40 confrontos da Copa Betano do Brasil 2023:

Chave 1
Sousa (PB) x Cruzeiro (MG)

Petrolina (PE) x Cascavel (PR)

Chave 2
Anápolis (GO) x Tombense (MG)

Nova Venécia (ES) x Botafogo (SP)

Chave 3
Cianorte (PR) x Corinthians (SP)

Olaria (RJ) x São Bernardo (SP)

Chave 4
Humaitá (AC) x Sampaio Corrêa (MA)

Maranhão (MA) x Ferroviário (CE)

Chave 5
Fluminense (PI) x Fortaleza (CE)

Manauara (AM) x Retrô (PE)

Chave 6
Porto Velho (RO) x Remo (PA)

River (PI) x Ypiranga (RS)

Chave 7
Real Noroeste (ES) x Cuiabá (MT)

Audax Rio (RJ) x Portuguesa (RJ)

Chave 8
Treze (PB) x ABC (RN)

Grêmio Sampaio (RR) x Brusque (SC)

Chave 9
Maringá (PR) x América (MG)

Independente (AP) x Amazonas (AM)

Chave 10
Operário (MS) x Operário (PR)

Villa Nova (MG) x Aparecidense (GO)

Chave 11
Moto Club (MA) x Bahia (BA)

Portuguesa Santista (SP) x Caxias (RS)

Chave 12
Trem (AP) x Sport (PE)

Murici (AL) x Confiança (SE)

Chave 13
Marcílio Dias (SC) x Vasco (RJ)

Água Santa (SP) x Jacuipense (BA)

Chave 14
São Luiz (RS) x Ituano (SP)

Costa Rica (MS) x América (RN)

Chave 15
União (MT) x Atlético (GO)

Real Brasília (DF) x São Raimundo (RR)

Chave 16
Rio Branco (AC) x CRB (AL)

Athletic (MG) x Volta Redonda (RJ)

Chave 17
Águia de Marabá (PA) x Coritiba (PR)

Capital (TO) x Tocantinópolis (TO)

Chave 18
Operário VG (MT) x Criciúma (SC)

Itabaiana (SE) x Brasiliense (DF)

Chave 19
ASA (AL) x Internacional (RS)

Itabuna (BA) x Nova Iguaçu (RJ)

Chave 20
Iguatu (CE) x Juventude (RS)

Ji-Paraná (RO) x Paysandu

Antes do início do sorteio, o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou os 92 times pela classificação para a competição mais democrática do país e ressaltou que a premiação para a edição de 2024 será ainda maior que a de 2023.

“Essas 92 equipes têm um compromisso deempolgar seus torcedores, de fazerem umacompetição com muita disciplina, combateà violência nos estádios, fora dos estádios,juntamente com os seus presidentes defederações, e com respeito a todos,principalmente a qualquer tipo dediscriminação”, reforçou.

“Em 2023, tivemos o recorde de premiação em todas as fases da competição e, em 2024, esse recorde será quebrado. Desde a primeira fase até a finalíssima, são mais receitas para os clubes participantes e a gente deseja que possam fazer investimentos, principalmente na gestão e na qualificação técnica de seus elementos, para que também possamos ter um recorde de torcedores na Copa do Brasil”, acrescentou.

30/01/2024 - Sorteio Copa do BrasilPresidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

A partir da terceira Fase, os confrontos terão jogos de ida e volta e haverá a entrada de 12 equipes, classificadas de acordo com o Regulamento Específico da Competição: Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Ceará, Goiás, Vitória, Athletico, além do São Paulo, atual campeão da Copa Betano do Brasil.

Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino conquistaram a vaga pela participação na Libertadores de 2024. O Ceará está na Copa do Brasil graças ao título da Copa do Nordeste, mesmos casos do Goiás e a Copa Verde e o Vitória com o Brasileirão Série B. Já o Athletico se garantiu pela colocação no Brasileirão Série A 2023.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Copa do Brasil

Vasco vence Botafogo nos pênaltis e avança à semifinal da Copa do Brasil

Publicados

em

Em uma noite de intensa rivalidade no Estádio Nilton Santos, o Vasco da Gama garantiu sua vaga nas semifinais da Copa do Brasil ao empatar em 1 a 1 com o Botafogo no tempo normal e superar o rival alvinegro por 5 a 4 na emocionante disputa de pênaltis. O resultado, conquistado nesta quinta-feira (11-09), coloca o Cruzmaltino em mais um clássico na próxima fase da competição.

O jogo

O Botafogo iniciou o confronto buscando o domínio territorial, criando as primeiras chances e exigindo defesas do goleiro Léo Jardim. No entanto, foi o Vasco quem abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. Após uma cobrança de falta de Philippe Coutinho que o goleiro Neto não conseguiu segurar, Nuno Moreira aproveitou o rebote e mandou a bola para o fundo das redes, silenciando a torcida alvinegra.

Apesar do gol sofrido, o Glorioso não se abateu e intensificou a pressão em busca do empate. Pouco antes do intervalo, aos 42 minutos, o Botafogo foi recompensado. Joaquín Correa invadiu a área e foi derrubado por Léo Jardim, resultando em pênalti. Alex Telles converteu a cobrança com segurança, igualando o marcador e levando o clássico para o intervalo em 1 a 1.

O segundo tempo foi marcado por muita luta e pouca efetividade ofensiva de ambos os lados. O Botafogo pressionou nos minutos iniciais, mas faltou precisão no último passe. O Vasco, por sua vez, cometeu muitos erros e raramente ameaçava a defesa adversária. As raras chances mais claras vieram em chutes de longa distância ou bolas paradas, mas sem alterar o placar. Com o tempo regulamentar encerrado, a decisão da vaga foi para a marca da cal.

Léo Jardim brilha nos pênaltis

Na disputa de pênaltis, a tensão tomou conta do Nilton Santos. Cada equipe converteu suas primeiras cobranças com maestria. No entanto, no momento decisivo, o goleiro Léo Jardim, já protagonista no tempo normal, defendeu a penalidade cobrada por Alex Telles, repetindo o feito daquele que havia marcado o gol de empate botafoguense. Com a defesa crucial, o Vasco assegurou a vitória por 5 a 4 e a tão sonhada classificação.

Com a classificação, o Vasco terá pela frente um novo desafio de peso: o rival Fluminense, em mais um clássico carioca que promete grandes emoções na semifinal da Copa do Brasil. A torcida vascaína celebra a vitória e já projeta a chance de chegar à grande final.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 (4) X 1 (5) VASCO

Competição: volta das quartas de final da Copa do Brasil

Data: 11 de setembro de 2025

Horário: 21h30 (de Brasília)

Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima

Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Alex Ang Ribeiro

VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

Público: 40.649

Cartões amarelos: Fernando Diniz (VAS)

Gols: Nuno Moreira (VAS), aos 20 min do 1º tempo; Alex Telles (BOT), aos 42 min do 1º tempo

BOTAFOGO: Neto; Mateo Ponte (Vitinho), Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles; Newton, Marlon Freitas e Santi Rodríguez (Matheus Martins); Jeffinho (Artur) (Chris Ramos), Joaquín Correa (Savarino) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura, Lucas Freitas e Piton (Pumita Rodríguez); Barros, Tchê Tchê (Mateus Carvalho) (Robert Renan) e Philippe Coutinho (Matheus França); Nuno Moreira (David), Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FLAMENGO

CORINTHIANS

SÃO PAULO

PALMEIRAS

MAIS LIDAS DA SEMANA