Copa do Mundo Feminina
Japão vence a Costa Rica e põe um pé nas oitavas
O Japão está com um pé nas oitavas de final após vencer com facilidade a Costa Rica por 2 a 0 nesta quarta-feira (26), em Dunedin, pela Copa do Mundo Feminina da FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023™ . As Nadeshikos encaminharam a vitória ainda no primeiro tempo com dois gols. Agora elas aguardam o resultado de Espanha e Zâmbia para saber como esperar a briga pelo topo do Grupo C.
Com um estilo frenético e rodando as suas atletas ao redor de todo o campo, é praticamente impossível prever por onde o Japão atacará.
Não por acaso, em dois jogos, o país já seis jogadoras diferentes escalarem as redes viram na competição. Duas delas contra a Costa Rica: primeiro, Hikaru Naomoto ao receber a abertura na esquerda e contar com a falha adversária no corte para dominar e bater cruzado aos 25 minutos. Na sequência, aos 27, foi a vez de Aoba Fujino pegar a bola solta na direita, sair costurando e marcar um golaço.
O placar poderia ter sido muito mais elástico, mas, a exemplo do que fez na estreia contra a Espanha, a goleira costarriquenha Daniela Solera brilhou mais uma vez e realizou diversas defesas.
Na última rodada, na próxima segunda (31), o Japão tem duelo decisivo contra a Espanha enquanto a Costa Rica despede-se diante da Zâmbia.
Número
Aoba Fujino (19 anos e 180 dias) se tornou a primeira atleta com 19 anos ou menos a escalar as redes pelo Japão na história da Copa do Mundo Feminina.
Melhor jogadora da partida
Hikaru Naomoto (Japão).
Copa do Mundo Feminina
Espanha vence Inglaterra e é campeã da Copa do Mundo Feminina pela 1ª vez
Para entrar nos livros de história! Em 2023, a Espanha se tornou campeã da Copa do Mundo Feminina da FIFA™ pela primeira vez. A seleção conhecida como La Roja venceu a Inglaterra neste domingo (20 de agosto) por 1 a 0 e teve a honra de levantar o troféu da competição em Sydney, na Austrália.
O título comprova a hegemonia recente da Espanha em diferentes categorias do futebol feminino: a seleção é a atual campeã da Copa do Mundo no sub-17 e no sub-20, além do fato de que o Barcelona – base desta equipe espanhola – conquistou a Liga dos Campeões Feminina da UEFA nas temporadas 2020/2021 e 2022/2023.
Do outro lado, o gosto agridoce de orgulho e tristeza marcará como jogadoras da Inglaterra e a técnica holandesa Sarina Wiegman, que é vice-campeã da Copa do Mundo Feminina pela segunda vez consecutiva . Há quatro anos, em 2019, o treinadora já havia perdido a final no comando da Holanda , diante dos Estados Unidos.
E foi com um jogaço!
Os dois tempos trabalham bem a bola, cada um à sua maneira. A Espanha, por exemplo, segue bem a escola de futebol do país e troca passes com qualidade, em estilo tão vertical (ou mais) quanto o da seleção masculina que foi campeã do mundo em 2010.
A Inglaterra costuma ser eficiente ao seguir em blocos, mas seu jogo depende muito dos erros do adversário. O problema é que isso pouco ocorreu nesta final, e as inglesas ainda esbarraram na boa atuação da goleira Cata Coll.
Quando conseguiu finalizar de maneira quase indefensável para a arqueira espanhola, a Inglaterra teve azar e carimbou o travessão. Para piorar, a marcação da Espanha pressionou no campo de ataque e forçou as Leoas a tentarem ligações diretas – não é o forte de um tempo que costuma fazer a bola passar pelos meio-campistas.
Também havia um grande goleira com a camisa da Inglaterra, mas Mary Earps, que já havia defendido um chute perigoso de Redondo, não conseguiu impedir o gol da Espanha aos 29 minutos. Com a intensidade habitual da La Roja , Mariona Caldentey avançou e tocou para Olga Carmona, que chutou cruzado e rasteiro para marcar, num contragolpe fulminante – justamente uma das principais armas da Inglaterra.
A manifestação de Carmona deixou torcedores do mundo todo intrigados: ela ergueu a camisa da Espanha e mostrou que sua blusa de baixo tinha a palavra “Merchi”, uma homenagem à mãe falecida de uma amiga da jogadora.
E quase houve outra celebração espanhola ainda no primeiro tempo, quando Salma Paralluelo (que estava acostumada a entrar na reta final dos jogos e fazer gols decisivos, mas desta vez foi titular) finalizou com categoria. Mary Earps saltou bem e contorno com uma ajuda providencial de trave à sua esquerda.
Uma sobre esta edição da Copa do Mundo Feminina é o número record de pênaltis assinalados pela arbitragem: foram 27, superando os 26 apitados em 2019. A final seguiu a tendência do restante do torneio e entrou para a estatística.
Afinal, o árbitro foi ao monitor do VAR e constatou toque de mão de Keira Walsh dentro da área. Jenni Hermoso teve em seus pés a chance de ouro de ampliar a vantagem da Espanha e diminuir o sufoco diante das inglesas, mas Mary Earps, gigante, impediu o gol.
Porém, nem a poderosa goleira inglesa, nem a pressão da Inglaterra nos minutos finais conseguiram impedir a Espanha de se tornar campeã da Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez.
Com o título, a Espanha se tornou a segunda seleção da história a vencer a Copa do Mundo da FIFA nas versões masculina e feminina (2010 e 2023, respectivamente). A primeira conquista foi feita na Alemanha, que é tetracampeã no masculino (1954, 1974, 1990 e 2014) e bicampeã no feminino (2003 e 2007).
Melhor jogadora da partida
Olga Carmona (Espanha)
-
Copa do Brasil7 dias atrásJuventude elimina o São Paulo da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil7 dias atrásVasco empata com o Paysandu e garante vaga nas oitavas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil7 dias atrásSantos vence o Coritiba fora de casa e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil7 dias atrásPalmeiras atropela Jacuipense e avança às oitavas da Copa do Brasil
-
Chapecoense6 dias atrásChapecoense vira sobre o Botafogo e avança na Copa do Brasil
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFluminense vence o São Paulo e encosta na vice-liderança do Brasileiro
-
Brasileirão Série A4 dias atrásInter atropela o Vasco e soma sétimo jogo sem derrota no Brasileirão
-
Atlético-MG4 dias atrásAtlético-MG vence o Mirassol e sobe na tabela do Brasileirão