Pesquisar
Close this search box.

Palmeiras

Endrick entra para a história do Palmeiras como o único campeão em todas as categorias do futebol

Publicados

em

Foto: Fabio Menotti | Palmeiras

A conquista do título brasileiro nesta quarta-feira (02) rendeu ao atacante Endrick a marca de ser o primeiro atleta da história do Palmeiras campeão em todas as categorias do futebol: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional.

Vestindo a camisa 8, Endrick marcou o gol do título do Campeonato Paulista Sub-11 na final contra o Santos em 2017 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Só nesta temporada de 2022, a Cria da Academia faturou a Copa São Paulo de Juniores, o Campeonato Brasileiro Sub-20 e a Copa do Brasil Sub-17, além do Brasileirão – e, em todos, marcou gols nas partidas decisivas. No clube desde 2016, quando chegou aos 10 anos de idade, o jovem já havia faturado o Campeonato Paulista Sub-11, Sub-13, Sub-15 (duas vezes) e Sub-20 e outros seis torneios nacionais e internacionais.

Vale destacar que a maioria das conquistas veio com Endrick atuando em categorias acima da sua idade. Na Copinha, por exemplo, em meio a adversários de até 21 anos, o jovem de 15 anos foi eleito o melhor jogador da competição e ainda amealhou a artilharia com seis gols em sete partidas.

No Paulista Sub-13 de 2018, Endrick marcou três gols nos dois jogos da decisão contra o São Paulo (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Titular pela primeira vez com Abel Ferreira na quarta-feira (02), Endrick anotou diante do Fortaleza o seu terceiro gol em cinco jogos na equipe profissional (o primeiro no Allianz Parque, mesmo local onde marcou o gol do título paulista sub-11 em 2017). Pela base, foram no total 161 gols em 188 partidas, considerando jogos oficiais e amistosos. Só em jogos de campeonato, foram 86 bolas na rede em 121 duelos.

  Palmeiras vence Del Valle e garante vaga nas oitavas da Libertadores

Este não é o primeiro recorde que Endrick atinge desde que passou a frequentar o time profissional, ao completar 16 anos, em julho passado – o regulamento das competições nacionais impede jovens de até 15 anos jogar pelas equipes principais.

O atacante foi campeão do Paulista Sub-15 em 2019, quando ainda tinha 13 anos (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Ao estrear aos 23 minutos do segundo tempo diante do Coritiba, no dia 06 de outubro, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Brasileirão, o atacante se tornou o atleta mais jovem a atuar pelo clube em toda a história. Com 16 anos, dois meses e 15 dias, superou Rodrigo Taddei, antigo dono da marca, que tinha 16 anos, 3 meses e 5 dias quando entrou em campo diante do Botafogo-RJ, em duelo amistoso disputado em 1996.

Depois da Copinha, Endrick ainda conquistou a Copa do Brasil Sub-17 contra o Vasco, com direito a dois gols no jogo decisivo (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Já o recorde de mais jovem atleta a balançar as redes pelo Verdão em todos os tempos veio pouco depois, no dia 25 de outubro, diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela 34ª rodada do Brasileiro. Com 16 anos, 3 meses e 4 dias de idade, o camisa 16 marcou os dois primeiros gols da vitória por 3 a 1 e superou o antigo recordista, Heitor, maior artilheiro da história alviverde, que marcou o primeiro de seus 323 gols pelo clube aos 16 anos, 11 meses e 14 dias, em uma vitória do Palestra Italia por 4 a 1 sobre a Associação Atlética das Palmeiras, em dezembro de 1916, pelo Campeonato Paulista.

  Palmeiras vence Del Valle e garante vaga nas oitavas da Libertadores
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Libertadores

Palmeiras vence Del Valle e garante vaga nas oitavas da Libertadores

Publicados

em

Na noite desta quarta-feira (15.05), o Palmeiras assegurou sua presença nas oitavas de final da Copa Libertadores da América ao vencer o Independiente del Valle por 2 a 1, em um emocionante confronto no Allianz Parque. Com gols de Richard Ríos e Gustavo Gómez, o Verdão manteve a liderança do Grupo F e, com 13 pontos, alcançou também a liderança geral da competição, superando River Plate e Talleres pelo saldo de gols.

O duelo, válido pela quinta rodada, viu o time equatoriano abrir o placar com Lautaro Díaz, mas não foi suficiente para deter a equipe brasileira, que mostrou superioridade durante a partida. Com esse resultado, o Independiente del Valle caiu para o terceiro lugar do grupo, somando quatro pontos.

O próximo compromisso do Palmeiras será pela Copa do Brasil, enfrentando o Botafogo-SP na próxima quinta-feira, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Já pela Libertadores, o time paulista encerra sua participação na fase de grupos contra o San Lorenzo, no dia 30 de maio, novamente em casa, no Allianz Parque.

  Palmeiras vence Del Valle e garante vaga nas oitavas da Libertadores

O Independiente del Valle, por sua vez, volta a campo neste sábado para disputar uma partida pelo Campeonato Equatoriano contra a LDU, no Estádio Banco Guayaquil. A equipe equatoriana finalizará sua jornada na fase de grupos da Libertadores enfrentando o Liverpool-URU, em busca de uma vitória em casa.

O jogo foi marcado por momentos de tensão e emoção, com o Palmeiras tendo um gol anulado por impedimento e o Independiente del Valle pressionando em busca do empate. No entanto, a equipe brasileira soube administrar a vantagem e, com uma defesa sólida, garantiu os três pontos, consolidando sua posição como uma das favoritas ao título da competição sul-americana.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 X 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 15 de maio de 2024 (quarta-feira)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Fernando Vejar (CHI)
Cartões amarelos: Caicedo e Landazuri (Independiente del Valle)
Público: 31.672 torcedores

GOLS:
PALMEIRAS: Richard Ríos (aos 37 minutos do 1°T) e Gustavo Gómez (aos 46 minutos do 1°T)
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Díaz (aos 18 minutos do 2°T)

  Palmeiras vence Del Valle e garante vaga nas oitavas da Libertadores

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos (Rômulo); Lázaro (Luan), Estêvão (Mayke), Endrick (Raphael Veiga) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Villar; Landazuri, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Caicedo (Medina); Joao Ortíz, Alcivar e Renato Ibarra (Díaz); Kendry Páez, K. Arroyo (Lerma), Michael Hoyos (Bolaños). Técnico: Javier Gandolfi

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FLAMENGO

CORINTHIANS

SÃO PAULO

PALMEIRAS

MAIS LIDAS DA SEMANA