campeonato paulista
Palmeiras tem treino tático; Veiga comenta confiança e motivação da equipe
O Palmeiras treinou na tarde desta sexta-feira (07.04), na Academia de Futebol, e seguiu a preparação para a final do Campeonato Paulista, contra o Água Santa, às 16h deste domingo (09), no Allianz Parque. Com foco na decisão, Abel Ferreira e sua comissão comandaram atividades táticas e técnicas.
O treinador separou duas equipes no gramado e orientou movimentações e posicionamento, entre outras jogadas. Em seguida, com a participação de jovens do grupo de apoio da base, o elenco disputou um treino técnico de enfrentamentos em campo reduzido. Para fechar, alguns jogadores ensaiaram cobranças de pênaltis.
O meio-campista Raphael Veiga comentou sobre a semana cheia de preparação para a final, já que foi um dos jogadores preservados da viagem à Bolívia, na estreia da CONMEBOL Libertadores. Ele relembrou a situação vivida na decisão do ano passado, quando o Verdão reverteu uma vantagem de dois gols aberta pelo São Paulo no jogo de ida.
“Foi uma semana muito importante para trabalharmos, ver aquilo que erramos, principalmente contra o Água Santa. Não estivemos na Bolívia, mas torcemos pelos que foram para lá e sabemos que isso é do futebol. Estamos muito confiantes no que foi trabalhado, no que foi feito aqui, estamos motivados como equipe. Sabemos a força da nossa torcida. No ano passado, no mesmo Paulista, precisávamos também reverter um placar em nosso estádio e foi um dos jogos mais incríveis que joguei aqui, a festa mais linda que a torcida fez. Não tenho dúvidas de que estamos confiantes para reverter esse placar”, disse.
Veiga precisa de mais um jogo para alcançar a 70ª posição na lista de atletas com mais partidas na história do Palmeiras (soma 224 duelos, atrás de Felipe Melo, com 225). Jogador com mais finais disputadas na história do clube (12, ao lado de Weverton, Gustavo Gómez e Rony e seguido por Zinho, com 11), o meio-campista é o palmeirense com mais gols em finais na história: 11 bolas na rede em 12 decisões, seguido por Evair, com seis.
Com mais de 39 mil ingressos vendidos até a tarde desta sexta-feira (07), o Allianz Parque estará lotado para mais uma decisão — fato comemorado pelo camisa 23. “Jogar no Allianz Parque com nosso estádio cheio é sempre um motivo de alegria. Sabemos como os torcedores são importantes para nós, como fazem a diferença. Sou suspeito para falar, já vi o que fizeram em outros momentos. Espero que assim como a gente dentro de campo eles lá fora façam a parte deles e nós juntos possamos comemorar após o jogo”, disse.
“O Água Santa chegou por méritos, fez grandes partidas, contra grandes equipes. Sabemos que o primeiro jogo não foi da forma que gostaríamos. Antes de qualquer um, nós também temos essa consciência, mas sabemos também o quanto estamos dispostos e com vontade de reverter esse jogo. Já provamos várias vezes durante esses anos o quão forte é a nossa equipe, os resultados que buscamos. Não tenho dúvidas de que domingo será um grande jogo”, finalizou.
O elenco palestrino volta a treinar neste sábado (08), às 10h, na Academia de Futebol. O time de Diadema (SP) venceu o primeiro jogo por 2 a 1, na Arena Barueri, e o Verdão precisa vencer por dois ou mais gols de diferença no tempo regulamentar para ficar com o título. Vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.

Esta é a 16ª final de Campeonato Paulista disputada pelo Palmeiras – foi campeão oito vezes (1920, 1936, 1959, 1974, 1993, 2008, 2020 e 2022) e vice sete vezes (1986, 1992, 1995, 1999, 2015, 2018 e 2021). É a quinta decisão contra um time de fora da capital: Santos (1959 e 2015), Internacional de Limeira (1986), Ponte Preta (2008) e Água Santa (2023). Ao todo, o clube tem 24 títulos do estadual em sua história.
Neste século, o Verdão conseguiu reverter as duas finais em que saiu derrotado no jogo de ida, sagrando-se campeão da Copa do Brasil 2015 e do Paulista 2022 em casa após perder fora de casa para Santos e São Paulo, respectivamente. Das seis finais disputadas na arena, o Maior Campeão do Brasil ganhou cinco (Copa do Brasil 2015, Campeonato Paulista 2020, Copa do Brasil 2020, Recopa Sul-Americana 2022 e Campeonato Paulista 2022), ficando com o vice uma vez (Paulista de 2018).
campeonato paulista
Palmeiras vence o Corinthians e assume liderança provisória do Paulista feminino
O Palmeiras levou a melhor no clássico diante do Corinthians na noite desta quarta-feira, na Arena Barueri, pela quinta rodada do Campeonato Paulista feminino. Com o placar de 1 a 0, o Verdão assumiu momentaneamente a liderança da competição.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos dez pontos, um a mais que a Ferroviária, segunda colocada. As Guerreiras Grenás, no entanto, ainda jogam nesta quarta-feira contra o Taubaté, às 21h, e podem recuperar a ponta da tabela. O Corinthians, por sua vez, caiu para a quarta posição, com sete pontos.
O primeiro tempo foi truncado e marcado por muitas faltas, mas o Palmeiras conseguiu abrir o placar nos acréscimos. Aos 50 minutos, Giovanna Campiolo subiu mais alto que a marcação e completou cruzamento de cabeça para o fundo das redes. Na segunda etapa, o Verdão administrou a vantagem e segurou o resultado até o apito final.
Pela sexta rodada do estadual, o Palmeiras enfrenta o Taubaté no dia 11 de agosto, às 18h, no Joaquinzão. Já o Corinthians volta a campo no dia 12 de agosto, contra o Mirassol, às 17h, no Estádio Manoel Francisco Ferreira.
-
Copa do Brasil7 dias atrásNeymar é relacionado pelo Santos para clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil
-
Copa do Brasil7 dias atrásPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásPalmeiras goleia o Santos por 3 a 0 e encaminha classificação à semifinal da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil6 dias atrásVasco vence o Vitória, com um jogador a menos e abre vantagem nas quartas da Copa do Brasil
-
Copa do Brasil5 dias atrásInter e Grêmio ficam só no empate no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil
-
Brasileirão Série B3 dias atrásCuiabá vence o Botafogo-SP e se aproxima da zona de playoffs da Série B
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSão Paulo encerra jejum de dez jogos e vence o Bragantino no Morumbis
-
Atlético-MG3 dias atrásAtlético-MG vence o Vitória e chega a 13 jogos de invencibilidade na temporada