seleção brasileira
Brasil goleou Bolívia por 5 a 1 em estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo
Numa noite memorável para o futebol brasileiro, o atacante Neymar se tornou o maior artilheiro da história do Brasil em jogos contra seleções ao marcar duas vezes na goleada do time canarinho sobre a Bolívia por 5 a 1, na noite desta sexta-feira (8), no Mangueirão, em Belém (PA). Ele chegou a 79 gols. Foi a estreia da Seleção nas Eliminatórias do Mundial de 2026.
Em reconhecimento à façanha do craque, a CBF o homenageou com uma placa. Neymar, que dividia a marca com Pelé, ambos com 77 gols, ganhou também o carinho dos torcedores que lotaram o Mangueirão. Eles o incentivaram o tempo todo, mesmo depois que o atacante perdeu um pênalti, defendido por Viscarra, quando o placar ainda era de 0 a 0.
Torcida brasileira fez linda festa no Estádio
A vitória particular de Neymar foi parte do show que a Seleção ofereceu à torcida e, justiça seja feita, que a torcida ofereceu à Seleção. Com um futebol vibrante, com muita movimentação, inversões, variações, num ritmo intenso, o time construiu a goleada com autoridade e talento. Para delírio de mais de 43 mil pessoas presentes ao Mangueirão.
A estreia do técnico Fernando Diniz, portanto, não poderia ter sido melhor. A Seleção chegou ao primeiro gol aos 23 minutos da etapa inicial. Rodrygo foi quem deu o chute derradeiro, após uma trama muito bem feita entre Danilo e Raphinha pela direita, num lance que ainda teve nova intervenção do goleiro Viscarra.
Rodrygo abriu o placar para o Brasi
Não seria surpresa se o resultado já tivesse sido elástico no primeiro tempo, tal o volume de jogo da Seleção. O próprio Neymar, por pouco, não fez um golaço, quando driblou quatro adversários e concluiu para a defesa de Viscarra.
No segundo tempo, a goleada se materializou com rapidez. Logo no primeiro minuto, Raphinha fez 2 a 0, aproveitando passe preciso de Neymar. Aos 7 minutos, Bruno Guimarães deixou Rodrygo diante do goleiro e o atacante do Real Madrid marcou o terceiro gol.
Raphinha ampliou o marcador para o Brasi
Finalmente, aos 16 minutos, surgiu o gol histórico de Neymar, o 78º em jogos oficiais da Seleção. Ele deu o último toque na bola depois de uma sequência de troca de passes envolvendo quase todo o time brasileiro. Na comemoração, deu um soco no ar, uma deferência a Pelé.
Com o gol, Neymar emocionou muita gente no Mangueirão. Era nítido o choro de vários torcedores, num sinal de gratidão ao futebol, à Seleção Brasileira e ao craque da camisa 10.
Neymar se emocionou com seu feito
A Bolívia descontaria aos 32, num bonito chute de Ábrego. Mas o espetáculo ainda reservaria uma nova explosão de alegria da apaixonada torcida paraense. E, claro, o protagonista seria Neymar, que concluiu com perfeição passe açucarado de Raphinha.
A Seleção Brasileira estreou nas Eliminatórias com a seguinte formação: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez) e Renan Lodi (Caio Henrique), Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar; Raphinha, Richarlison (Matheus Cunha) e Rodrygo (Gabriel Jesus).
A Seleção volta a jogar na terça-feira (12), contra o Peru, em Lima.
![]()
futebol feminino
Brasil goleia Zâmbia por 5 a 1 na Arena Pantanal
A Seleção Brasileira feminina de futebol dominou a Zâmbia por 5 a 1 nesta terça-feira (14.04), na Arena Pantanal, pela FIFA Series, torneio amistoso disputado em Cuiabá. Com arbitragem em destaque pela juíza venezuelana Emikar Caldera Barrera, marcada por pênaltis, VARs e expulsão, o Brasil assumiu a liderança isolada.
O jogo
O Brasil abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo com Yasmim, que cobrou falta por cima da barreira para 1 a 0. No segundo tempo, Tainá Maranhão ampliou aos 1 minuto, após cruzamento preciso de Gabi Portilho. Aos 14, Angelina converteu pênalti sofrido por Gabi Portilho, fazendo 3 a 1 – após gol de Barbra Banda para a Zâmbia aos 5.
A goleada se consolidou com Raíssa Bahia (31′), Kerolin (46′) e Vitória Calhau (50′), em jogadas rápidas e cabeceios letais. Destaques para finalizações (14 x 9) e posse equilibrada (52% x 48%).
Polêmicas e expulsão
Caldera Barrera foi chamada ao VAR diversas vezes: anulou gols (41′ e 33′ 2T), confirmou pênalti (13′ 2T) e expulsou a goleira zambiana Hazel Nali aos 26 do 1T por toque fora da área. Amarelos para Lushomo Mweemba (28′ 2T), Mariza (24′ 2T) e Racheal Nachula (17′ 2T).
Substituições movimentaram o jogo: Brasil trocou 10 jogadoras; Zâmbia, 3.
Posição no torneio
Com a vitória, o Brasil soma 6 pontos e lidera.
| Data | Horário (Brasília) | Partida |
|---|---|---|
| Sábado, 11/04 | 16h | Canadá 4 x 0 Zâmbia |
| Sábado, 11/04 | 22h30 | Brasil 5 x 1 Coreia do Sul |
| Terça-feira, 14/04 | 16h | Canadá 3 x 1 Coreia do Sul |
| Terça-feira, 14/04 | 22h30 | Brasil 6 x 1 Zâmbia |
| Sábado, 18/04 | 16h | Coreia do Sul x Zâmbia |
| Sábado, 18/04 | 22h30 | Brasil x Canadá |
-
seleção brasileira5 dias atrásBrasil joga com Coreia do Sul neste sábado na Arena Pantanal
-
Brasileirão Série A4 dias atrásSantos vence Atlético-MG na Vila Belmiro e reage no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásVitória surpreende São Paulo no Barradão e complica vida do Tricolor no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásGrenal sem graça termina zerado no Beira-Rio e frustra torcidas gaúchas
-
Botafogo7 dias atrásBotafogo empata em casa na estreia da Sul-Americana
-
Brasileirão Série A5 dias atrásRemo arranca empate heroico contra o Vasco em noite de chances perdidas
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFlamengo vence Fluminense e assume a vice-liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásCruzeiro vira para cima do Bragantino e sai da lanterna no Brasileirão