Copa do Mundo
Como Tite pode montar a Seleção Brasileira sem Neymar e Danilo
O Brasil venceu a Sérvia com autoridade em sua estreia estreia: 2 a 0, duas bolas na trave e muitas chances criadas no segundo tempo. Mas, para a partida contra a Suíça, pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, o técnico Tite já será forçado a mudar sua escalação, devido aos desfalques de Neymar e Danilo.
O atacante e o lateral tiveram torção no tornozelo durante a estreia, foram submetidos a exames de imagem e já sabem que não irão a campo no dia 28 de novembro. Eles já estão em tratamento, e a comissão técnica da Seleção espera que pode se recuperar para voltar a jogar o torneio.
Para substituir a dupla, o treinador Tite tem várias alternativas – o técnico fez questão de chamar muitos jogadores versáteis rumo ao Qatar, para ter a possibilidade de redesenhar a Seleção taticamente caso julgasse necessário.
Neymar
O craque do tempo chegou ao Mundial com um posicionamento diferente. Em vez de atacante, ele atuou contra os serviços praticamente como um meia de ligação, com liberdade para flutuar pelo campo ofensivo.
Se o técnico decidir manter o sistema e apenas designar um novo jogador para essa função, dois jogadores despontariam como favoritos para entrada no time titular: o volante Fred e o atacante Rodrygo – os dois participaram do segundo tempo contra a Sérvia e foram os primeiros a siarem do banco.
Com Fred, como funcionaria? Nesse caso, o volante entraria como segundo homem de meio-campo, esteve mais próximo de Casemiro, e aí Lucas Paquetá assume o papel de articulador do tempo mais à frente.
Já Rodrygo representaria uma troca direta. O jogador é elogiado pela comissão técnica por sua capacidade de executar diversas funções no ataque e também pela facilidade para se adaptar a diferentes setores dentro do campo. Contra a Sérvia, por exemplo, ele entrou como ponta esquerda no lugar de Vinícius Júnior e depois foi puxado para a meia quando Neymar sofreu sua lesão.
Danilo
A reserva imediata da posição é Daniel Alves, o jogador mais experiente da equipe. Que chegou a ficar um período distante da Seleção, mas ganhou pontos por seu desempenho e papel de liderança com uma equipe que conquistou o ouro no Torneio Olímpico de Futebol de Tóquio, no ano passado.
Dani e Danilo, porém, têm características bem diferentes. O veterano é um lateral que Tite gosta de definir como “construtor” – quando a posse de bola é brasileira, ele poderia ser um dos responsáveis pela armação. Sua escalada também provavelmente estaria atrelada à de Fred, pensando num equilíbrio defensivo.
Agora, existe uma alternativa que Tite testou no penúltimo amistoso da Seleção antes da viagem ao Qatar, contra Gana. Nesse jogo o Brasil começou com o zagueiro Eder Militão na lateral-direita, jogando ao lado de Marquinhos e Thiago Silva. Nesse cenário, ele ficaria mais preso, para ajudar na sustentação de uma formação mais ofensiva. O zagueiro do Real Madrid também reforça de modo considerável o jogo aéreo brasileiro.
Copa do Mundo
Brasil enfrenta a França pela segunda rodada da Copa do Mundo
A Seleção Feminina está prestes a dar mais um passo na caminhada rumo à primeira estrela na Copa do Mundo FIFA. Neste sábado (29), às 7h (de Brasília), a Canarinho vai ao Estádio de Brisbane, em Brisbane (AUS), para enfrentar uma velha conhecida: a França. A partida contará com a transmissão da TV Globo, SporTV, CazéTV e FIFA+.
Atualmente, o Brasil lidera o grupo F na competição, com três pontos. Na primeira rodada do Mundial, a Seleção venceu o Panamá por 4 a 0, com três gols de Ary Borges e um de Bia Zaneratto. Por outro lado, a França, quinta colocada no ranking mundial, não teve o começo esperado. Na partida contra a Jamaica, as francesas empataram por 0 a 0 na Nova Zelândia.
Em Adelaide, Seleção Feminina Principal estreia na Copa do Mundo Feminina: Brasil x Panamá. Marta
Caso vença as europeias, a Canarinho pode garantir a classificação antecipada para as oitavas de final. Para isso, precisa vencer a França e torcer para o Panamá não derrotar a Jamaica no outro jogo da rodada.
Retrospecto Brasil x França
Esta é a terceira vez que as equipes se enfrentam em Copas do Mundo. A primeira vez foi em 2003, na fase de grupos, em que as seleções terminaram empatadas por 1 a 1. O último encontro entre Brasil e França foi em 2019, desta vez nas oitavas de final, onde as anfitriãs superaram a Canarinho por 2 a 1 na prorrogação.
Cristiane – Brasil x França – Copa do Mundo Feminina 2003
Ao todo, as seleções se enfrentaram onze vezes em duelos oficiais e amistosos, com cinco empates e seis derrotas para a equipe brasileira. Este ano, o Brasil busca reverter esse retrospecto e conquistar a primeira vitória contra as francesas.
-
Botafogo6 dias atrásVirada eletrizante: Botafogo vence o Sport por 3 a 2 e consolida vaga no G5 do Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásPalmeiras tropeça em casa, empata com o Vitória e se complica na disputa pelo título
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFluminense vence Fla-Flu com falha de Rossi, freia o líder e incendeia o Brasileirão
-
Brasileirão Série A3 dias atrásCorinthians vence Majestoso e cola no São Paulo na tabela do Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásSantos apenas empata com o Mirassol e segue ameaçado pelo rebaixamento
-
seleção brasileira6 dias atrásBrasil empata com Tunísia em amistoso e deixa dúvidas para a Copa do Mundo
-
Botafogo2 dias atrásBotafogo vence Grêmio e garante vaga na Libertadores 2026
-
Brasileirão Série A4 dias atrásGrêmio encerra jejum, bate o Vasco na Arena e respira no Brasileirão