Botafogo
Racing atropela o Botafogo e conquista a Recopa Sul-Americana
Em uma noite de pouco brilho para o Botafogo, a equipe carioca foi superada novamente pelo Racing, desta vez por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, ficando com o vice-campeonato da Recopa Sul-Americana. Com gols de Zaracho e Zuculini na etapa final, o time argentino fechou o placar agregado em 4 a 0, consolidando seu domínio sobre o Glorioso.
O Jogo
O confronto começou com o Botafogo tentando pressionar, mas o Racing demonstrou organização defensiva e ofensiva desde os minutos iniciais. Logo aos 4 minutos, um erro na saída de bola do Botafogo permitiu que Salas providenciasse uma defesa importante de John. A equipe carioca, controlando a posse de bola, enfrentava dificuldades em criar oportunidades de gol e ainda sofreu ameaças constantes dos argentinos.
Os visitantes chegaram com perigo várias vezes durante o primeiro tempo, enquanto o Botafogo conseguiu sua primeira chance apenas aos 39 minutos com Alexander Barboza. Seu cabeceio parou em uma defesa impressionante de Arias, com a bola ainda batendo no travessão. No entanto, o primeiro tempo terminou em igualdade, cenário satisfatório para o Racing, que manteve controle defensivo sobre os alvinegros.
O segundo tempo viu o Racing assumir o jogo com maior intensidade. Aos 4 minutos, Zaracho desempatou a partida com um chute preciso dentro da área sem chance para o goleiro John. O cenário ficou ainda mais desafiador para o Botafogo, que se demonstrou abalado e pouco produtivo ofensivamente.
Aos 24 minutos, veio o golpe final: após bonita troca de passes, Zuculini ampliou a vantagem para o Racing com um gol dentro da área. Com isso, o Botafogo perdeu o ímpeto e demonstrou apatia em campo, deixando o Racing dominar as ações até o apito final.
Perspectivas para o Botafogo
O técnico português Renato Paiva, recém-acertado com o Botafogo e presente nos camarotes, observou sua nova equipe na esperança de compreender os ajustes necessários. O Botafogo agora dispõe de um mês até sua estreia no Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras em São Paulo, que ocorrerá no final de março. Esse período será crucial para Renato Paiva implementar suas ideias e tentar reverter o início de temporada conturbado do time alvinegro.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 2 RACING
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27/02/2025
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
VAR: Juan Soto (Venezuela)
Cartões amarelos: Gregore, Jair e Alexander Barboza (Botafogo); Vietto, Nardoni e Martínez (Racing)
GOLS: Zaracho, aos 4′ do 2º T; Zuculini, aos 24′ do 2º T; (RACING)
BOTAFOGO: John, Vitinho (Mate Ponte), Alexander Barboza, Jair e Alex Telles; Gregore (Rwan Cruz), Marlon Freitas e Jefferson Savariano (Newton); Artur (Jeffinho), Igor Jesus e Matheus Martins (Kayke). Técnico: Cláudio Caçapa
RACING: Gabriel Arias, Di Cesare (Conti), Colombo e Quirós; Martirena (Mura), Nardoni, Zuculini (Almendra) e Gabriel Rojas; Luciano Vietto (Zaracho), Maximiliano Salas e Adrián Martínez (Solari). Técnico: Gustavo Costas
Botafogo
Botafogo vence Grêmio e garante vaga na Libertadores 2026
O Botafogo carimbou seu passaporte para a Copa Libertadores de 2026 neste sábado (22.11), ao vencer o Grêmio por 3 a 2, em uma partida emocionante no Estádio Nilton Santos, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Glorioso alcança a quinta colocação na tabela, somando 58 pontos, enquanto o Tricolor Gaúcho permanece com 43, na 12ª posição.
O jogo
A partida começou com o Botafogo tentando impor seu ritmo, mas encontrando uma marcação gremista bem postada. No entanto, a eficiência alvinegra se fez presente logo na primeira grande oportunidade. Aos 14 minutos, Savarino acertou o travessão, e no rebote, Artur tentou, Tiago Volpi defendeu, mas Cuiabano estava atento para empurrar a bola para o fundo das redes.
O gol não abalou o ímpeto do Botafogo, que rapidamente ampliou sua vantagem. Aos 18 minutos, Artur recebeu um passe preciso na área, driblou Gustavo Martins com habilidade e finalizou sem chances para o goleiro Tiago Volpi, marcando o segundo do Glorioso. Mesmo com a vantagem, o Alvinegro manteve o controle do jogo, e Savarino ainda assustou a defesa gaúcha com um chute que raspou a rede pelo lado de fora aos 32 minutos. O Grêmio, por sua vez, só conseguiu levar perigo em um chute de André que passou por cima do travessão.
Segundo tempo
A volta do intervalo trouxe um Grêmio mais agressivo e determinado a buscar o resultado. Logo aos dois minutos da etapa final, a persistência gremista foi recompensada: André aproveitou um cruzamento e cabeceou com precisão para diminuir o placar. O gol animou os visitantes, que quase empataram aos 12 minutos em um chute de Cuéllar de fora da área, defendido brilhantemente por Léo Linck.
Apesar da pressão gaúcha, o Botafogo conseguiu equilibrar as ações e criou novas oportunidades. Aos 36 minutos, Cuiabano fez uma grande jogada individual e chutou para mais uma boa defesa de Tiago Volpi. No lance seguinte, a bola parada se mostrou decisiva para o Alvinegro. Após cobrança de escanteio, David Ricardo escorou e Marçal, de cabeça, mandou para o gol, marcando o terceiro do Botafogo e garantindo uma folga no placar.
Nos instantes finais, o Grêmio se lançou com tudo ao ataque e conseguiu diminuir novamente aos 44 minutos, com Carlos Vinícius aproveitando um cruzamento e balançando as redes. Contudo, o tempo era escasso para uma reação maior, e o Botafogo conseguiu administrar o resultado até o apito final, celebrando a importante vitória e a vaga na Libertadores.
Próximos desafios
Ambas as equipes já voltam a campo em breve pelo Campeonato Brasileiro:
Botafogo:
- Adversário: Corinthians (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 30 de novembro (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, São Paulo
Grêmio:
- Adversário: Palmeiras (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 25 de novembro (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
FICHA TÉCNICA
Botafogo 3 x 2 Grêmio
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
- Assistentes: Daniella Coutinho Pinto e Celso Luiz da Silva
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões Amarelos:
- Botafogo: Vitinho, Savarino
- Grêmio: Noriega, Marlon, Gustavo Martins, Dodi
Gols:
- Botafogo:
- Cuiabano, aos 15′ do 1ºT
- Artur, aos 19′ do 1ºT
- Marçal, aos 37′ do 2ºT
- Grêmio:
- André, aos 3′ do 2ºT
- Carlos Vinícius, aos 44′ do 2ºT
Botafogo:
- Goleiro: Léo Linck
- Defensores: Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano
- Meio-campo: Danilo (Newton), Marlon Freitas e Savarino (Montoro)
- Atacantes: Artur (Marçal), Kadir (Arthur Cabral) e Correa (Barrera)
- Técnico: Davide Ancelotti
Grêmio:
- Goleiro: Thiago Volpi
- Defensores: Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Viery) e Marlon
- Meio-campo: Dodi, Cuellar e Edenilson (Aravena)
- Atacantes: Alysson (Pavón), Lucas Esteves (Cristaldo) e André (Carlos Vinícius)
- Técnico: Mano Menezes
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSantos vence Cruzeiro por 3 a 0 e garante permanência na Série A do Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásInternacional garante permanência na Série A com vitória sobre o Bragantino
-
Brasileirão Série A7 dias atrásMirassol e Flamengo empatam na despedida do Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFluminense vence Bahia e garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores
-
Brasileirão Série A6 dias atrásCorinthians empata com o Juventude na despedida do Brasileirão
-
fórmula 16 dias atrásLando Norris conquista primeiro título Mundial de Fórmula 1 e encerra jejum da McLaren
-
Copa Intercontinental 3 dias atrásFlamengo vence Cruz Azul e avança na Copa Intercontinental
-
Skate6 dias atrásRayssa Leal brilha em casa e se torna tetracampeã inédita da Street League Skateboarding