Brasileirão Sub-20
Cuiabá vence o Bragantino fora de casa no Brasileirão Sub-20
A equipe sub-20 do Cuiabá fez uma bela partida na tarde desta quinta-feira (09.03) e conquistou a primeira vitória no Brasileirão da categoria. Jogando em Jarinú, no interior de São Paulo, o Dourado venceu o Bragantino por 3 a 0, pela segunda rodada da competição. Rikelme, no primeiro tempo, e Jadson e Titto, na segunda etapa, marcaram os gols da vitória do Dourado.
Com o resultado, o Cuiabá chega aos 4 pontos e se mantém invicto na competição – o Dourado integra o grupo A. O próximo desafio é mais uma vez fora de casa, contra o Fluminense, no dia 17 de março.
O jogo
O jogo começou movimentado, com as duas equipes em ritmo intenso buscando o gol. O Dourado assustou aos três minutos, em chute de fora da área de Gustavo Café que passou sobre o travessão, com perigo.
Aos 14 minutos, em jogada trabalhada pela esquerda, o capitão Rikelme recebeu passe dentro da área e bateu forte para abrir o placar e marcar o primeiro gol do Dourado na partida – e na história do Brasileirão sub-20.
Após o gol, o Cuiabá passou a ter mais controle de posse de bola e tentava, principalmente pelos lados, abrir caminho para ampliar o marcador. O time da casa, por sua vez, também buscava criar oportunidades. O goleiro Rhyan precisou intervir algumas vezes, em saídas do gol, para evitar alguma chance clara do oponente.
Aos 42 minutos, por pouco o Dourado não aumentou a vantagem. Jadson arrancou pela direita, se livrou do marcador, invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro defendeu e, no rebote, Titto quase conseguiu empurrar para as redes – a zaga conseguiu afastar antes da finalização.
O capitão Rikelme quase marcou um golaço aos 46 minutos, forte cobrança de falta que o goleiro do Bragantino espalmou para escanteio. Na sequência do lance, a zaga do adversário afastou cruzamento e, em seguida, a arbitragem encerrou a primeira etapa.
A segunda etapa começou com o time da casa tentando pressionar o Dourado em busca do gol de empate. Porém, aos dois minutos, o Bragantino ficou com um jogador a menos. O zagueiro Kevão fez falta dura em Cauã, no meio de campo, e recebeu o cartão vermelho.
Mesmo em inferioridade numérica, o Bragantino assustou o Dourado. O goleiro Rhyan precisou fazer grande defesa em chute de fora da área. O time da casa chegava com perigo também em cruzamentos, interceptados pelo camisa 1 e também pelos zagueiros Vinicius Dorneles e Renan Carrasco.
O Cuiabá conseguiu recuperar o controle do jogo e, aos 13 minutos, ampliou o marcador. Gustavo Café avançou pela direita, invadiu a área e rolou para o centroavante Titto empurrar para as redes, marcando o segundo gol do Dourado na partida e o primeiro dele no Brasileirão sub-20.
Aos 19 minutos, em boa jogada pela esquerda, Titto avançou, foi ao fundo e cruzou rasteiro para Jadson que, na pequena área, empurrou para o gol vazio, ampliando ainda mais a vantagem do Dourado na partida.
Aos 39 minutos, Jadson partia em velocidade e foi parado pelo zagueiro. Falta e mais uma expulsão – o marcador adversário interrompeu uma chance clara de gol para o Dourado. Na cobrança, Rikelme bateu colocado e o goleiro do Bragantino defendeu em dois tempos.
O Dourado esteve em campo com Rhyan; Gustavo Café (Giulinho), Vinicius Dorneles, Renan Carrasco e Rikelme; Calebe, Júnior Farinea (Thomas) e Luiz Felipe (Kaíke Silva); Jadson (Matheusinho), Cauã Pires (Lucas Evangelista) e Titto (Gaiá). O técnico do time de juniores do Dourado é William Araújo.
Brasileirão Sub-20
Palmeiras conquista bicampeonato Brasileiro Sub-20 em dia histórico
Em uma terça-feira emblemática, marcando os 111 anos de sua fundação, o Palmeiras celebrou mais um feito expressivo em sua história. As “Crias da Academia” garantiram o bicampeonato consecutivo do Campeonato Brasileiro Sub-20 ao superar o Red Bull Bragantino na decisão por pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal, em partida emocionante realizada no Allianz Parque. A vitória por 4 a 3 nas penalidades, somada ao empate em 1 a 1 no jogo de ida, selou o quarto título do Verdão na competição (2018, 2022, 2024).
O triunfo alviverde foi acompanhado de perto pelo técnico Abel Ferreira e seu auxiliar Vitor Castanheira, demonstrando a importância da base para o elenco profissional. Alguns jogadores da equipe sub-20, como Thalys, que inclusive treinam frequentemente com o time principal, estiveram em campo, ressaltando a integração entre as categorias.
Partida de tensão e chances perdidas
O confronto decisivo começou com as equipes se estudando. O Palmeiras, jogando em casa, buscou impor seu ritmo, mas o Red Bull Bragantino mostrou-se resiliente. A primeira grande oportunidade foi do Massa Bruta, aos 15 minutos, com Yuri Leles, que finalizou para a defesa de Aranha. O Verdão respondeu com chutes de longe e jogadas trabalhadas, como a de Larson com Luighi, mas sem êxito.
A reta final do primeiro tempo foi a mais movimentada. O Bragantino quase abriu o placar com Filipinho, que exigiu uma grande defesa de Aranha. Em seguida, o Palmeiras contra-atacou, e Luighi mandou perto do travessão. Já nos acréscimos, Aranha fez outra intervenção crucial em cabeceio de Alexandre Pena, mantendo o zero no placar.
No segundo tempo, a intensidade aumentou. Davi Gomes, do Bragantino, assustou ao acertar a trave. A grande chance do Palmeiras veio aos 18 minutos: após revisão do VAR, um pênalti foi marcado a favor do Verdão. No entanto, Thalys, artilheiro da equipe, isolou a cobrança, mantendo a igualdade no marcador. Mesmo com a oportunidade perdida, o Palmeiras continuou pressionando, com Erick Belé e Coutinho arriscando de fora da área, mas sem conseguir superar o goleiro adversário, levando a decisão para as penalidades.
Heroísmo nos pênaltis garante o Bicampeonato
Na disputa de pênaltis, a emoção tomou conta do Allianz Parque. Vinicius Lago e Chrystian converteram as duas primeiras cobranças do Bragantino, enquanto Thalys e Coutinho fizeram para o Palmeiras. A virada começou quando João Lucas, do Massa Bruta, chutou para fora, e Aranha, goleiro palmeirense, defendeu a cobrança de Davi Gomes.
Com Marcio Vitor colocando as Crias da Academia em vantagem, o caminho para o título se abriu. Embora Yuri Leles tenha convertido a última cobrança para o Bragantino, coube a Robson estufar as redes e selar a vitória por 4 a 3, coroando a campanha do Palmeiras com o bicampeonato consecutivo.
O título é o ápice de uma campanha dominante do Palmeiras, que foi o dono da melhor campanha na primeira fase, somando 45 pontos em 22 jogos. No mata-mata, o Verdão eliminou Juventude e Cruzeiro até chegar à final pela quarta vez consecutiva, e sexta em oito edições da competição.
Próximos desafios
Agora, as equipes voltam suas atenções para o Campeonato Paulista Sub-20. O Palmeiras enfrentará o Sertãozinho no dia 6 de setembro, às 15h (de Brasília), no Estádio Municipal Frederico Dalmaso. Já o Red Bull Bragantino terá pela frente o Itapirense, no dia 3, no Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira, no mesmo horário.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 0 (4) X (3) 0 RED BULL BRAGANTINO
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 26/08/2025
Hora: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Murilo Tarrega Victor
Assistentes: Raphael de Albuquerque Lima e Denis Matheus Afonso Ferreira
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Cartões amarelos: Larson (Palmeiras); Davi Gomes, Alexandre Pena, Vinicius Lago (Bragantino)
Público: 21.776 torcedores
PALMEIRAS: Aranha; Gilberto (Rodrigo), Robson, Benedetti e Arthur (Luis Saboia); Coutinho, Larson (Fabio) e Erick Belé (Marcio Vitor); Riquelme Fillipi, Luighi (Sorriso) e Heittor (Thalys). Técnico: Lucas Andrade
RED BULL BRAGANTINO: Gustavo Reis; Vinicius Lago, Sergio Palacios, Kevyn e Cauê; Alexandre Pena (João Lucas), Chrystian e Gabriel Lopes (Luis Gustavo); Filipinho, Davi Gomes, Yuri Leles. Técnico: Fernando Oliveira
-
campeonato paulista7 dias atrásPalmeiras vence e deixa São Paulo perto da zona de rebaixamento
-
Botafogo7 dias atrásBotafogo vence Bangu e retoma a liderança do Grupo B no Campeonato Carioca
-
Atlético-MG6 dias atrásHulk brilha e Atlético-MG vence o Cruzeiro de virada no clássico mineiro
-
campeonato carioca6 dias atrásVasco goleia Boavista por 3 a 0 com destaque para Puma Rodríguez
-
campeonato paulista7 dias atrásSantos empata com Bragantino e amarga quarto jogo sem vitória
-
campeonato carioca6 dias atrásFluminense vence Flamengo em clássico eletrizante no Maracanã e lidera o Carioca
-
Brasileirão Série A3 dias atrásFluminense vence o Grêmio no Maracanã com gols rápidos
-
campeonato paulista6 dias atrásYuri Alberto salva Corinthians com gol no apagar das luzes