Grêmio
Grêmio vence o Guarani, soma mais 3 pontos e sobe na tabela
O Grêmio entrou em campo na noite desta sexta-feira, para enfrentar o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, São Paulo. Buscando os três pontos para se consolidar ainda mais no G-4, o Tricolor venceu os donos da casa pelo placar de 2 a 1, garantindo uma invencibilidade de 15 jogos seguidos no Brasileirão. Os gols foram assinalados por Villasanti na etapa inicial e Biel, na complementar. João Victor descontou nos acréscimos.
Com o resultado, o Grêmio soma três pontos e chega a 40, ocupando a segunda posição na tabela da competição logo após a partida.
Foi um início movimentado, com o Tricolor superior, pressionando a todo momento e buscando o campo de ataque. Logo, já levou perigo a meta adversária, quando Diego Souza foi acionado dentro da área, dividiu com a marcação, mas caiu – nada foi assinalado. Logo de imediato, a equipe de Roger Machado chegou novamente, desta vez em cobrança de escanteio. Campaz colocou na área, Lucas Leiva subiu sozinho e desviou de cabeça, mas a bola não entrou por detalhe.
O jogo seguiu melhor para os gremistas e aos 8 minutos, Biel recebeu um passe pelo meio, fez o domínio e finalizou, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Em resposta, os donos da casa tentaram pela direita, com Nicolas Careca, que tentou um cruzamento, mas sem sucesso, parando na defesa tricolor.
Foi aos 18 minutos, em uma jogada pelo meio, que o Grêmio abriu o marcador: Villasanti trabalhou com Diego Souza e arriscou de fora da área, mandando no canto esquerdo da meta adversária.
Já o Guarani seguiu buscando igualar a contagem e chegou aos 26’, com Vilela, que dominou no meio e chutou colocado, mas mandou pra fora. Seis minutos depois, Campaz foi quem levou perigo, chutando rasteiro, mas a bola saiu raspando a trave direita. Em seguida, Biel finalizou de fora da área, Kozlinski espalmou e Guilherme ainda tentou a sobra, mas a zaga cortou.
Aos 38’, os paulistas tiveram uma grande chance quando Nicolas Careca foi acionado dentro da área, mas Brenno se antecipou e fez a defesa, impedindo a sequência do lance. Em seguida, Person ganhoi da marcação, cruzou para trás, para Nicolas, que arrematou, mas não passou por Geromel, que cortou de cabeça pela linha de fundo.
Nos acréscimos, mais uma grande chance adversária, após cobrança de falta, Derlan subiu mais que a defesa e desviou a gol, obrigando uma grande defesa de Brenno.
O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa final, que seguiu mais equilibrada, tanto que uma das primeiras chances do Tricolor surgiu aos 10’, quando Guilherme trabalhou com Nicolas, que tentou avançar, mas a marcação cortou pela linha de fundo.
Cinco minutos depois, os donos da casa chegaram com muito perigo com Person, que arriscou da intermediária e fez Brenno voar para outra grande defesa, espalmando a escanteio.
O técnico Roger Machado então providenciou suas duas primeiras mudanças na equipe, com Elkeson e Janderson, nos lugares de Diego Souza e Campaz, aos 17’.
O jogo seguiu mais disputado e por vezes, o Guarani chegou com perigo. Passados 25’, houve uma sequência de escanteios, mas a defesa gremista afastou. Devido a um choque com o atacante adversário, Nicolas saiu, para a entrada de Diogo Barbosa.
O segundo gol gremista saiu aos 30’, quando Elkeson recebeu, protegeu e acionou Guilherme que deu um lindo passe para Biel dentro da área. O atacante finalizou, mandando para o fundo das redes e ampliando a contagem.
Mais duas mudanças no Tricolor: Thaciano e Thiago Santos ocuparam os lugares de Guilherme e Lucas Leiva, aos 32’.
Na reta final, o jogador Rodrigo, do Guarani, deu uma cabeçada em Biel, que caiu em campo, mas após análise do VAR, não houve cartão. Nos últimos segundos, após cobrança de escanteio, os paulistas descontaram com João Victor, que conseguiu subir bem e desviar para o gol.
Com o resultado, o Grêmio soma três pontos e chega a 40, ocupando a segunda posição na tabela da competição logo após a partida.
O próximo compromisso do Tricolor será na terça-feira, às 19h, na Arena, diante do Operário.
Brasileirão Série A
Grêmio vence São Paulo por 2 a 0, afasta crise e “cola” no G-10 do Brasileirão
O Grêmio conquistou uma vitória importante nesta quinta-feira (16.10), sobre o São Paulo, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, por 2 a 0 na Arena. Com dois gols do artilheiro Carlos Vinícius – um deles de pênalti, validado após consulta ao VAR – o Tricolor gaúcho não apenas garantiu três pontos cruciais, mas também se distanciou da zona de rebaixamento e ascendeu na tabela, consolidando sua recuperação na competição.
A vitória leva o Grêmio a 36 pontos, saltando para a 11ª posição e se aproximando do pelotão de frente, um alívio considerável para o time que vinha lutando para se descolar da parte de baixo da classificação. Para o São Paulo, o resultado representa a quinta derrota nos últimos seis jogos, aprofundando a crise na reta final da temporada e diminuindo as chances de uma vaga na próxima Copa Libertadores.
Destaque Gremista e gols decisivos
Apesar de um início de jogo em que o São Paulo parecia mais presente, com oportunidades de Tapia e Luciano, foi o Grêmio quem soube aproveitar suas chances. A virada de chave gremista aconteceu na reta final do primeiro tempo. Aos 35 minutos, Pavon já havia testado o goleiro Rafael, que operou uma grande defesa. No entanto, três minutos depois, a insistência gaúcha foi recompensada. Amuzu conduziu a bola e finalizou de fora da área; o chute foi travado por Alan Franco, mas a sobra caiu nos pés de Carlos Vinícius, que não perdoou, abrindo o placar para o Grêmio.
No segundo tempo, mesmo com o São Paulo buscando uma postura mais ofensiva, o Grêmio manteve o controle. Logo aos seis minutos, Edenilson foi derrubado na área por Sabino. Após revisão do VAR, o pênalti foi confirmado, e Carlos Vinícius, mostrando frieza, converteu a cobrança, ampliando para 2 a 0 e selando a vitória gremista. O Grêmio ainda poderia ter feito o terceiro, com Rafael fazendo um “milagre” em finalização de Cristian Oliveira e Ferreira carimbando a trave nos acréscimos, mas a vantagem já estava garantida.
Caminhos opostos na temporada
Enquanto o Grêmio celebra a ascensão na tabela e o afastamento da zona de risco, o São Paulo se vê em um momento de profunda reflexão. A sequência negativa de resultados tem gerado preocupação, e a equipe precisa de uma reação imediata para não comprometer completamente os objetivos da temporada.
O próximo desafio do Grêmio será contra o Bahia, no domingo, às 20h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, buscando manter o embalo e continuar sua escalada. Já o São Paulo terá a chance de se reabilitar no mesmo dia, às 18h30 (de Brasília), contra o Mirassol, fora de casa, no Maião.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 2 x 0 São Paulo
Competição: Brasileirão 2025
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 16 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
GOLS: Carlos Vinícius, aos 38′ do 1º Tempo e aos 11′ do 2º Tempo (Grêmio)
CARTÕES Amarelos: Tapia, Mailton, Luciano (São Paulo); Dodi (Grêmio)
ARBITRAGEM: Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES), Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Douglas Pagung (ES), VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
GRÊMIO: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Arthur (Cuellar), Dodi e Edenilson (Gustavo Martins); Alysson (Pavón), Amuzu (Cristaldo) e Carlos Vinícius (Cristian Oliveira). Técnico: Mano Menezes.
SÃO PAULO: Rafael; Arboleda, Alan Franco (Lucas) e Sabino; Mailton, Marcos Antônio, Alisson, Rodriguinho (Ferreira) e Wendell (Patryck); Luciano (Rigoni) e Tapia (Luiz Gustavo). Técnico: Hernán Crespo.
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFlamengo vence Palmeiras e acirra disputa pelo Brasileirão
-
Brasileirão Série A7 dias atrásCruzeiro vence Fortaleza e cola no G4, enquanto Leão se afunda no Z4
-
Botafogo6 dias atrásBotafogo vence Ceará fora de casa e quebra jejum
-
Brasileirão Série A7 dias atrásCorinthians vence o Atlético com golaço e alivia pressão no Brasileirão
-
Bahia6 dias atrásBahia goleia Grêmio por 4 a 0 e se recupera em grande estilo no Brasileirão
-
Corinthians7 dias atrásCorinthians conquista o Hexacampeonato da Libertadores Feminina nos Pênaltis
-
Brasileirão Série A6 dias atrásMirassol impecável: goleia o São Paulo por 3 a 0 e consolida posição no G-4
-
Brasileirão Série A6 dias atrásInternacional vence Sport por 2 a 0 e ganha fôlego na luta contra o Z-4