copa sul-americana
Vasco goleia Melgar e garante vaga nos playoffs da Sul-Americana
																								
												
												
											O Vasco da Gama não deu margem para o azar e assegurou sua classificação para os playoffs da Copa Sul-Americana ao golear o Melgar-PER por 3 a 0, na noite desta terça-feira, em São Januário. A vitória convincente pela última rodada da fase de grupos consolidou a equipe cruzmaltina na vice-liderança do Grupo G, com oito pontos.
A equipe carioca resolveu a partida ainda no primeiro tempo, demonstrando grande eficiência ofensiva. Os gols foram marcados por Rayan, Paulo Henrique e Vegetti, para a festa da torcida vascaína.
O Jogo
O Vasco iniciou o confronto de forma avassaladora, abrindo o placar com apenas dois minutos de jogo. Rayan tabelou com Coutinho e finalizou com precisão, sem chances para o goleiro Caceda.
O revés inicial forçou o Melgar a buscar o ataque, e os peruanos quase empataram aos 12 minutos em um chute de Orzan, que exigiu uma grande defesa de Léo Jardim. O susto alertou o Vasco, que ajustou sua marcação e controlou o meio-campo.
A tranquilidade vascaína foi recompensada aos 32 minutos. Após um cruzamento rasteiro de Piton, a zaga afastou parcialmente, mas Paulo Henrique apareceu para mandar a bola para as redes, ampliando a vantagem. O Melgar tentou reagir novamente, com Léo Jardim fazendo outra boa defesa em chute de Tandazo aos 37, e Rodríguez finalizando por cima do travessão na sequência.
Contudo, foi o Vasco que marcou novamente aos 43 minutos. Vegetti recebeu um lançamento na área e tocou na saída do goleiro, selando o placar de 3 a 0 antes do intervalo e garantindo uma vantagem confortável para o segundo tempo.
Na etapa final, o Melgar voltou buscando diminuir o prejuízo e teve uma chance aos nove minutos, mas Guzmán parou em mais uma intervenção de Léo Jardim. Apesar da postura ofensiva dos visitantes, o goleiro vascaíno não foi mais seriamente ameaçado. O Vasco, por sua vez, administrou o resultado e criou poucas chances claras, com Alex Teixeira e Adson finalizando para fora ou em defesas de Caceda.
Nos minutos finais, o time da casa controlou a posse de bola, e o Melgar pareceu sem forças para uma reação, vendo o Vasco comemorar a importante classificação.
Próximos Passos
Com a vaga assegurada nos playoffs, o Vasco aguarda agora a definição de seu adversário, que virá da Copa Libertadores. O sorteio dos confrontos está agendado para a próxima terça-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, onde os cruzmaltinos conhecerão seu caminho na sequência da competição internacional.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 0 MELGAR
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27/05/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Jhon Gallego (COL) e Richard Ortiz (COL)
VAR: Keiner Jimenez (COL)
Cartões amarelos: Jair e Lucas Freitas (Vasco); Vivanco e González (Melgar)
GOLS: Rayan, aos 2′ do 1º T; Paulo Henrique, aos 32′ do 1º T; Vegetti, aos 43′ do 1º T (VASCO)
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair, Tchê Tchê (Mateus Carvalho) e Coutinho (Garré); Rayan (Alex Teixeira), Nuno Moreira (Adson) e Pablo Vegetti. Técnico: Fernando Diniz
MELGAR: Caceda; Lazo (Arias), Barrios e Leonel González; Llontop (Cabanillas), Orzán, Tandazo e Martínez (Guzmán); Cabrera, Liza e Rodríguez (Vivanco). Técnico: Walter Ribonetto
																	
																															
														Atlético-MG
Atlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
														Em uma noite de gala na Arena MRV, o Atlético-MG confirmou sua força e carimbou o passaporte para a grande decisão da Copa Sul-Americana. Na partida de volta das semifinais, realizada nesta terça-feira, o Galo dominou o Independiente del Valle-EQU, vencendo por 3 a 1, e garantiu uma vaga histórica na final do torneio continental.
Após um empate em 1 a 1 no jogo de ida, em Quito, a equipe mineira precisava da vitória em casa. Guilherme Arana, Bernard e Hulk foram os heróis da noite, com gols que levaram a torcida ao delírio. Hulk, em particular, celebrou o fim de um jejum de 15 partidas sem balançar as redes, marcando um gol crucial para o avanço atleticano. Spinelli descontou para os equatorianos.
Com o resultado agregado de 4 a 2, o Atlético-MG fará sua primeira final de Copa Sul-Americana na história do clube. A decisão será disputada em Assunção, no Paraguai, no dia 22 de novembro. O adversário sairá do confronto entre Lanús-ARG e Universidad de Chile, que também estão em igualdade, com um empate em 2 a 2 na primeira partida.
O Jogo
A primeira etapa foi marcada por um Atlético-MG determinado a abrir o placar. Aos 36 minutos, Guilherme Arana aproveitou um rebote na área, após uma tentativa inicial que a zaga afastou e o goleiro defendeu parcialmente, para empurrar a bola para o fundo das redes, inaugurando o marcador. A euforia ainda não havia se dissipado quando, aos 44 minutos, Bernard ampliou a vantagem. Dudu, em jogada individual de muita garra e habilidade, interceptou a saída de bola adversária, driblou dois marcadores e serviu o atacante, que finalizou com uma cavadinha magistral.
No segundo tempo, o Independiente del Valle tentou reagir. Aos 18 minutos, Spinelli diminuiu para os visitantes. Após um chute de fora da área de Arroyo, o goleiro Everson espalmou para o meio da área, e o atacante equatoriano não perdoou, marcando o gol que dava esperanças ao seu time.
Contudo, a alegria do time visitante durou pouco. Aos 27 minutos, o atacante Hulk, após um lançamento preciso de Alonso em profundidade, concluiu com categoria no canto esquerdo, selando a vitória e a classificação do Galo. O gol de Hulk foi muito comemorado, não apenas por sua importância na partida, mas por encerrar um período sem gols do camisa 7.
Próximos compromissos:
Com a vaga na final assegurada, o Atlético-MG volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será contra o Internacional, no domingo, 02 de novembro, às 18h30, no Beira-Rio, em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão.
Já o Independiente del Valle, eliminado da Sul-Americana, foca no Campeonato Equatoriano. Sua próxima partida será contra o Libertad, na segunda-feira, 03 de novembro, às 21h.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 X 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE
- Competição: Semifinal da Copa Sul-Americana
 - Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
 - Data: 28 de outubro de 2025 (terça-feira)
 - Horário: 21h30 (de Brasília)
 
Arbitragem
- Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
 - Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
 - VAR: Christian Ferreyra (URU)
 
Gols
- Guilherme Arana, aos 36′ do 1ºT (Atlético-MG)
 - Bernard, aos 44′ do 1ºT (Atlético-MG)
 - Spinelli, aos 18′ do 2ºT (Independiente del Valle)
 - Hulk, aos 27′ do 2ºT (Atlético-MG)
 
Cartões Amarelos
- Atlético-MG: Biel, Everson
 - Independiente del Valle: Arroyo
 
ATLÉTICO-MG: Everson; Ruan Tressoldi, Vitor Hugo e Junior Alonso; Igor Gomes, Alan Franco, Fausto Vera (Saravia) e Guilherme Arana; Bernard, Dudu (Biel) e Rony (Hulk). Técnico: Sampaoli
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Guido Villar; Matías Fernández, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Gustavo Cortez (Zárate); Jordy Alcívar, Jean Pierre Arroyo (Guagua), Patrik Mercado (Ibarra) e Sornoza (Loor); Michael Hoyos e Claudio Spinelli. Técnico: Javier Rabanal
- 
																	
										
																			Taekwondo7 dias atrásOuro histórico: Henrique Marques conquista o primeiro título mundial masculino do Brasil no Taekwondo
 - 
																	
										
																			seleção brasileira6 dias atrásSeleção Brasileira Feminina vence Itália e garante 100% de aproveitamento na data Fifa
 - 
																	
										
																			Flamengo4 dias atrásFlamengo segura empate e carimba passaporte para a final da Libertadores 2025
 - 
																	
										
																			Atlético-MG5 dias atrásAtlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
 - 
																	
										
																			Brasileirão Série A4 dias atrásFluminense vence Ceará e entra no G-6 do Brasileirão
 - 
																	
										
																			Brasileirão Série A2 dias atrásBotafogo empata com Mirassol em duelo de pouca inspiração no Brasileirão
 - 
																	
										
																			Flamengo6 dias atrásFlamengo finaliza preparação e embarca para decisão da Libertadores na Argentina
 - 
																	
										
																			Libertadores3 dias atrásVirada histórica: Palmeiras goleia LDU e está na final da Libertadores contra o Flamengo