Campeonato Mato-Grossense
Cuiabá e Luverdense começam hoje disputa por vaga na final do Mato-grossense
Vindo de vitória sobre o Vila Nova, fora de casa, pela Copa Verde, o Dourado volta a campo neste sábado pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mato-grossense. O duelo contra o Luverdense está marcado para às 15h30, no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.
Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, o time auriverde tem a vantagem de decidir a vaga na final em casa, na Arena Pantanal. O duelo deve ser confirmado para o dia 25 de março.
No primeiro turno, os times se enfrentaram na capital mato-grossense com vitória por goleada do Dourado por 5 a 0 – gols de Deyverson (2x), Pablo Ceppelini, Fernando Sobral e Vinicius Boff. Cuiabá e Luverdense já decidiram dois títulos do Mato-grossense, com uma conquista para cada. Em 2012, o time do interior levou a melhor. Em 2014, foi a vez do Dourado levantar a taça em pleno Passo das Emas.
Para o confronto, o técnico Ivo Vieira conta com todo o elenco à disposição e deve manter a base do time que vem atuando. A preparação foi encerrada na manhã desta sexta-feira com um treinamento coletivo no CT do Dourado.
“É um jogo difícil, vai ser mais uma luta. Vamos correr atrás do resultado. Tivemos 10 dias sem jogos e pudemos aprimorar os treinamentos. É um jogo decisivo, será a primeira parte da disputa. Temos que manter a concentração e buscar nos impor para trazer um bom resultado”, disse o técnico Ivo Vieira.
Campeonato Mato-Grossense
Mixto quebra jejum de 18 anos e conquista o Campeonato Mato-Grossense
O Mixto sagrou-se campeão do Campeonato Mato-Grossense de 2026, encerrando um jejum de 18 anos sem o título estadual. A partida decisiva contra o Luverdense, realizada no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, terminou em 0 a 0 no tempo normal, repetindo o placar do primeiro confronto. Nas cobranças de pênaltis, o Tigre foi perfeito e venceu por 5 a 3.
A noite de consagração do Mixto marca o 25º título estadual da história do clube, consolidando ainda mais sua posição como o maior campeão do estado. A última vez que o alvinegro havia levantado a taça foi em 2008, tornando esta conquista ainda mais especial para sua torcida.
Na disputa de pênaltis, o Mixto demonstrou frieza e aproveitamento de 100%. Flávio Henrique, Di Maria, Lucas Straub, Dionata e Gabriel Justino converteram suas cobranças. Pelo lado do Luverdense, o experiente Raul Prata foi o único a errar, chutando a meia altura e facilitando a defesa do goleiro Glaycon, que se tornou um dos heróis da noite.
A grande final também registrou um recorde de público para a temporada do Campeonato Mato-Grossense. Um total de 5.008 torcedores esteve presente no estádio, com 4.139 pagantes, gerando uma renda de R$ 100,4 mil.
O Confronto: muitas chances, nenhum gol
O jogo no Passo das Emas começou com o Luverdense buscando o ataque. Logo no primeiro minuto, Douglas DG lançou Hitalo, que finalizou com perigo por cima do gol. O Mixto respondeu aos 5 minutos com Di Maria, cujo chute fraco não levou perigo ao goleiro João Guilherme.
Aos 22 minutos, o Mixto teve a melhor oportunidade da primeira etapa, com um cabeceio firme de Di Maria após cruzamento de Luidy, que exigiu uma grande defesa no ângulo de João Guilherme. A resposta do LEC veio rapidamente: Hitalo invadiu a área e driblou o goleiro, mas o zagueiro Índio salvou em cima da linha. Pouco depois, aos 28, o Luverdense desperdiçou outra chance clara com Douglas DG, que, livre na frente do gol, parou nos pés do goleiro Glaycon.
O segundo tempo manteve a intensidade. Aos 8 minutos, Henan, do Luverdense, chutou de fora da área por cima do travessão. O Mixto teve uma oportunidade claríssima aos 12 minutos, quando Flávio Henrique invadiu a área e chutou à queima-roupa, parando novamente em um milagre de João Guilherme. O Luverdense respondeu com Danilo, que chutou de longe, levando perigo. Aos 23, Hitalo encontrou João Hassen na área, mas o arremate saiu fraco, nas mãos de Glaycon. Nos minutos finais, a partida ficou mais truncada, com o Luverdense tentando pressionar, mas sem conseguir furar a defesa adversária.
Próximos desafios:
Com a taça na bagagem, o Mixto já se prepara para o próximo desafio. Na próxima quinta-feira, 12 de março, o Tigre enfrentará o Novorizontino em confronto eliminatório pela terceira fase da Copa do Brasil, às 19h30, no estádio Dutrinha, em Cuiabá. Ambas as equipes, Mixto e Luverdense, também disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro, com previsão de início para o dia 5 de abril.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Luverdense 0 (4) x (5) 0 Mixto | |
| Competição | Mato-grossense 2026 – Decisão |
| Local | Estádio Passo das Emas, Lucas do Rio Verde |
| Data | 8 de março de 2026 (domingo) |
| Arbitragem | Leonardo Lorenzatto |
| Gols | Nenhum no tempo normal (Mixto venceu nos pênaltis por 5 a 4) |
| Público Presente | 5.008 torcedores |
| Renda | R$ 100.420,00 |
| Escalação Luverdense | João Guilherme, Raul Prata, Yan Victor, Felipe e Thiago; Danilo, Lucas (Wendel) e Douglas (Hassen); Hitalo (João Barros), Henan (Edgo) e Bady (Borges). Técnico: Wagner Lopes |
| Escalação Mixto | Glaycon; Índio, Straub, Jackson e Rael; Robson (Felipe Fraga), Esquerdinha (Nathan) e Flávio Herique, Dionathã; Di Maria, e Luidy (Justino). Técnico: Lucas Isotton |
-
Brasileirão Série A6 dias atrásGrêmio vira sobre o Santos, empurra o Peixe para o Z4 e amplia pressão no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSão Paulo sai na frente, cede empate ao Botafogo no fim e amplia jejum no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFlamengo é goleado pelo Palmeiras no Maracanã
-
Brasileirão Série A6 dias atrásAthletico vira sobre o Remo no Mangueirão e assume o quarto lugar no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásCruzeiro vence a Chapecoense no Mineirão e sobe na tabela
-
Brasileirão Série A6 dias atrásMirassol vence o Fluminense e interrompe reação tricolor no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásCorinthians vence o Atlético-MG com gol no fim e ganha fôlego na tabela
-
Brasileirão Série A5 dias atrásBragantino goleia o Vasco em São Januário