Brasileirão Série A
Fluminense derrota o São Paulo no Maracanã e se mantém fora do Z4
Neste domingo, o Fluminense venceu o São Paulo, por 2 a 0 no Maracanã, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Kauã Elias e Keno marcaram os gols que garantiram a vitória do Tricolor carioca. Com o resultado, o São Paulo caiu da quinta para a sexta colocação, enquanto o Fluminense se manteve fora da zona de rebaixamento.
Detalhes da partida
O São Paulo começou a partida de forma agressiva e criou a primeira grande chance aos 20 minutos. O jovem William Gomes, aposta do técnico Luis Zubeldía, fez uma bela jogada individual pela esquerda, driblou Samuel Xavier e chutou forte, acertando a trave do goleiro Fábio.
Após esse lance, o Fluminense começou a dominar o jogo. Aos 30 minutos, Marcelo encontrou Ganso, que deu um toque de calcanhar para Kauã Elias. O jovem atacante desconcertou os zagueiros Arboleda e Sabino com um drible curto e finalizou com precisão, sem chances para o goleiro Rafael.
O VAR recomendou a revisão do lance por uma possível falta de Thiago Santos em Calleri na origem da jogada, mas o árbitro Paulo César Zanovelli manteve a decisão de campo e validou o gol do Fluminense.
Mudanças no intervalo
No intervalo, o técnico Luis Zubeldía fez três substituições no São Paulo. Ferraresi, Marcos Antônio e Luciano entraram nos lugares de Rafinha, Bobadilla e Wellington Rato, respectivamente. Dois dos jogadores substituídos já tinham recebido cartões amarelos, o que pode ter influenciado nas mudanças.
Logo aos cinco minutos do segundo tempo, o São Paulo quase empatou. Após cobrança de escanteio, Ferraresi cabeceou na direção de Luiz Gustavo, que tentou finalizar de primeira, mas não conseguiu acertar a bola.
Aos oito minutos, Luiz Gustavo deu um passe preciso para William Gomes, que driblou Marcelo dentro da área e chutou forte, exigindo uma grande defesa de Fábio.
Fluminense amplia nos acréscimos
Apesar do domínio do São Paulo no segundo tempo, a equipe teve dificuldades para furar o bloqueio defensivo do Fluminense. Nos acréscimos, Keno recebeu a bola dentro da área, se livrou da marcação e chutou forte. Rafael ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol, selando a vitória do Fluminense por 2 a 0.
O São Paulo começou bem a partida, mas não conseguiu manter o ritmo após o gol de Kauã Elias. As mudanças no intervalo trouxeram um novo fôlego ao time, mas a equipe não conseguiu converter as chances criadas em gols. O Fluminense, por sua vez, soube administrar a vantagem e ampliou o placar nos acréscimos, garantindo uma vitória importante.
Classificação e próximos jogos
Com a derrota, o São Paulo caiu para a sexta posição na tabela, com 42 pontos. O Fluminense, com a vitória, se manteve fora da zona de rebaixamento, agora com 28 pontos.
O São Paulo terá um intervalo de 11 dias até seu próximo compromisso, que será no dia 12 de setembro contra o Atlético-MG, fora de casa, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. O Fluminense enfrentará o Juventude no dia 15 de setembro, em Caxias do Sul, pelo Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 0 SÃO PAULO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 01/09/2024
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Zanovelli (MG)
Gols: Kauã Elias, aos 30 do 1ºT, e Keno, aos 45 do 2ºT (Fluminense)
Cartões amarelos: Rafinha, Bobadilla, Calleri, Welington (São Paulo); Thiago Santos, Bernal, Thiago Silva (Fluminense)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Marcelo (Guga); Nonato, Bernal (Felipe Melo) e Ganso (John Kennedy); Serna (Keno), Jhon Arias e Kauã Elias (Lima). Técnico: Mano Menezes.
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Ferraresi), Arboleda, Sabino e Welington; Bobadilla (Marcos Antônio), Luiz Gustavo e Lucas (Erick); Wellington Rato (Luciano), William Gomes e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía.
Brasileirão Série A
Mirassol vence o Vasco em São Januário e garante vaga histórica na Libertadores
A grande surpresa do Campeonato Brasileiro voltou a fazer história nesta terça-feira. Em um confronto eletrizante pela penúltima rodada, o Mirassol superou o Vasco da Gama por 2 a 0 em pleno São Januário, no Rio de Janeiro, e assegurou matematicamente sua classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Nem mesmo a forte chuva que encharcou o gramado vascaíno ou a insistente pressão cruzmaltina foram capazes de deter o ímpeto dos visitantes. Com o triunfo, o Mirassol alcançou os 66 pontos, consolidando a quarta posição na tabela e garantindo sua inédita participação na principal competição continental. Para o Vasco, que permaneceu com 45 pontos, a rodada se estende com a expectativa de afastar de vez qualquer risco de rebaixamento, agora bastante remoto.
O jogo
A partida começou com um ritmo acelerado, onde ambas as equipes buscavam o ataque, embora sem grande efetividade inicial. Logo nos primeiros dez minutos, um erro na saída de bola do goleiro Léo Jardim quase foi capitalizado por Negueba, mas o próprio arqueiro se redimiu com uma rápida intervenção. O Vasco, por sua vez, assustou aos 15 minutos, quando Rayan disparou um chute potente de longa distância, obrigando o goleiro Walter a uma bela defesa para escanteio. Apesar de demonstrar maior volume de jogo e exercer pressão, o Cruzmaltino encontrava dificuldades para furar a sólida defesa do Mirassol.
Na volta do intervalo, a equipe carioca intensificou a pressão. Logo no primeiro minuto, Andrés Gómez invadiu a área e finalizou para uma boa defesa de Walter, que voltaria a brilhar quatro minutos depois, bloqueando um arremate de Philippe Coutinho. A insistência vascaína continuava, com os jogadores rondando constantemente a área adversária. Aos 15 minutos, Paulo Henrique quase abriu o placar em um chute forte da entrada da área, mas Walter espalmou para escanteio.
No entanto, o drama se instalou em São Januário aos 19 minutos, quando Lucas Piton sofreu uma lesão e precisou deixar o campo com evidentes sinais de dor na perna esquerda, tornando-se uma preocupação para as semifinais da Copa do Brasil contra o Fluminense.
A pressão do Vasco não se converteu em gols, e o Mirassol capitalizou em um contra-ataque fulminante aos 24 minutos. Carlos Eduardo avançou pela direita e cruzou com precisão para Renato Marques, que finalizou com categoria, sem chances para Léo Jardim, abrindo o placar para os visitantes.
A partir daí, o Vasco tentou reagir de forma desorganizada. Quase empatou aos 42 minutos, quando Vegetti ajeitou um cruzamento de cabeça, mas David, na pequena área, isolou a bola. A punição pelo gol desperdiçado veio nos acréscimos, aos 46 minutos. Em mais um rápido contra-ataque, Cristian lançou Carlos Eduardo, que driblou o goleiro vascaíno e apenas empurrou a bola para o gol vazio, selando a vitória e a histórica classificação do Mirassol.
Próximos compromissos
Vasco
- Adversário: Atlético-MG (38ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 7 de dezembro (domingo), às 16h
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Mirassol
- Adversário: Flamengo (38ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 7 de dezembro (domingo), às 16h
- Local: Estádio Campos Maia, em Mirassol
| FICHA TÉCNCIA | |
|---|---|
| Placar Final | Vasco 0 x 2 Mirassol |
| Competição | 37ª rodada do Campeonato Brasileiro |
| Local | São Januário, Rio de Janeiro |
| Data e Horário | 2 de dezembro de 2025 (terça-feira), 19h (de Brasília) |
| Gols (Mirassol) | Renato Marques (25′ do 2ºT), Carlos Eduardo (47′ do 2ºT) |
| Cartões Amarelos (Vasco) | Carlos Cuesta, Nuno Moreira |
| Cartões Amarelos (Mirassol) | Neto Moura, Lucas Ramon |
| Árbitro | Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) |
| Assistentes | Guilherme Dias Camilo (MG), Leone Carvalho Rocha (GO) |
| VAR | Rafael Traci (SC) |
| Escalação Vasco | Léo Jardim, Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton (Puma Rodríguez); Thiago Mendes (Tchê Tchê), Cauan Barros e Philippe Coutinho; Andrés Gómez (Vegetti), Rayan e Nuno Moreira (David) |
| Técnico Vasco | Fernando Diniz |
| Escalação Mirassol | Walter, Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Felipe Jonathan; Neto Moura (Yago Felippe), Danielzinho e Shaylon (Guilherme); Negueba (Luiz Otávio), Alesson (Carlos Eduardo) e Renato Marques (Cristian) |
| Técnico Mirassol | Rafael Guanaes |
-
Brasileirão Série A4 dias atrásSantos vence o rebaixado Sport, deixa o Z4 e ganha fôlego no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásFluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
-
Flamengo3 dias atrásFlamengo conquista a América pela quarta vez e crava o tetracampeonato da Libertadores em Lima
-
Brasileirão Série A4 horas atrásMirassol vence o Vasco em São Januário e garante vaga histórica na Libertadores
-
Brasileirão Série A2 dias atrásFortaleza vence Atlético-MG e acende luta contra o rebaixamento no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásVasco goleia o Internacional em noite diluviana e se garante na Série A do Brasileirão
-
Brasileirão Série A2 dias atrásDrama na Neo Química: Corinthians busca empate heroico contra Botafogo
-
seleção brasileira4 horas atrásSeleção Feminina dá show, goleia Portugal por 5 a 0 e encerra o ano com atuação de gala